Skip to content

Basari: the card game

2014/10/24

Sint-Basari

Sinopse:

Em Basari todos os jogadores escolhem a sua ação em simultâneo de entre três possíveis. As ações só se realizam se formos os únicos a escolhê-las ou, no caso de sermos dois, conseguimos convencer o nosso adversário a abdicar dela a nosso favor. No final de 3 rondas o jogador com mais pontos vence!

Como se joga:

No início do jogo distribuem-se as três cartas de ação pelos jogadores de forma a que todos tenham as mesmas ações à sua disposição.

Entretanto cada jogador recebe 4 pedras preciosas de cada uma das 4 cores em jogo (azul<verde<amarelo<vermelho), organizando-as por ordem de valor: as 4 azuis em baixo, por cima delas as 4 verdes, por cima dessas as 4 verdes e por cima de todas as 4 vermelhas.

No centro da mesa coloca-se a carta com a relação dos valores de cada tipo de pedra preciosa, o stock das pedras preciosas devidamente seriadas e o deck com as cartas de bazar.

Image Jason L

Jogam-se 3 rondas. Após cada uma das 3 rondas há uma contagem de pontos. Uma ronda consiste em vários turnos. Cada turno obedece à mesma sequência:

  1. Cada jogador recebe uma carta de bazar
  2. Cada jogador joga uma carta de ação
  3. Executam-se as ações

1. Cada jogador recebe uma carta de bazar

Nesta fase do jogo todos os jogadores recebem uma carta do deck central e revelam-na à sua frente. À medida que o jogo se vai desenrolando, os jogadores vão tendo mais cartas na sua área de jogo pois nenhuma carta é perdida de turno para turno.

2. Cada jogador joga uma carta de ação

Secreta e simultâneamente, todos os jogadores escolhem uma carta de ação que só revelam quando todos tiverem uma carta à sua frente.

3. Executam-se as ações

Em função da escolha da carta ação que cada jogador tenha feito, procede-se à realização das mesmas, começando pela ação A, seguindo-se a B e finalizando com a C.

A ação A permite que o jogador tire uma carta do deck de cartas de bazar e a coloque na coluna de cartas da sua área de jogo. Esta ação permite aumentar o número de mercadores na área de jogo (a ronda termina quando alguém alcança os 15 mercadores). Cada carta de bazar pode ter 1 a 4 mercadores desenhados.

A ação B permite que o jogador ganhe os pontos desenhados na sua carta. Cada carta pode ter de 4 a 7 pontos. Os pontos são anotados numa folha a que todos têm acesso.

A ação C permite que o jogador ganhe as pedras preciosas desenhadas na sua carta. Cada carta pode ter de 2 a 4 pedras preciosas desenhadas e diferentes combinações de cores.

Image Jason L

Mas atenção uma ação só pode ser realizada quando apenas é escolhida por um jogador, que a executa livremente. Se dois jogadores jogarem uma carta de ação igual, terão de passar por um processo de negociação continuo até que um deles aceite a proposta do outro. A negociação faz-se com oferta de pedras preciosas. Começa sempre o jogador que possuir mais pedras vermelhas, se houver empate, é quem tiver mais pedras amarelas e assim sucessivamente até os jogadores desempatarem.

Para aumentar a oferta numa negociação, os jogadores podem aumentar o número de pedras oferecidas ou aumentar a qualidade das pedras oferecidas pelo adversário. Quando um dos jogadores aceita a oferta do adversário a negociação termina. O jogador que aceita a oferta recolhe as pedras oferecidas pelo adversário para a sua área de jogo. O jogador que vence a negociação executa a ação que deu origem à disputa entre os dois.

No caso de serem três ou mais jogadores a escolherem a mesma ação, a referida ação não se executa por ninguém!

Depois de todas as ações terem sido realizadas (ou passadas por excesso de procura!), as cartas de cartas de ação de cada jogador são recolhidas para a mão e a carta de bazar colocadas na coluna de cartas de ação.

Uma ronda termina quando um ou mais jogadores conseguem alcançar os 15 mercadores. Realiza-se a execução de todas as ações e só depois se conclui essa ronda.

O jogador com mais pedras vermelhas ganha 14 pontos e devolve metade das suas pedras (arredondado para cima) para o stock, no centro da mesa. Procede-se da mesma maneira para cada uma das outras cores (amarelas – 12 pontos; verdes – 10 pontos; azuis – 8 pontos).

Todos os jogadores com 15 ou mais trabalhadores ganham 12 pontos.

Em seguida baralham-se todas as cartas de bazar e recomeça-se uma nova ronda. Ao fim da terceira ronda o jogador com mais pontos ganha o jogo!

A 5 jogadores há apenas uma alteração às regras gerais:

Todos os jogadores recebem uma carta de ação D e quando um a joga sozinho pode entregar 1 pedra preciosa da sua área de jogo e tirar 2 do stock. Se houver mais que um jogador a escolher essa ação D, todos podem tirar uma pedra preciosa do stock.

Avaliação:

Basari é um jogo de cartas muito engenhoso e nos chama a atenção desde logo, por trazer um saquinho de pedras coloridas (plásticas) dentro da caixa.
O jogo inspira-se obviamente nos seus parentes Basari e Edel, Stein & Reich e cumpre a sua missão de nos entreter em volta da mesa de forma competente.
A sorte no biscar das cartas obviamente que enviesa algumas vezes os resultados finais, mas aparte esse aspeto negativo que deveria ter sido minimizado, o jogo flui muito bem.
As negociações podem ser por vezes um fator de menor fluidez dos jogos, aumentando o tempo de jogo para valores pouco convenientes a este tipo de oferta lúdica.
A qualidade geral do jogo é muito boa e a NSV está uma vez mais de parabéns por isso.
Um jogo barato e que agrada sobretudo a um público mais casual. Jogar antes de comprar.

Ligações:

Site da NSVAQUI

Ficha BGG  AQUI

Regras em inglês  AQUI

Vídeo inglês AQUI

Comprar:

Buecher.de AQUI

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: