Qin

2014/07/01

Sint-Qin

Sinopse:

Em Qin os jogadores vão procurar jogar todos os seus pagodes antes dos adversários através da criação e expansão de províncias e também pela anexação de aldeias já existentes. O vencedor aquele que consiga colocar primeiro todos os seus pagodes.

Como se joga:

No início escolhe-se qual das faces do tabuleiro fica virada para cima:

  • Ave (mais fácil)
  • Leão (mais difícil)

Baralham-se as 72 fichas retangulares de Província com a face virada para baixo e cada jogador recebe 3. As restantes forma vários montes de bisca que se espalham ao lado do tabuleiro. As províncias podem ser de 3 cores: amarelo, vermelho ou azul.

Cada jogador recebe pagodes numa cor à sua escolha, o número de pagodes depende do número de jogadores em jogo:

  • a 2 jogadores: 24 pagodes
  • a 3 jogadores: 19 pagodes
  • a 4 jogadores: 15 pagodes

No seu turno,  os jogadores têm de colocar no tabuleiro uma das 3 fichas de província que têm na mão. Para colocar uma ficha de província é obrigatório fazê-lo adjacente a outra ficha de província previamente colocada ou uma província de partida (desenhada no tabuleiro). É proibido cobrir províncias!

À medida que o jogo avança os jogadores começam a formar províncias da mesma cor com dimensões maiores. Assim que alguém forme uma província da mesma cor com 2 ou mais casas pode colocar um pagode da sua cor sobre essa província, se alcançar as 5 ou mais casas o jogador poderá empilhar mais um pagode sobre o que já lá está.

A colocação de fichas de província podem desencadear uma dos seguintes acontecimentos:

  1. Fundar uma província;
  2. Expandir uma província;
  3. Criar uma província maior;
  4. Ligar uma aldeia;
  5. Conquistar uma aldeia;
  6. Anexar uma província.

1. Fundar uma província

Ao colocar uma ficha de província os jogadores podem formar uma província com 2 ou mais casas, nesse caso, e se ela ainda não pertencer a ninguém, eles pode colocar um dos seus pagodes nessa nova província.

 2. Expandir uma província

Os jogadores podem expandir uma província sempre que coloquem uma ficha de província adjacente a uma província já existente.

 3. Criar uma província maior

Ao colocar uma ficha de província adjacente a uma das suas províncias já com pagode, e se essa província ficar com 5 ou mais casas, o jogador pode colocar um novo pagode sobre o que já lá está.

4. Anexar uma aldeia

Se após colocar uma ficha de província, esta partilhar um dos seus lados com uma aldeia (desenhada no tabuleiro) o jogador pode colocar um dos seus pagodes sobre essa aldeia.

5. Conquistar uma aldeia

Uma aldeia pode mudar de dono, se um jogador ganhar a maioria de pagodes ligados à aldeia em questão. Nessa situação o jogador maioritário devolve o pagode ao antigo dono e coloca um dos seus sobre a aldeia conquistada.

6. Anexar uma província

É possível ligar duas províncias da mesma cor com uma ficha de província, no entanto para que isso acontece é preciso que o jogador que pretende anexar tenha a província com mais casas. Não é possível ligar províncias que já tenham 2 pagodes.

O jogo continua no sentido dos ponteiros do relógio até que um dos jogadores consiga colocar o seu último pagode no tabuleiro sendo declarado vencedor da partida!

Avaliação:

Qin é mais um dos jogo abstrato de Dr. Reiner Knizia. São acessíveis a todos, simples de explicar mas não tão fáceis de controlar.

O material é muito bom assim como as ilustrações denominador comum dos jogos Pegasus/Eggertspiele.

Assim como muitos dos jogos de Knizia também este sofre de alguma componente sorte, mas a sua simplicidade torna-o num excelente jogo para propor a uma enorme paleta de gostos. O “joga-ficha-bisca-outra” é uma das formulas de sucesso para que todos consigam perceber como se joga em pouco mais de 5 minutos. Qin usa-a!

É um jogo fluido com enorme tensão entre os jogadores, uma corrida de fundo para determinar quem termina primeiro com os seus pagodes. Depois de uma partida quase sempre vem uma segunda e por vezes tem de vir a negra!

Em suma, Qin é um jogo agradável, muito tático e tenso com partidas rápidas e fluídas onde o fator sorte não é negligenciável mas relativamente fácil de contornar. Uma boa surpresa que recomendamos a todos a experimentarem!

Ligações:

Site da Pegasus Spiele AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI

Comprar:

Amazon.de  AQUI

Philibert AQUI

Offensive AQUI

Juegamestore AQUI

Zacatrus AQUI