Saltar para o conteúdo

Caro

2015/01/29

Sint_Caro

Sinopse:

Jogo abstrato onde os jogadores usam peças coloridas (preto, branco, cinza e vermelho) para obter pontos em função das peças adjacentes. As combinações de cores dão pontos diferentes. Quem tiver mais pontos depois de todas as peças jogadas vence o jogo.

Como se joga:

No início do jogo cada jogador recebe 3 peças em cada uma das 4 cores (caros), que coloca à sua frente. O jogador mais novo começa por colocar um caro no centro da mesa e marca 10 pontos.

Image Hermann H.

O jogo prossegue com a vez o jogador seguinte, no sentido dos ponteiros do relógio. Na sua vez o jogador coloca sempre um caro em jogo tem de ter em atenção que não poderá ultrapassar a área máxima de construção:

  • 6×6 a 2 jogadores
  • 7×7 a 3 jogadores
  • 8×8 a 4 jogadores

A escolha da cor do caro que se joga assume no jogo uma dimensão crucial na estratégia do jogo. Em função das combinações criadas com a colocação do seu caro, o jogador receberá pontos, com a seguinte relação (ver figura abaixo):

Pontos Caro

Há quatro regras básicas que se têm de obedecer ao jogar Caro:

  1. Um caro nunca pode ser jogador ao lado de outro da mesma cor;
  2. Não se pode jogar um caro ao lado de mais de 2 caros da mesma cor;
  3. Não se pode criar diagonais com mais de 3 caros da mesma cor;
  4. Os jogadores duplicam a pontuação no seu turno sempre que colocam o último caro de uma determinada cor.

Turno após turno os pontos dos jogadores vão sendo anotados no bloco que acompanha o jogo.

O jogo termina quando o último caro for colocado ou quando não for possível colocar mais nenhum. Vence quem tiver acumulado mais pontos.

Avaliação:

Caro é um jogo abstrato com regras muito simples e como tal muito rápido de explicar. A madeira dos caros é de boa qualidade, maciça e agradável ao toque. A caixa usada para guardar o jogo é um pouco grande de mais para aquilo que traz mas ainda assim tolerável.

O jogo não se pode ter como um exemplo de originalidade, como a ilustração da caixa pode sugerir, e verdadeiras inovações não se encontrarão, aliás é bem possível que se encontrem semelhanças com outros abstratos, porém, faça à rapidez das partidas e ao seu preço equilibrado, Caro acaba por ser uma boa aposta para quem gosta deste género tão especial de jogos, com especial enfoque nas crianças e nos adolescentes.

Na verdade Caro é uma boa opção enquanto complemento pedagógico lúdico pois com ele é possível trabalhar diferentes conteúdos letivos como áreas, análise de variáveis, contagem, adição, noção de linha e coluna, horizontal, vertical e diagonal, entre vários outros conteúdos matemáticos.

Por tudo isto Caro é um jogo de que gostámos bastante sobretudo porque aliado à sua faceta lúdica temos há um precioso auxiliar pedagógico que temos usado no nosso quotidiano profissional.

Ligações:

Site da Noris Spiele AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo (promocional)  AQUI

Comprar:

Buecher AQUI

Amazon.de  AQUI

No comments yet

Deixe um comentário