Skip to content

Kashgar: Handler der Seidenstraße

2014/07/18

Sint-Kashgar

Sinopse:

Em Kashgar os jogadores são comerciantes de especiarias que operam na rota da seda para estabelecer relações comerciais com a cidade chinesa de Kashgar. Cada jogador tem 3 caravanas com personagens, cada uma delas permitir-lhe-á recrutar novas personagens, aumentar o seu stock de especiarias, ouro e mulas, recursos indispensáveis na hora de fechar contratos.

Para vencer é preciso alcançar os 25 pontos, o primeiro a fazê-lo desencadeia o fim do jogo, que acaba no fim dessa ronda.

Como se joga:

No início do jogo baralham-se as 12 cartas de Personagens Iniciais e forma-se um monte de face oculta; faz-se o mesmo com as 76 cartas de Personagens Normais, as 12 cartas de Personagens Especiais e as 40 cartas de Contrato.

Image Kashgar rulebook (modified)

Image Kashgar rulebook (modified)

Revelam-se 4 cartas do monte de Contratos que se colocam no centro da mesa, cada jogador recebe 3 cartas de Patriarca que constituirá a primeira carta de cada uma das três caravanas com que cada jogador inicia o jogo. Em seguida todos os jogadores recebem 3 cartas de Personagem Inicial colocando cada uma delas atrás das suas cartas de Patriarca, ou seja, cada caravana será composta por 2 cartas: um Patriarca e uma carta de Personagem Inicial.

 Cada jogador recebe também um tabuleiro individual e um marcador para cada uma das especiarias, ouro e mula. Cada um desses marcadores é colocado na casa  de valor 3.

Por ordem de turno cada jogador escolhe uma das suas caravanas e executa uma de 3 ações possíveis com a carta que estiver mais em baixo nessa caravana:

  1. Executar uma ação “Caravana”, ou
  2. Executar a ação “Única”, ou
  3. Passar.

Em seguida é a vez do jogador seguinte no sentido dos ponteiros do relógio.

1. Ação “Caravana”

Uma ação “Caravana” implica colocar a carta da frente na última posição dessa caravana executando a ação de um dos quadros de fundo bege. Há cartas com ações gratuitas e outras em que os jogadores têm de pagar com recursos, para isso têm de baixar os respetivos marcadores nos seus tabuleiros individuais.

Image Kashgar rulebook (modified)

Image Kashgar rulebook (modified)

Todas as cartas conquistadas por efeito de uma ação “Caravana” vão para a última posição da caravana correspondente.

2. Ação “Única”

Uma ação “Única” implica descartar a respetiva carta (definitivamente).

A ação “Única” corresponde aos quadros de fundo vermelho e, assim como as ações de “Caravana”, podem implicar pagamento de recursos ou podem ser  gratuitas.

Image Kashgar rulebook (modified)

Image Kashgar rulebook (modified)

Cartas conquistadas através de uma ação “Única” são colocadas na última posição da caravana correspondente.

3. Passar

Se um jogador não poder ou não quiser pagar o custo de uma ação “Caravana” e/ou “Única”, pode passar, colocando a carta da caravana escolhida na última posição (como normalmente) mas não realizando a sua ação. A única exceção a esta regra são as cartas com sinal de exclamação junto ao nome da carta (!), nessas, o jogador tem mesmo de realizar uma das suas ações.

Há personagens que permitem cumprir contratos. Os contratos têm sempre dois tipos de exigências: número de mulas disponíveis no tabuleiro individual para aceder ao contrato e, especiarias/ouro/mulas necessárias entregar para o cumprir.

Image Kashgar rulebook (modified)

Image Kashgar rulebook (modified)

Há ainda alguns contratos especiais que dão recursos imediatamente após o seu cumprimento ou contribuem para a valorização de uma personagem (campos de trigo/padeiro).

Os contratos cumpridos são colocados à frente do jogador que os cumpre, com a face visível, para que todos saibam quantos pontos já foram conquistados por cada um.

Assim que um jogador alcance os 25 ou mais pontos o jogo termina completando-se apenas a ronda, ou seja, todos os jogadores que ainda não tenham tido a vez nessa ronda, jogam o seu turno.

Avaliação:

Kashgar é um jogo servido por bom material, relativamente simples e com belas ilustrações. É explicado em pouco mais de 10 minutos e a sua mecânica é muito baseada no deck building, mas encontramos também o card driven e gestão de mão, ou seja, todos os que gostam de jogos do estilo de Dominion, Thunderstone e afins irão gostar bastante de Kashgar.

O jogo não proporciona muita interação entre os jogadores embora a possamos encontrar a espaços com a utilização de algumas personagens mais vocacionadas para trazer esse elemento ao jogo.

A fluidez é muito boa (depois de uma quantas partidas feitas!), enquanto o tempo de duração de cada partida é ajustado àquilo que Kashgar pretender ser: um jogo com um nível de complexidade médio.

O único reparo a fazer neste momento é ainda não haver um versão inglesa, o que há é em alemão e como a dependência da língua é grande (algum texto nas cartas), não há outra solução que não passe pelos autocolantes nas cartas. Mas é um trabalho que vale a pena pois Kashgar é um belíssimo jogo e que ainda poucos conhecem!

Ligações:

Site da Kosmos AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês+paste-ups cartas AQUI

Comprar:

Amazon AQUI

Buecher AQUI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: