Hamsterrolle

2014/11/23

HR

Sinopse:

Hamsterrolle é um jogo de destreza onde o objetivo é conseguir desfazer-se das suas peças primeiro que todos os outros adversários.

Como se joga:

No início distribuem-se as 7 peças diferentes a cada um dos jogadores. Começa o jogador mais novo.

Começa-se por colocar a peça preta (em forma de cone) no compartimento mais baixo da roda para lhe dar o equilíbrio inicial.

Joga-se uma peça por turno e sempre no sentido dos ponteiros do relógio.

O jogador inicial começa por decidir se coloca a sua primeira peça do lado direito ou esquerdo da peça preta, essa decisão influenciará definitivamente o sentido do movimento da roda que todos os jogadores terão de respeita daí por diante.

A primeira peça a ser jogada tem de ser colocada obrigatoriamente no segundo compartimento (direito ou esquerdo) em relação à peça preta. Depois de jogar o primeiro jogador continua-se por ordem de turno e no sentido dos ponteiros do relógio.

Os jogadores seguinte terão de observar as seguintes regras de colocação de peças:

  • A peça só se pode colocar no mesmo compartimento da peça colocada pelo jogador anterior ou nas 2 seguintes, respeitando sempre o movimento da roda.
  • Não se podem colocar duas peças da mesma cor no mesmo compartimento.
  • Quando se coloca uma peça no mesmo compartimento da colocada anteriormente,  esta terá obrigatoriamente de “ultrapassar” a posição da anterior.

 Se ao colocar a sua peça o jogador deixar cair peças fora da roda, esse jogador terá que as guardar para si.

Se um jogador demorar mais de 30 segundos para colocar a sua peça é obrigado a largá-la tentando que nenhuma cai fora da roda. No caso de cair, fica com todas!

Se um jogador não tiver oportunidade de jogar peça nenhuma pode escolher uma já colocada na roda, nos 2 compartimentos anteriores àquele onde teria de colocar a sua peça, e voltar a colocá-la no compartimento seguinte àquele de onde a tirou. Todas as peças que caiam neste processo serão recolhidas pelo jogador.

Se, comprovadamente, caírem peças da  roda sem que ninguém seja “culpado”, essas peças são retiradas do jogo.

O jogo termina logo após um dos jogadores conseguir colocar a sua última peça, sendo considerado/a vencedor/a.

Avaliação:

Hamsterrolle é um agradável jogo de destreza, simples e rápido que facilmente consegue reunir à sua volta pequenos e graúdos. O material do jogo é (como sempre) de elevada qualidade e o efeito visual da roda e das peças sobressaem pela beleza do conjunto criando quase sempre o efeito do – “que-raio-de-jogo-é-aquele” – vindo das mesas do lado!

Como inconvenientes menciono apenas o facto de muitas vezes as mesas serem “curtas” para jogar o jogo todo, ou seja, normalmente com o avançar da partida, e consequentemente da roda, é necessário levanta-la e coloca-la de novo no início da mesa. Uma recomendação para quem jogue Hamsterrolle: nunca se pode jogar este jogo com uma toalha ou resguardo sobre a mesa pois o verdadeiro efeito do (des)equilíbrio das peças só se consegue quando a roda não tem nenhum tipo de fricção além do tampo da mesa!

Em suma, Hamsterrolle é um belíssimo jogo de destreza muito original onde o que tem mais graça é deixar os outros com “a criança nos braços”. Altamente recomendado para a convivência intergeracional.

Ligações:

Site da ZochAQUI

Ficha BGG  AQUI

Regras oficiais AQUI

Vídeo inglês AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

2 comentários leave one →
  1. Rosa Vieira permalink
    2014/11/23 23:42

    Sem dúvida um jogo muito divertido emotivo e para todas as idades, eu que o diga, adorei jogar conseguiu um efeito relaxante, que eu bem precisava.
    Obrigado pelas fotos ficaram muito boas😉

  2. abruk permalink
    2014/11/23 23:48

    Obrigado Rosa, era esse o nosso principal objetivo!😉