Skip to content

Glastonbury

2014/05/23

Sint-Glaston

Sinopse:

Em Glastonbury cada jogador encarna o papel de um feiticeiro que vai “colecionando” ingredientes de diferentes cores e valores depositando-os no seu caldeirão. No fim de todos os ingredientes terem sido distribuidos calculam-se os pontos em função da quantidade de ingredientes da mesma cor “colecionados”. Vence quem tiver mais pontos no fim da contagem dos pontos.

Como se joga:

Antes de começar o jogo constrói-se, no centro da mesa, um quadrado 6×6 com as cartas de ingredientes. Nos 4 cantos do quadrado colocam-se cartas de canto com o desenho de uma seta, que terão de estar orientados para indicarem o sentido dos ponteiros do relógio.

Image Helena Tzt

Cada jogador recebe um marcador e uma carta de caldeirão na cor desejada. A carta de caldeirão coloca-a à sua frente e o marcador coloca junto a um dos cantos do quadrado de cartas formado no centro da mesa.

No seu turno um jogador tem de executar as seguintes ações obrigatoriamente:

  1. Mover o seu marcador;
  2. Apanhar uma carta;
  3. Colocar uma carta no local de onde tirou a sua.

O jogador começa por mover o seu marcador no sentido dos ponteiros do relógio, tantos espaços quanto for indicado pelo número da carta que estiver no topo do caldeirão. No primeiro turno esse valor é o valor do caldeirão, ou seja, é 2 para todos os jogadores.

Image Franz-Josef Herbst (modified)

Em seguida o jogador escolhe uma carta da linha/coluna onde terminou o seu movimento, isso significa que poderá escolher 1 carta de 6 possíveis. Quando um jogador termina o seu movimento junto da carta de canto, o seu turno termina imediatamente.

Depois de escolher uma carta o jogador coloca-a no seu caldeirão por cima das cartas de ingrediente que, eventualmente, já aí estejam de turnos anteriores.

De seguida repõe-se uma carta no local de onde foi tirada a carta escolhida pelo jogador e segue o turno para o jogador à esquerda do que acaba agora de jogar.

O jogo termina quando todos as cartas tiverem sido apanhadas pelos jogadores seguindo-se um contagem de pontos, que se faz conforme indica a carta resumo.

Image Franz-Josef Herbst

Image Franz-Josef Herbst

Todos os jogadores apanham as cartas do seu caldeirão e separam-nas por cores, contando pontos em função do número de cartas que tenham em cada uma das cores.

Tomando o exemplo da imagem de cima, o jogador azul pontuaria da seguinte forma:

  • cada cor em que tivesse apenas 1 carta pontuaria o seu valor negativos;
  • cada cor em que tivesse 2 cartas pontuaria zero pontos;
  • cada cor em que tivesse 3 cartas pontuaria o somatório do valor dessas 3 cartas;
  • cada cor em que tivesse 4 cartas pontuaria o somatório do valor dessas 3 cartas mais 5 pontos;
  • uma vez tratar-se do jogador azul, as cartas azuis pontuariam exatamente como qualquer outra cor mas em duplicado, ou seja, no caso do jogador ter uma carta azul de valor 4, o jogador pontuaria -8 pontos, pois ter uma carta vale os seus pontos em negativos e sendo azul duplica esse valor (1 carta de valor 4=-4×2=-8)

Depois de contabilizados todos as cores e comparados os resultados de todos os jogadores ganha quem tiver mais pontos!

Avaliação:

Glastonbury faz renascer um belíssimo clássico de 2001, Kupferkessel Co., dando-lhe os retoques necessários para que se possa jogar até 4 jogadores (o original era apenas para 2).

As ilustrações do jogo são excelentes bem como a generalidade dos materiais usados, o tamanho da caixa é exatamente o necessário para albergar uma mão cheia de cartas e 4 peões em madeira (que podiam ser um pouco mais pequenos…).

O mecanismo de jogo é muito simples e facílimo de ensinar a novos jogadores. Infelizmente só achamos que a duração das partidas se torna um pouco longa de mais, todavia não é por esse aspeto que deixamos de gostar de Glastonbury.

Embora não tenhamos explicado as funcionalidades das cartas de objetivos (uma variante que acompanha o jogo) achamos essencial que se utilizem depois de fazer um par de partidas com as regras básicas do jogo. As cartas de objetivos melhoram de uma forma incrível o seu aspeto tático!

Um jogo que recomendamos vivamente. Aproveite e venha testá-lo no próximo RiaCON.

Ligações:

Site da Franjos Verlag  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI

Comprar:

Amazon.de  AQUI

Philibert AQUI

Offensive AQUI

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. 2017/04/25 12:14

    Hi,
    You can play Glastonbury online on http://www.happymeeple.com
    Complete tutorial, offline and online mode. Play against bots or humans. Sound/music and animations.
    Have fun!

Trackbacks

  1. 2017 Mensa Select USA | JogoEu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: