Skip to content

Leg los!

2014/11/02

Sint-Leglos

Sinopse:

Em Leg los! todos os jogadores assumem o papel de artistas (à vez) e nesse momento tentam transmitir uma palavra através do desenho com pequenos paus e outros materiais em madeira. Quem tiver mais sucesso nesta tarefa levará mais pontos e será vencedor.

Como se joga:

No início do jogo decide-se quem será o artista nessa ronda. Cada jogador recebe 10 cubos numa cor à escolha, esses cubos servirão para fazer as apostas na resposta certa. Um deles deve ser colocado na escala de pontuação.

O jogador escolhido para assumir o papel de artista recebe todos os discos e paus. Baralha as fichas com números de 1 a 16 e forma um monte à sua frente sem que os números se vejam.

Image Daniel Danzer

Um dos jogadores vira a ampulheta e a partir desse momento o “artista” pode começar por virar uma ficha de número, para saber qual o objeto que tem de desenhar com os paus e discos, e em seguida tenta desenhar o objeto que lhe calhou.

O artista pode deixar por fazer um desenho se entender que é muito difícil de desenhar, virando uma nova ficha.

À medida que o desenho começa a “aparecer” todos os outros jogadores podem tentar adivinhar o que o artista está a tentar desenhar. Cada jogador só pode fazer uma tentativa! Se acertar coloca um dos seus cubos sobre o respetivo desenho, se falhar não poderá fazer nova tentativa até alguém acertar. Assim que o artista passar para uma nova construção, todos os jogadores podem fazer novamente uma tentativas para acertar, mas apenas uma!

Image Daniel Danzer

Quando o tempo se esgota atribuem-se os pontos da seguinte forma:

  • O artista ganha tantos pontos quantos os cubos que estiverem sobre o tabuleiro;
  • Os jogadores ganham tantos pontos quantos os seus cubos sobre o tabuleiro.

Depois de ajustados os marcadores de pontos na escala de pontuação, os paus e discos passam para o jogador à esquerda do artista atual, e passa esse a assumir tal papel.

O jogo termina quando todos os jogadores tiverem assumido o papel de artista uma vez. Ganha quem tiver mais pontos.

Avaliação:

Leg los! é um party game muito divertido com uma mecânica interessante embora não muito original.
De certo que todos nós já nos cruzámos com jogos cujo objetivo é fazer descobrir um objeto ou conceito através da construções / desenhos / mímica… Leg los! pega na ideia e retira-lhe  a “venda”, isto é, na generalidade dessas propostas os jogadores não sabem ao certo o que o “artista” está a desenhar, aqui os jogadores sabem claramente que a construção é uma de dezasseis, ou menos, se já não for o primeiro, assim o trabalho do artista acaba por ser bem mais fácil!
Resumindo, bom material, regras curtas, bem escritas e intuitivas. Um jogo que satisfaz todos aqueles que procuram um jogo que estimule a criatividade, com um bom ritmo e em pouco tempo.

Ligações:

Site da ZochAQUI

Ficha BGG  AQUI

Regras em inglês  AQUI

Vídeo inglês AQUI

Comprar:

Buecher.de AQUI

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: