Skip to content

Russian Railroads

2014/08/26

Sint-RRR

Sinopse:

Os jogadores encarnam o papel de empreendedores encarregues de construir a rota Transiberiana assim como outras duas rotas suplementares. Para lá a construção da linha férrea os jogadores irão comprar locomotivas, desenvolver a industrialização local e contratar engenheiros e trabalhadores.

Ao longo de 7 ou 6 rondas (dependente do número de jogadores) os jogadores tentarão ganhar o máximo de pontos possíveis para ganhar o jogo!

Como se joga:

No seu turno, os jogadores colocam um ou mais trabalhadores e efetuam a ação indicada nesse local, ou passam.

Há locais que apenas necessitam de 1 trabalhador outros requerem 2 ou 3.

Há cinco tipos de ações distintas no jogo:

Construção de ferrovia

Este tipo de ação consiste no avanço de uma ou várias casas, com o carril da cor correspondente, numa das três rotas do tabuleiro individual de cada jogador.

Locomotivas e/ou fábrica

Ir buscar uma ficha de locomotiva, com o valor mais baixo, das disponíveis na reserva, e alocá-la a uma das três rotas do tabuleiro individual, ou;

Ir buscar uma ficha de locomotiva, com o valor mais baixo, das disponíveis na reserva. Virá-la para a sua face “fábrica” e colocá-la no espaço mais à esquerda disponível do tabuleiro individual destinado à industrialização. O jogador pode optar por fichas de locomotiva que entretanto tenham sido colocadas no descarte!

Industrialização

Progredir com o marcador de industrialização o número de casas indicadas pela ação escolhida.

Auxiliares

Ir buscar uma ficha “x2”, 2 rublos, 2 trabalhadores azuis (para usar durante o corrente turno), ou contratar o engenheiro disponível.

Ordem de turno

Garantir a primeira ou segunda posição na ordem de turno da ronda seguinte.

Os diferentes carris e as rotas

A ferrovia começa sempre a ser construída com carris pretos, de qualidade inferior. À medida que se avança na rota Transeberiana, recebem-se carris de outras cores de qualidade superior (cinzento, castanho, beije e finalmente branco).

Cada cor tem sempre de começar a ser construída na primeira cada da rota e nunca poderá ultrapassar a cor que lhe está imediatamente à frente. A cor do carril define o número de pontos que serão atribuídos no momento da pontuação que tem lugar no fim de todas as rondas.

O avanço dos carris permite também que os jogadores tenham acesso a casas bónus (cartas “?”, cartas de bónus, trabalhador extra, entre vários outros bónus).

Image Doug Adams

A industrialização

O marcador de industrialização encontra-se na parte inferior do tabuleiro individual de cada jogador. A linha que o conduz o marcador roxo da casa de valor zero à última casa de valor 30, é recortado por 5 baías que se destinam a receber as fichas de “fábrica” (fichas de locomotiva viradas ao contrário). As referidas baías impedem a progressão do marcador de industrialização, obrigando os jogadores a construírem “fábricas” para permitir o seu avanço.

Cada ficha de “fábrica” tem uma casa para receber o marcador de industrialização, e à medida que isso vai acontecendo, as fábricas vão beneficiando os jogadores com bónus variáveis.

A pontuação no fim de cada ronda

Assim que todos os jogadores passem a ronda termina e faz-se a pontuação por cada uma das três rotas e pela linha da industrialização de cada jogador.

Os pontos das rotas só são atribuídos até à casa alcançada pelo valor de locomotiva dessa rota. Se por exemplo uma rota tem uma locomotiva de valor 6, a pontuação é dada a todos os carris que estejam no intervalo da casa 1 até à casa 6. Se houver carris para lá dessa casa só ganharam pontos até à casa 6 e todas as casas a cima desse valor não são consideradas para efeitos de pontuação nessa ronda.

Cada cor de carril dá pontuação diferentes ao jogadores, essa escala de pontuação encontra-se na parte superior do tabuleiro individual e pode ser modificada para melhor com um ficha de bónus.

O fim o jogo

Uma partida de Russian Railroads pode durante 7 ou 6 rondas, a 4 ou 3/2 jogadores respetivamente.

Image dong hyuk song

No fim da última ronda faz-se uma pontuação de fim de ronda e depois faz-se a pontuação final que consiste na atribuição da seguinte pontuação:

  • Pontos por cartas de bónus;
  • 40 pontos para quem tiver mais engenheiros contratados;
  • 20 pontos para o segundo jogador com mais engenheiros contratados;

Depois de todos os pontos somados ganha quem tiver a maior pontuação!

Avaliação:

Worker placemente puro e duro, Russian Railroads é daqueles jogos que não passa indiferente a ninguém que o jogue. A forma de pontuar do jogo é desde logo um caso paradigmático dessa sua “personalidade” com os jogadores a conseguirem pontuações volumosas ronda após ronda e com scores finais sempre bastante “gordos” e pouco habituais neste género de jogos.

Russian Railroads não deixa de cumprir a filosofia da Hans im Glück no que se refere à qualidade geral de todos os componentes assim como à qualidade da estruturação do seu livro de regras.

As inúmeras estratégias disponíveis neste jogo fazem da sua rejogabilidade outro aspeto positivo a destacar bem como a sua fluidez após as primeiras partidas de aprendizagem.

Pelo lado menos positivo temos a apontar uma certa sensação de repetição das ações, que se vai instalando à medida que encadeamos partida após partida, e a clara desvantagem que o jogo dá a quem joga pela primeira vez contra jogadores experientes, obviamente, que este “defeito” também pode ser visto pelo outro lado, ou seja, este jogo premeia claramente a reflexão em detrimento do fator sorte (que está reduzido ao mínimo).

Um dos melhores jogos de 2013, que deve ter um lugar guardado em todas as boas ludotecas!

Ligações:

Site da Hans im Glück AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI

Comprar:

Zacatrus AQUI

Philibert AQUI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: