Augustus

2014/05/22

Sint-Augustus

Sinopse:

Augustus utiliza o mecanismo do bingo para completar cartas de objetivos que permitem obter poderes e completar objetivos específicos que por sua vez dão pontos. Quem tiver mais pontos ao fim de sete cartas completas ganha o jogo!

Como se joga:

No início distribuem-se 3 cartas de objetivos a cada jogador e 7 legionários.

No centro da mesa organizam-se as 5 fichas de bónus por número de cartas de objetivo cumpridas; as 5 fichas de bónus por objetivos específicos cumpridos e ainda as 2 fichas de bónus de ouro e trigo.

Image Ender Wiggins

Baralham-se as cartas de objetivos e forma-se um monte de face oculta. Revelam-se as 5 primeiras cartas formando uma fila de cartas de objetivos visíveis.

Define-se um jogador inicial e dá-se-lhe o saco negro com as fichas redondas com os símbolos em jogo:

  • Espadas cruzadas;
  • Escudo;
  • Quadriga;
  • Catapulta;
  • Emblema;
  • Adaga;
  • Joker.

Image Ender Wiggins

O jogador inicial vai tirando, uma a uma, as fichas de símbolo de dentro do saco negro. Sempre que o jogador tira uma ficha, nomeia o símbolo em voz alta e todos os jogadores (incluindo ele próprio) podem colocar um dos seus legionários sobre esse símbolo numa das três cartas de objetivo que têm à sua frente (caso o tenham).

Os legionários usados podem ser tirados da reserva pessoal dos jogadores ou movidos de um símbolo para outro.

O jogador ativo vai tirando fichas de símbolo do saco até sair uma de joker. Quando sai uma ficha de joker o jogador escolhe que símbolo representa o joker e todos os jogadores podem usar o símbolo escolhido para mobilizar um dos seus legionários, como explicado anteriormente. Em seguida, o jogador ativo coloca todas as fichas de símbolo retiradas do saco de novo dentro do saco e entrega-o ao jogador à sua esquerda que passa a ser o jogador ativo e consequentemente a tirar fichas do saco.

Sempre que, ao colocar um legionário, um jogador cobre todas os símbolos de uma das suas cartas de objetivo, tem de dizer em voz alta Ave Cesar. De seguida resolve-se a carta que desencadeou essa reação. Se houver mais que um jogador, no mesmo turno, a dizer Ave Cesar, começa o que tiver a carta com número menor.

Image Ender Wiggins

As cartas de objetivos completos são colocados numa área superior à das cartas de objetivos em desenvolvimento dos jogadores. Sempre que se completa um carta de objetivo os legionários usados no seu desenvolvimento são devolvidos à reserva do jogador, executa-se a sua ação específica (explicadas na parte final do livro de regras), retira-se uma nova carta de objetivo do centro da mesa e repõe-se a carta tirada com uma nova do topo do baralho. O jogo prossegue normalmente.

Em função do número de cartas de objetivos específicos concluídos e dos objetivos com símbolos de ou e/ou trigo, os jogadores poderão ganhar cartas de bónus específicas.

Image Istvan Koszegi

Quando um jogador completa a sétima carta de objetivo o jogo termina. Se houver mais que um jogador a dizer Ave Cesar no turno em que alguém complete a sétima carta de objetivo, todos os jogadores que disseram Ave Cesar podem completar os seus objetivos.

Avaliação:

Augustus é um pequeno jogo servido numa grande caixa. Familiar a dizer chega e com sorte quanto baste, Augustus pode mesmo ser considerado um party game disfarçado de familiar.

O jogo tem material de boa qualidade mas, como já deu para perceber, bem numa caixa que só serve para ocupar espaço na estante e o encarecer… desnecessário!

Pelo lado positivo temos um jogo simples, ótimo para começar uma noite de jogos descontraída com uma mecânica conhecida por todo o mundo (bingo) e que se torna, pela forma como foi aproveitada, bastante original, além desses aspetos positivos temos também a adesão quase imediata que o jogo causa junto dos mais novos (crianças e adolescente)! Menos positivo temos a escassez de diferentes caminhos de vitória e o desinteresse que provoca normalmente a jogadores habitués.

Em suma, um bom jogo para jogar entre amigos que jogam casualmente e com gente mais nova!

Ligações:

Site da Hurrican AQUI

Ficha BGG  AQUI

Comprar:

Amazon.de AQUI

Philibert AQUI

Offensive AQUI

Zacatrus AQUI