Skip to content

Splendor

2014/10/10

SintSplendor

Sinopse:

Em Splendor somos um joalheiro da renascença cujo objetivo é alcançar os 15 pontos através da aquisição de cartas de pedras preciosas (minas) e de fichas de nobres.

Como se joga:

No início baralham-se os 3 baralhos de cartas dos diferentes níveis (nível 1 – verde, nível 2 – amarelo e nível 3 – azul) e depois formam-se três montes. À frente de cada monte revelam-se 4 cartas de cada cor.

Image Space Cowboys

Em seguida baralham-se as fichas de nobre e forma-se um monte de onde se revelam tantas fichas quantos os jogadores em jogo +1, ou seja, a 4 jogadores revelam-se 5 fichas.

Para concluir, colocam-se ao lado das cartas as fichas de pedras preciosas formando 6 montes (verde, branco, azul, preto, vermelho e amarelo). O número de pedras preciosas varia em função do número de jogadores (a 2 – 4 pedras por monte, a 3 – 5 pedras por monte, a 4 – todas as pedras). O monte amarelo (ouro) terá sempre 7 fichas qualquer que seja a configuração. As fichas amarelas funcionam como jóquer, ou seja, substituem qualquer pedra preciosa.

No seu turno os jogadores poderão realizar uma ação de 4 disponíveis. As ações são as seguinte:

  • Tirar 3 fichas de pedras preciosas de cor diferente;
  • Tirar 2 fichas de pedras preciosas da mesma cor (só de montes que tenham 4 ou mais fichas);
  • Reservar uma carta do centro da mesa para a sua mão e receber uma ficha amarela;
  • Comprar uma carta do centro da mesa ou da sua mão (reservada).

Os jogadores nunca poderão ter mais de 10 fichas de pedras preciosas no fim do seu turno, se for esse o caso, o jogador em questão terá de reduzir o número de fichas para 10, devolvendo o que tiver a mais à reserva. Quando se pretende tirar 2 fichas da mesma cor, é preciso ter em conta que essa ação só se pode fazer se, o monte de onde se tiram as fichas tiver pelo menos 4 fichas da respetiva cor, mesmo que depois da nossa ação o monte fique com menos do que 4 fichas.

No caso de um jogador ter 10 fichas de pedras preciosas no início do seu turno, é-lhe permitido tirar mais fichas e ultrapassar o limite das 10, no entanto, terá de ter apenas 10 no fim do seu turno. Esta pode ser uma boa estratégia para ir trocando de cores, privando os adversários de uma determinada cor.

Se optar por reservar uma carta do centro da mesa, basta tirar a carta desejada de qualquer uma das três filas ou às escondidas de um dos três montes, colocando-a na mão, em seguida tira-se uma ficha amarela (ouro). As cartas ficam na mão e não podem ser descartadas. Cada jogador pode ter no máximo 3 cartas na mão.

Comprar carta implica que o jogador tenha os recursos (pedras preciosas) indicados no seu canto inferior esquerdo. Esses recursos podem ser uma combinação de fichas, cartas previamente compradas e/ou fichas amarelas (ouro) ou só uma das anteriores condições. As fichas usadas na compra regressam aos respetivos montes enquanto as pedras usadas através das cartas nunca se perdem. As cartas compradas vão sendo agrupadas pelas respetivas pedras preciosas que representam.

Image Steph (punkin312)

O alinhamento das cartas deve ser feito de forma a que os pontos de algumas delas seja visível por todos.

Sempre que uma carta do centro da mesa é reservada e/ou comprada deve ser substituída por outra do mesmo nível, exceto se já não houver cartas desse nível disponíveis, nesse caso, deixa-se o espaço vazio.

No fim do seu turno, cada jogador verifica se as cartas que tem na sua área de jogo (compradas) permitem receber a visita de um dos nobres visíveis.

Se um jogador possuir cartas suficientes para receber a visita de mais que um nobre no fim do seu turno, o jogador escolhe qual quer receber.

Image Steph (Punkin312)

Image Steph (Punkin312)
As fichas de nobre são retiradas da reserva e colocadas à frente do jogador concorrendo para a obtenção do objetivo do jogo (15 pontos de vitória). No espaço deixado vago coloca-se um novo nobre do monte (se houver)!

Assim que um jogador alcança ou ultrapassa os 15 pontos de vitória o jogo termina. A ronda é concluída para que todos os jogadores fiquem com o mesmo número de turnos. O jogador com mais pontos ganha a partida! Em caso de empate ganha quem tiver menos cartas dos empatados.

Avaliação:

Splendor é um familiar na sua essência, mas muito bem feito! É simples, é cativante, é rápido e é guloso, nunca se fica por uma partida só! Bem… o material… soberbo (aquelas fichas são pesadas!), as cartas parecem cartão plastificado, os encaixes interiores da caixa: sublimes; as ilustrações encantadoras, as regras bem estruturadas e o mecanismo depurado ao ponto de não se encontrarem limalhas! Um miminho para quem gosta de euros familiares descomplicados (game weight ≅2).

Partidas curtas, sempre tensas e a convidarem a mais que uma partida. Aliás este jogo presta-se muito para fazer campeonatos, à melhor de 3! Vai uma desforra?

Um reparo à seleção das cores que não facilita a vida a quem sofre de daltonismo, à inexistência de tema (o que até nem é novidade, nem um grande problema para a maioria dos jogadores de euros) e a uma dose, mesmo que moderada, de sorte.

O sucesso deste jogo já é grande, e merecido, na minha opinião. Splendor foi criado para agradar a um largo espectro de jogadores, e com todos os condimentos para o conseguir, assim como para concorrer a um lugar de honra nas prateleiras dos Spiels (a que esteve nomeado este ano!). Um jogo que aconselho à maioria dos amantes de euros familiares.

Ligações:

Site da Space Cowboys → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo em português → AQUI

Comprar:

Amazon.de → AQUI

Philibert → AQUI

Offensive → AQUI

Zacatrus → AQUI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: