Crazy Circus

2014/12/29

Sint-CC

Sinopse:

O objetivo do jogo é conquistar o máximo de cartas, ronda após ronda. Para conquistar as cartas é necessário que os jogadores deem as ordens corretas aos animais do circo colocando-o conforme as indicações da carta.

Como se joga:

No início do jogo baralham-se as 24 cartas de objetivo e forma-se um monte de face oculta. Vira-se a carta do topo.

As peças de madeira que representam os animais colocam-se como indica a carta revelada e em seguida coloca-se essa carta na caixa do jogo (não é ganha por nenhum jogador).

Finalmente colocam-se os discos com as sílabas na seguinte posição:

NI – KI – SO – LO – MA

Image GameWorks

Em Crazy Circus todos os jogadores jogam ao mesmo tempo tentando imaginar quais as ordens necessárias para colocar os animais nas posições indicadas pela carta de objetivo.

Para começar uma ronda revela-se a carta do topo do monte de cartas de objetivo. Em seguida todos os jogadores tentam descobrir qual a sequência de sílabas que coloca os animais na posição indicada pela carta de objetivo.

Associadas às sílabas estão ordens de movimento para os animais:

  • NI –  o animal que estiver na posição inferior do podium vermelho trepa para o topo.
  • KI –  o animal que estiver no topo do podium vermelho salta para o topo do podium azul.
  • SO –  os animais que estiverem no topo dos dois podiuns trocam de podium.
  • LO –  o animal que estiver no topo do podium azul salta para o topo do podium vermelho.
  • MA –  o animal que estiver na posição inferior do podium azul trepa para o topo.

Quando um dos jogadores entender que tem a solução para colocar os animais na posição correta deve dizê-la em voz alta. Depois de a anunciar aos outros jogadores verifica-se se está correta, nesta altura podem acontecer dois cenários:

  • Está correta – o jogador recolhe a carta de objetivo e coloca-a à sua frente voltada para cima;
  • Está incorreta – o jogador volta a colocar os animais na posição inicial (antes de fazer a verificação) e fica proibido de falar durante essa ronda, até que todos tenham tido uma oportunidade de adivinhar.

Depois de um jogador conseguir acertar na sequência de ordens revela-se uma nova carta de objetivo. Os animais mantêm-se na posição indicada pela carta anterior.

Image Paul & Marieke

O jogo termina quando já não houver mais cartas de objetivo para resolver. Vence quem tiver mais cartas conquistadas. Em caso de empate há vários vencedores!

Avaliação:

Todos os jogos da Gameworks têm um selo de qualidade no que toca a acabamentos e materiais, por isso este jogo não foge a essa regra e presenteia-nos com materiais em madeira muito bons e uma ilustração condizente com o tempo do jogo.

Na minha opinião Crazy circus é uma pérola dos jogos de destreza mental. Trata-se de um jogo onde se privilegia a capacidade de observação, a memória de curta duração e o raciocínio espacial.

A indicação deste jogo para crianças a partir dos 7 anos é um erro pois efetivamente este jogo exige faculdades que uma criança com essa idade dificilmente terá, especialmente o raciocínio espacial.

É uma proposta muita honesta para adolescentes e para adultos que gostem de desafios de lógica e não virem a cara a um bom quebra-cabeças!

Um must have para os apreciadores do género!

Ligações:

Site da Gameworks AQUI

Buecher AQUI

One Comment leave one →

Trackbacks

  1. Crazy Circus | Joga Brasil