Fungi

2014/05/25

Fungi

Sinopse:

Fungi é um jogo para 2 jogadores em que o objetivo e conseguir colher os melhores cogumelos e cozinhá-los nas nossas sertã para alcançar o maior número de pontos, para isso os jogadores terão uma ação por turno de entre cinco opções diferentes!

Como se joga:

No início do jogo retiram-se duas cartas de sertã do baralho e entrega-se uma a cada jogador. Baralham-se as cartas restantes com as quais se forma um baralho de bisca. Revelam-se as 8 cartas do topo desse baralho e forma-se uma fila de cartas – a floresta.

Image Carlos Abrunhosa

Coloca-se a carta de sapatos por baixo das duas últimas cartas da floresta.

As cartas de noite são baralhado e forma-se um monte de bisca ao lado do baralho principal.

As cartas de bordão juntam-se todas num monte e colocam-se ao lado dos dois baralhos anteriores.

Image Daniel Hofmann-Pfaff

Cada jogador, além da carta de sertã, recebe também uma carta de resumo e bisca 3 cartas do baralho de bisca. A carta de resumo e a sertã são colocadas à sua frente, na chamada área de jogo pessoal. As três cartas são a sua mão inicial.

Casos especiais nas três cartas iniciais:

  1. Se nas três primeiras cartas houver um cesta, o jogador deve colocá-la imediatamente à sua frente, a partir desse momento o seu limite de cartas é aumentado em 2, ou seja, passa a ser dez cartas (o limite normal é oito).
  2. Se nas três primeiras cartas houver uma carta de lua, o jogador descarta-a e tira uma do topo do baralho de cartas de noite. As cartas de noite valem o dobro do valor de uma carta de cogumelos normal, mas para efeitos de limite de mão vale apenas por uma carta.
  3. Se nas três primeiras cartas tiver o cogumelo venenoso Fly Agaric, deve descartá-lo.

Em nenhum dos três casos especiais enunciados há lugar a carta de substituição.

No seu turno cada jogador pode realizar uma das cinco ações disponíveis:

  1. Tirar uma carta da “Floresta”;
  2. Tirar todas as cartas de monte “em decomposição”;
  3. Cozinhar três cartas de cogumelos do mesmo tipo;
  4. Vender duas ou mais cartas de cogumelos do mesmo tipo;
  5. Jogar uma carta de sertã da sua mão para a área de jogo pessoal.

Image Carlos Abrunhosa

  • A primeira ação pode realizar-se de duas formas:
    1. Apanhar uma das duas cartas de Floresta mais à direita (entrada da Floresta) gratuitamente.
    2. Usar uma carta de bordão para apanhar cartas da Floresta mais à esquerda das duas de entrada. Por exemplo,  para apanhar a terceira carta da Floresta, o jogador tem de descartar uma das suas cartas de bordão, para apanhar a quarta seria necessário gastar duas cartas de bordão e assim sucessivamente.
    3. As cartas de bordões ganham-se através da ação quatro – “Vender duas ou mais cartas de cogumelos do mesmo tipo” – que explicaremos mais adiante.
  • A segunda ação consiste em apanhar todas as cartas “em decomposição” que se encontram à direita da fila de cartas da Floresta.
    As cartas “em decomposição” nunca podem ultrapassar as quatro. No fim de um turno, o jogador tem de tirar a carta mais à direita na fila de cartas da Floresta e colocá-la num monte separado a que chamamos monte “em decomposição”. Se essa for a quinta carta, o monte “em decomposição” é descartado e inicia-se um novo monte de cartas “em decomposição” com essa quinta carta.
  • Através da terceira ação os jogadores podem cozinhar os seus cogumelos, ganhando pontos. Para cozinhar, os jogadores têm de usar três ou mais cartas de cogumelos da mesma espécie e uma sertã. Os jogadores podem optar por jogar a sertã da sua mão em conjunto com as cartas de cogumelos, ou usar uma sertã previamente jogada através a ação cinco – “Jogar uma carta de sertã da sua mão para a área de jogo pessoal”.
    Uma sertã usada não pode ser mais utilizada durante o jogo.
    É possível aumentar a pontuação normal dos cogumelos jogados, para isso é preciso usar as cartas de manteiga e/ou de cidra. As cartas de manteiga só podem ser usadas quando um jogador cozinha 4 ou mais cogumelos da mesma espécie, enquanto a carta de cidra só pode ser jogada quando se cozinham 5 ou mais cogumelos da mesma espécie.
  • A quarta ação permite que o jogador venda duas ou mais cartas de cogumelos da mesma espécie e receber bordões em troca. O número de cartas de bordão ganhas é variável, sendo igual ao somatório de todos os números indicados pelas cartas vendidas que se vê junto do símbolo de bordão. As cartas de noite valem a dobrar!
  • Finalmente, a quinta ação permite que os jogadores coloquem uma carta de sertã da sua mão para a sua área de jogo pessoal.

Image Carlos Abrunhosa

Depois do seu turno estar concluído, o jogador ativo coloca uma carta no monte “em decomposição” como foi explicado anteriormente (segunda ação). A seguir desliza todas as cartas para a direita, ocupando os espaços livres das cartas retiradas e completando-os com novas cartas do baralho.

As cartas de Cesta e de cogumelo venenoso Fly Agaric, sempre que são apanhadas, vão para a área pessoal do jogador, não contribuindo assim para o seu limite de cartas na mão.

No caso específico do Fly agaric, o jogador que apanhe este cogumelo, coloca-o na sua área pessoal e depois descarta imediatamente cartas da sua mão até ter apenas 4, o efeito dos cestos não se perde por isso, no caso do jogador ter 1 cesto na sua área pessoal, o seu limite será de 4+2, ou seja, 6 cogumelos! O jogador só pode tirar o cogumelo venenoso para o descarte no fim do seu próximo turno, ou seja, fica sem jogar 2 vezes consecutivas, o turno em que apanha o cogumelo e o turno em que o descarta.

O jogo termina imediatamente após a última carta ser retirada de jogo. Segue-se a contagem dos pontos em função dos cogumelos cozinhados por cada jogador.

Quem tiver mais pontos após a contagem será o vencedor.

Avaliação:

Fungi é uma reedição do jogo Morels, originalmente lançado nos Estados Unidos no ano de 2012. A Pegasus deu-lhe um nome diferente, uma estrutura gráfica diferente e colocou tudo numa caixa mais pequena. No balanço final, a mudança compensou. O material usado nas cartas é ótimo, o grafismo é excelente e o tamanho da caixa de jogo o ideal!

O tema do jogo é extremamente imersivo e original (não é fácil encontrar jogos sobre cogumelos…), enquanto as regras são simples e muito fáceis de explicar. Um reparo neste capítulo para o folheto de regras que podia ser mais intuitivo, embora cumpra cabalmente a sua missão!

Uma partida de Fungi é rápida o que o torna um jogo que se pode jogar várias vezes seguidas sem ser maçador, bem pelo contrário, a cada nova partida há sempre mudanças e maneiras diferentes de abordar o jogo.

A aleatoriedade na saída das cartas acaba por ser o aspeto menos positivo do jogo, mas no fim temos em Fungi um jogo airoso e bastante tático onde as escolhas e as decisões em correr alguns riscos podem mostrar-se decisivas para definir o vencedor .

Uma excelente proposta para casais! Pode experimentá-lo no RiaCON.

Ligações:

Site da Pegasus AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI

Comprar:

Amazon.de  AQUI

Philibert AQUI

Offensive AQUI

  1. À la carte 2014 | JogoEu