Yunnan

2014/07/07

Sint-Yunnan

Sinopse:

Em Yunnan os jogadores vão tentar montar uma rede de distribuição de chá em algumas províncias chinesas tendo de desenvolver vários aspetos do seu negócio: alcance da rede, número de vendedores, dinheiro… Ao mesmo tempo os jogadores terão de enquadrar o seu negócio com as pretensões do inspetor imperial.

Como se joga:

No início do jogo coloca-se o tabuleiro no centro da mesa e nos locais apropriados colocam-se o inspetor e o marcador de rondas (apenas na versão Pro Game).

Cada jogador escolhe uma cor e recebe 3 mercadores, 1 disco, 1 marcador quadrado, 1 cavalo, 2 marcadores cilíndricos e dinheiro (1º – 9 ; 2º – 9; 3º – 12; 2º – 12 e 5º – 15).

Decide-se quem é o jogador inicial  e depois, os jogadores colocam os seus marcadores cilíndricos na escala de ordem de turno para o leilão (tom de verde).

Image Aaron Haag

Na reserva geral colocam-se ainda 2 marcadores de Casa de chá, 2 marcadores de Entreposto comercial, 2 pontes e 4 mercadores.

Uma ronda de Yunnan está divida em duas fases:

  1. Fase de leilão
  2. Fase de viagem

Só depois de todos os jogadores passarem a Fase de leilão é que se joga a Fase de viagem.

1. A Fase de leilão

A fase de leilão é composta por 3 sub-fases jogadas por ordem de turno até que todos os jogadores passem:

  • Sub-fase 1: Leilão propriamente dito, em que os jogadores usam os seus mercadores em diferentes espaços do tabuleiro para obterem benefícios específicos.
    • Banco – Permite o jogador ganhar dinheiro no final da Fase de leilão em função do investimento feito por todos os jogadores nesse Leilão;
    • Escola de Comércio – Permite que o jogador contrate um novo mercador da reserva geral e o coloque na província de Pu’er;
    • Alfândega – Permite que o jogador aumente o número de vezes que pode passar as linhas de fronteira;
    • Cavalariça – O jogador move o seu cavalo para a província seguinte àquela onde está aumentando assim a sua área de distribuição;
    • Casa do dragão – Apostando nesta casa o jogador aumenta a sua influência imperial;
    • Estaleiro – O jogador ganha a possibilidade de construir: Casa de chá, Entreposto comercial ou ponte.

À medida que os jogadores vão passando retiram os seus marcadores de ordem para o espaço preto que divide a ordem de turno da primeira e da segunda fase.

  • Sub-fase 2: Distribuição de dividendos pelos jogadores que apostaram no banco.

Os jogadores que apostaram no banco vão ganhar dinheiro em função da posição em que apostaram e do valor total das apostas feitas em todas as casas mencionadas anteriormente (exceto) banco. Após o somatório dos valores apostados nas 5 casas do tabuleiro é encontrado o intervalo e os dividendos a pagar pelo banco. Quem apostar no lado esquerdo do banco leva o valor maior enquanto que quem apostar no lado direito do banco leva o valor menor.

  •  Sub-fase 3: Melhorias relativas às apostas nos diferente edifícios.

Usando a ordem de turno todos os jogadores irão pagar pelas apostas feitas nas diferentes casas do tabuleiro e beneficiar dos privilégios específicos concedidos por cada uma delas.

2. Fase de viagem

Depois de todas as sub-fases da Fase de leilão concluídas passa-se para a Fase de viagem.Antes começar a executar as ações desta fase os jogadores colocam os seus marcadores de ordem na escala de ordem de turno da Fase de viagem (tom acastanhado) que é inversa à da Fase de leilão.

Image Aaron Haag

Nesta fase os jogadores executam por ordem de turno 7 sub-fases:

  • Sub-fase 1:
    • Os jogadores vão mover os seus mercadores para as províncias desejadas porém não podem ultrapassar mais linhas de fronteira que as indicadas pelo seu marcador na escala de Alfândega. Assim que termine o movimento de um dos mercadores, o jogador faz recuar um mercador adversário, que esteja na província onde terminou o seu movimento, para a província anterior, mas precisa de ter mais influência imperial do que o jogador em causa!
    • Nesta sub-fase é possível construir qualquer uma das 3 construções disponíveis na área pessoal dos jogadores. Atenção que não se pode construir para lá do cavalo de cada um.
    • Antes de concluir esta sub-fase os jogadores têm de verificar se há conectividade entre todas as províncias começando pela mais longínqua até à província de Yunnan (inclusive), ou seja, os jogadores têm de ter pelo menos um mercador ou um entreposto comercial em cada uma das províncias que formam a sua atual rede de distribuição, se assim não acontecer, os mercadores das províncias mais longínquas desconectadas regressam à província de Pu’er.
  • Sub-fase 2:
    • Move-se o inspetor para houver mais movimento económico, ou seja, onde o somatório de mercadores e entrepostos comerciais valha mais. Chegado a essa província o inspetor do imperador faz recuar para Pu’er um mercador do jogador com mais influência imperial, em caso de empate escolhe o mercador pela ordem de turno (1º o primeiro, 2º o segundo…). Jogadores com uma Casa de chá na província inspecionada e/ou estando no  nível máximo da escala de influência imperial, ficam livres desta penalização, podemos interpretar esta cedência do inspetor como um suborno bem sucedido!
  • Sub-fase 3:
    • Nesta sub-fase todos os jogadores que tenham mercadores em províncias que tenham ainda fichas de presentes, ganham uma ficha por cada mercador seu aí presente. A ordem na distribuição dos presentes obedece à influência de cada jogador em disputa pelo souvenir do imperador! Cada presente valerá 3 pontos no fim do jogo.

Image GeekInsight

  • Sub-fase 4:
    • Nesta sub-fase os jogadores ganham dinheiro em função do total alcançado pelos seus mercadores e entrepostos comerciais, os valores vão aumentando à medida que as províncias ficam mais distantes de Pu’er. Depois de encontrado o valor total o jogador coloca o disco da sua cor por baixo desse valor na escala de pontuação. Se houver “buracos” na rota de um jogador, ou seja, se o jogador perder a conetividade na sua rede de distribuição, estes serão compensados com a subtração de 3 moedas por província em falta no valor total.
  • Sub-fase 5:
    • Em função da posição dos discos de cada jogador (que marcam o valor ganho por cada um) reorganiza-se a ordem de turno.
  • Sub-fase 6:
    • Já pela nova ordem de turno os jogadores convertem o valor dos seus dividendos em pontos/dinheiro, ou seja, nesta sub-fase os jogadores podem dividir o valor dos seus dividendos de forma a ganhar alguns pontos e o resto em dinheiro ou só obter pontos com o valor alcançado ou então obter o dinheiro por inteiro. Por exemplo, um jogador que tenha o seu disco na casa 12 pode avançar com o seu marcador de pontos 2 casas e os restantes 10 recebê-los em moedas (neste exemplo qualquer combinação é possível, até 12 obviamente!); todavia o jogador também pode optar por ganhar a totalidade dos 12 em pontos ou em moedas.

Image Der Malte

  • Sub-fase 7:
    • Todos os mercadores em Pu’er regressam à área pessoal dos jogadores, movem-se os marcadores de ordem de turno de novo para a escala inferior (tom de verde).

O jogo prossegue até que um dos jogadores ultrapasse a casa 80 da escala de pontuação ou todas as fichas de presentes se esgotem. Na ronda onde uma destas situações aconteça jogam-se todas as sub-fases da Fase de viagem excepto a sub-fase 7.

Ganha quem tiver mais pontos. A pontuação faz-se da seguinte forma:

  • Pontos na escala de pontuação;
  • 1 ponto por cada 3 Yuán na área pessoal do jogador;
  • 3 pontos por cada presente;
  • Pontos pela posição do marcador na escala de Alfândega
  • Pontos pela posição do marcador na escala de influência imperial
  • 12 pontos por cada de chá colocada no tabuleiro

Em caso de empate ganha quem tiver mais influência imperial, se o empate subsistir ganha o jogador que estiver em primeiro na ordem de turno da Fase de viagem (tom acastanhado).

Avaliação:

Yunnan é mais um achado! Onde andam os críticos mais conceituados dos jogos que ainda não encontraram esta pérola!!! Yunnan faz justiça à sua casa mãe, a Argentum Verlag, que paulatinamente nos vai trazendo títulos muito bons quase todos os anos.

O material do jogo não é nada de muito extraordinário comparativamente com outros jogos mas cumpre perfeitamente a sua missão. As ilustrações também são bem agradáveis e a iconografia do tabuleiro é muito boa, ajudando imenso a organizar as diferentes fases e sub-fases de cada ronda!

Em sinal contrário estão as regras que nos parecem um pouco mal estruturadas e que não contribuem muito para se explorar o jogo. Recomenda-se o download de um bom player aid.

Yunnan é mesmo um grande eurogame cheio de escolhas muito bem testado e balanceado com partidas muito renhidas e cheias de tensão. O mecanismo de ordem de turno é muito original e contribui bastante para o equilíbrio entre os jogadores. A forma como o autor conseguiu balancear o poder da influência imperial é também digna de registo bem como a engenhosa forma de obter dinheiro do banco. Em suma, muito bom!

Ninguém deveria deixar de jogá-lo uma vez pelo menos, se são amantes de eurogames então este é daqueles jogos que se torna numa compra instintiva. Um recomendado enorme para Yunnan.

Ligações:

Site da Argentum Verlag AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

Offensive AQUI