Skip to content

Oink!

2015/01/22

St-Oink

Sinopse:

Os jogadores têm de bater no monte de cartas de descarte quando dois animais da mesma espécie aparecem imitando o seu som, conseguindo assim ganhar essas cartas para si. Algumas variantes a esta regra tornam o jogo hilariante!

Como se joga:

No início baralham-se as 90 cartas de animais e distribuem-se equitativamente entre todos os jogadores (sobram 2 cartas a 4 jogadores que se colocam de novo na caixa).

Com as cartas recebidas os jogadores formam um monte de face oculta à sua frente. Os jogadores irão virando a carta do topo do seu baralho por ordem de turno, para um baralho de descarte geral que se formará no centro da mesa. Os jogadores usam uma mão para virar a carta e a outra para tocar no monte de descarte quando assim for preciso!

Image Balint Lengyel

O jogador mais novo começa e depois continua-se no sentido dos ponteiros do relógio.

Como referido anteriormente, no seu turno cada jogador terá de virar a carta do topo do seu baralho e colocá-la com a face visível sobre o topo do baralho de descarte (no centro da mesa). Para que o jogador que vira a carta não tenha vantagem sobre os outros jogadores, a carta tem de ser virada pegando-lhe pela borda superior (que está virada para o centro da mesa).

O processo de virar carta e colocá-la no centro da mesa continua até que uma das seguintes condições ocorra e todos os jogadores reajam, tentando ser os primeiros a bater no baralho de descarte:

  • 2 animais da mesma espécie
  • Total de 7
  • Porco

2 animais da mesma espécie

Sempre que a carta que se coloca no topo do baralho de descarte tiver um animal igual ao que já lá estava, todos terão de bater no baralho. Adicionalmente, o primeiro que o fizer tem de imitar o som desse animal!

Total de 7

Sempre que o total da carta do topo do baralho com a carta que vai ser adicionada perfizer 7, todos terão de bater no baralho. Adicionalmente, o primeiro que o fizer tem de imitar o som do porco – Oink!

Porco

Sempre que a carta revelada seja um porco, todos terão de bater no baralho. Adicionalmente, o primeiro que o fizer tem de imitar o som do porco – Oink!

Sempre que um jogador é o primeiro a bater no baralho de descarte e a imitar corretamente o som do animal, ganha o baralho de descarte para si, colocando-o com a face visível ao lado do seu baralho pessoal. Em casos de empate ganha quem faz primeiro o som do animal.

Image Ludus Mundi

 Uma ronda termina sempre que um jogador ganha o baralho de descarte, dando-se início a uma nova ronda em que esse jogador passa a ser o jogador inicial.

Sempre que um jogador se engana tem de fazer o som de um macaco e com as mãos imitá-lo! Quando se pretende jogar mais competitivamente, podemos adicionar à penalização anterior a obrigação desse jogador dar uma carta do seu baralho pessoal a cada um dos outros jogadores.

Quando alguém fica sem cartas a sua vez é passada à frente, no entanto o jogador continua em jogo, podendo (e devendo) tentar ganhar o baralho de descarte da forma como foi explicado anteriormente.

Sempre que um ou mais jogadores não tiver cartas no início de uma nova ronda o jogo termina imediatamente. O jogo também termina de imediato quando, no decurso de uma ronda, todos os baralhos pessoais ficarem sem cartas, neste caso, ninguém poderá ganhar o baralho de descarte!

Depois do jogo terminar contam-se as cartas ganhas por cada jogador e o que tiver mais ganha.

Avaliação:

Oink! é um jogo de cartas na linha de outros jogos como Jungle Speed!, Gobb’it ou Halli Galli mas vocacionado para um público mais jovem e “menos” competitivo. Trata-se de um jogo com regras muito simples, muito divertido, familiar e barato, servido por ilustrações com um traço muito cartoon.

Oink! não deve ser tido por mais que um simples party game. Visto dessa forma é uma boa opção, no entanto, o facto de implicar que os jogadores imitem sons de animais pode tornar-se constrangedor para alguns, sobretudo para aqueles que têm dificuldade em fazer figuras um pouco ridículas… os felizardos que não se preocupam com isso acabam geralmente por passar um bom bocado!

O jogo acaba por se tornar menos interessante à medida que o jogamos mais vezes, porém é sempre uma excelente opção junto de newbies e adolescentes. Quem tem reflexos lentos acaba inevitavelmente por perder, logo o jogo perde adeptos nessa franja de jogadores com relativa facilidade.

Em tudo o resto podemos dizer de Oink! que vale mesmo a pena para todos os que vêem os jogos como um momento de encontro social, recreativo e propiciador de boa disposição, sem grandes preocupações competitivas.

Ligações:

Site da Abacusspiele AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo (inglês)  AQUI

Comprar:

Buecher AQUI

Amazon.de  AQUI

One Comment leave one →

Trackbacks

  1. Die Fiesen 7 | JogoEu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: