Skip to content

Skull King

2014/08/18

Sint-SK

Sinopse:

Os piratas competem durante 10 rondas, a cada uma acrescentam uma carta à mão. No início de cada ronda cada pirata aposta quantas vazas irá fazer e depois joga-se um jogo de vazas típico mas com algumas nuances. No fim da 10ª ronda quem tiver mais pontos ganha!

Como se joga:

No início do jogo baralham-se as cartas e distribui-se 1 a cada jogador.

Em seguida todo os jogadores apostam em quantas vazas irão fazer. Para o isso fazem um jogo do tipo papel- tesoura-pedra.

Em seguida, o jogador inicial começa por jogar uma carta, todos os outros assistem à cor ou, no caso de não terem para assistir, podem jogar outra cor (incluindo o preto que é superior a todas as cores). A qualquer altura é possível jogar cartas de personagem (Escape, Piratas/Scary Mary, Mermaid ou Skull King) sem ter de assistir.

Grandezas de trunfos - Image Schmdit Spiele rule book

Grandezas de trunfos – Image Schmdit Spiele rule book

Quem ganhar a vaza começa a jogar carta na vaza seguinte.

Numa vaza normal, em que todos assistam à cor do jogador inicial, ganha quem tiver jogado a carta de maior valor. No caso de alguém jogar uma carta preta, essa prevalece em relação a todas as outras e ganha a vaza, obviamente, entre cartas pretas, ganha a de maior valor. A carta com bandeira branca (Escape) vale zero!
As cartas de personagem ganham sempre às cartas de cor pela seguinte ordem de grandeza: Mermaid perde para as cartas de pirata e estas perdem para Skull King. A Mermaid ganha sempre que o Skull King esteja em jogo!

Image Timo Schreiter

Depois de todas as cartas dos jogadores terem sido jogadas comparam-se as vazas ganhas por cada um e as suas apostas, feitas no início da ronda.

Quem acerta na aposta, ou seja, faz as vazas que apostou no início da ronda, ganha 20 pontos por cada vaza feita; se falhar ganha 10 pontos negativos por cada vaza a mais ou a menos que apostou no início da ronda.

Quem apostar em não fazer vaza nenhuma e conseguir, ganha 10 pontos multiplicados pelo número da ronda, ou seja, na 8ª ronda por exemplo, apostar zero vazas e acerta dá direito a 80 pontos (10×8=80 pontos).

Há ainda bonificações para quem consegue ganhar as cartas de Pirates / Scary Mary com o Skull King (30 pontos/cada) e/ou para quem ganha a carta Skull King com a Mermaid (50 pontos!).

No fim da 10ª ronda ganha o jogador com mais pontos ou, no caso de todos terem pontos negativos, aquele que tiver menos pontos negativos.

Avaliação:

Skull King não esconde as suas ligações a Wizard e por isso mesmo não o recomendo a quem já tenha este último, por isso, a recomendação deste jogo vai direitinha para quem ainda não conhece o estilo e queira experimentar uma versão mais aliciante em termos de grafismo e temática (!?) bem como um novo sistema de pontuação mais aliciante, que contribui para que as partidas sejam disputadas quase sempre até à última ronda!

O acessível preço do jogo aliado ao seu enorme potencial “aditivo” e aos 6 jogadores que o podem jogar ao mesmo tempo, fazem dele uma proposta lúdica ideal para uma excelente tarde de jogos com amigos!

Ligações:

Site da Schmidt Spiele AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI

Comprar:

Amazon AQUI

Buecher AQUI

One Comment leave one →

Trackbacks

  1. À la carte 2014 | JogoEu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: