Skip to content

Limes

2014/06/07

sint-limes

Sinopse:

Em Limes cada jogador joga cartas de paisagem formando um território com 16 cartas (4×4) e aloca trabalhadores a diferentes áreas desses territórios de forma a obter pontos pelos diferentes profissões que os seus trabalhadores assumam. Ganha quem fizer mais pontos!

Como se joga:

No início entrega-se o baralho de cartas e os sete trabalhadores da mesma cor a cada jogador (este é um jogo para 2 jogadores apenas).

Define-se o jogador inicial que baralha as suas cartas e com elas forma um monte de bisca. O outro jogador deixa as suas cartas com a face voltada para cima e dispõe-as por ordem crescente (1 no topo).

Um jogo de Limes é composto por 16 rondas, em cada uma executam-se 3 ações:

  1. Biscar carta;
  2. Colocar carta na área de jogo;
  3. Colocar ou mover um trabalhador.

Cada uma das ações executam-se por ordem e em simultâneo (exceto a primeira ação que se executa por ordem de turno).

1. Biscar carta – o jogador inicial bisca a carta do topo do seu baralho e diz o seu número para que o outro jogador a possa procurar no seu baralho.

2. Colocar carta na área de jogo – os jogadores colocam as suas cartas à sua frente formando um território que terá obrigatoriamente de ter uma dimensão de 4×4, ou seja, no final da 16ª ronda cada jogador terá formado um quadrado de 16 cartas.

A colocação das cartas terá de ser adjacente a um dos lados de uma carta colocada anteriormente (só a primeira carta não obedece a esta regra!).

Image Abacusspiele

Cada carta está dividida em quatro zonas que podem ter configurações muito diferentes entre si. Há 4 tipos de zonas:

  • Campos;
  • Água;
  • Floresta;
  • Rochedo.

Os rochedos têm uma torre, os campos e as florestas podem ter uma casa de arrumação.

Uma área é composta por mais de uma zona, do mesmo tipo, adjacente. Podem construir-se áreas que envolvam várias cartas.

 3. Colocar ou mover trabalhador – depois de se colocar uma carta, os jogadores podem colocar um dos seus trabalhadores da sua reserva ou mover um que já esteja em jogo. O trabalhador colocado/movido vai sempre para uma das zonas em que a carta colocada está dividida.

Image Abacusspiele

Dependendo do local onde o trabalhador é alocado, o trabalhador assumirá uma profissão específica: agricultor (campo); pescador (água); lenhador (floresta) e vigia (rochedo/torre).

No caso de um jogador optar pelo movimento de um trabalhador colocado anteriormente, este pode mover-se para uma área adjacente àquela onde estava. Esse trabalhador pode ser colocado em qualquer uma das zonas que compõem essa área. Podem coexistir na mesma área vários trabalhadores.

Depois desta ação começa uma nova ronda, repetindo-se todos os procedimentos explicado até aqui, pela mesma ordem.

O fim de jogo acontece no final da 16ª ronda, após a execução das três fases.

A pontuação faz-se por cada umas das 4 profissões em jogo:

  • Agricultores – 1 ponto por cada zona de campo que componha a área onde o jogadores tenham trabalhadores.
  • Pescadores – 1 ponto por cada arrumação voltada para a área de água onde o jogadores tenham trabalhadores.
  • Lenhador – 1 ponto por cada área diferente adjacente à floresta onde os jogadores tenham trabalhadores. Cada rochedo é considerado uma área por si só mesmo que estejam adjacentes.
  • Vigias – 1 ponto por cada zona de floresta na vertical e na horizontal (partindo da torre) que o trabalhador consiga avistar. Uma torre interrompe a linha de visão (consequentemente a contagem de pontos) do vigia.

Image Abacusspiele

O vencedor será o jogador com mais pontos!

Avaliação:

Limes tem a particularidade de ser uma reedição de Cities que na altura (2008) teve uma boa crítica geral. Trata-se de um jogo abstrato na sua essência em que o objetivo fundamental é optimizar a colocação das cartas de território bem como os trabalhadores.

O material do jogo é bom, as ilustrações também acompanham essa avaliação e a caixa do jogo tem o tamanho adequado ao que trás lá dentro. Neste capítulo estamos conversados: positiva alta!

 Se há coisa de que nos podemos queixar é da interatividade proporcionada por Limes: é nula (ou muito próximo disso), no entanto, as decisões individuais vão aumentando à medida que avançamos nas rondas do jogo, tanto, que na segunda metade da partida podem registar-se sintomas de AP graves em jogadores propensos a essa maleita! Aqui o positivo acaba por anular o aspeto negativo.

Limes é um jogo intergeracional pois pode jogar-se com qualquer tipo de público, desde os mais novos aos mais maduros, tanto os mais casuais como os mais inteirados, enfim Limes é daqueles joguinhos jeitosos para momentos de “encher chouriço” numa sessão de jogos, além disso dá para jogar em solitário e o seu criador tem um site onde vai disponibilizando com alguma frequência novas variáveis para se jogar! Vale a pena dar-lhe uma oportunidade!

Ligações:

Site da Abacusspiele AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI

Comprar:

Amazon.de  AQUI

Philibert AQUI

Offensive AQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: