MammuZ

2015/02/21

Sint-MMZ

Sinopse:

O objetivo do jogo é ficar sem cartas na mão. Essa tarefa pode ser concretizada de duas formas: através da batota ou
descartando conjuntos de espécies de animais iguais.

Como se joga:

Em função do número de jogadores removem-se alguns animais do jogo (ver tabela em baixo).

TabelaMMZ

Colocam-se as cartas de referência de cada espécie no centro da mesa (8 animais) com a face visível. Baralham-se as seis cartas de dinossauro e escolhem-se tantas quantas as indicadas para o número de jogadores (cf. tabela), retiram-se as que sobrarem do jogo e baralham-se finalmente as cartas de animais com as cartas de dinossauro escolhidas.

refcardMMZ

Distribuem-se as cartas pelos jogadores de forma a que todos fiquem com a mesma quantidade.

Escolhe-se o jogador inicial. Este coloca à sua frente 1 a 4 cartas de uma espécie de animal que anuncia a todos os jogadores em voz alta (não necessita de ser verdade! A batota é permitida) com a face oculta, esse é o seu primeiro novo set que irá dar início ao seu estábulo.

Image Abacusspiele

Antes de explicar o que cada jogador faz no seu turno é importante diferenciar a noção de estábulo e de novo set.

O estábulo vai sendo construído ao longo do jogo, enquanto o novo set representa sempre o último conjunto de cartas que o jogador adicionou ao estábulo.

EvsNSMMZ

Para distinguir estábulo do novo set jogado, as cartas de estábulo devem estar por cima e o novo set por baixo deste.

Sempre que um jogador decide jogar um novo set, coloca primeiro o novo set “antigo” por cima do seu estábulo abrindo espaço para o novo set que pretende jogar.

Quando chega o turno de um jogoador este passa a ser denominado de jogador ativo. Este poderá executar uma das seguintes ações:

  • jogar um novo set;
  • acusar o adversário anterior.

Se o jogador ativo jogar um novo set, supõe-se que acredita no jogador anterior, e poderá colocar mais 1 a 4 cartas das sua mão à sua frente, anunciando em voz alta o nome desse animal e o número de cartas que está a adicionar, por exemplo: 4 cartas de esquilo.

Se o jogador ativo decidir desconfiar do jogador anterior, escolhe uma carta do novo set desse jogador e revela-a a todos. Podem acontecer 3 cenários:

  • O jogador ativo acusa injustamente

Se a carta de animal corresponder ao animal anunciado pelo jogador de quem se desconfia, o jogador ativo fica com todas as cartas do estábulo para si e o jogador seguinte (à esquerda do jogador ativo) pode começar uma nova ronda iniciando um novo set.

  • O jogador ativo acusa corretamente

Se a carta de animal não corresponder ao animal anunciado pelo jogador de quem se desconfia, este terá de recolher todas as cartas do seu estábulo para a sua mão. Neste caso o jogador ativo começa uma nova ronda jogando um novo set.

  • O jogador ativo revela uma carta de dinossauro

dinosMMZ

Se a carta revelada for um dinossauro, o jogador ativo executa a ação específica desse dinossauro:

Brontossaurus – o jogador anterior (o jogador sentado à direita do jogador ativo) tem de apanhar todas as cartas do seu estábulo para a sua mão.

Pterosauros – o jogador ativo tem de apanhar todas as cartas desse estábulo para a sua mão.

Tricerotops – o jogador ativo escolhe um jogador que terá de apanhar todas as cartas desse estábulo para a sua mão.

Stegosaurus – o jogador ativo baralha todas as cartas do estábulo de onde revelou o dinossauro e distribui-as por todos os jogadores (uma a uma) começando pelo jogador à sua esquerda. Todos os jogadores que tenham recebido carta(s) apanham-na(s) para a sua mão.

Plesiosaurus – todos os jogadores, sem verem as cartas dos seus estábulos, juntam-nas num único baralho comum de face oculta, no centro da mesa (perto das cartas de referência). O jogador ativo continua o seu turno dando início a novo set. Nos turnos seguintes, sempre que alguém tiver de apanhar cartas, terá de adicionar a essas todo o baralho do centro da mesa.

Tyrannosaurus rex – todo o estábulo de onde se revelou este dinossauro é removido do jogo. As cartas removidas são colocadas nas respetivas cartas de referência que se encontram no centro da mesa. A partir de agora a extinção de um animal pode ser menor que a inscrita na carta em virtude das cartas já removidas. Por exemplo, se alguém pelo efeito da carta do Tyrannosaurus rex remover um mamute, a extinção desta espécie acontece se alguém tiver a outra carta de mamute na sua mão, pois só há 2 mamutes em jogo. Quem tiver essa carta deve descartá-la imediatamente e virar a carta de referência mais as duas cartas de mamute para a face oculta demonstrando assim que essa espécie está extinta.

Depois de executar a ação do dinossauro, o jogador ativo recolhe para si a carta desse dinossauro e pode jogar um novo set.

A extinção

Quando um jogador consegue juntar a totalidade dos animais de uma espécie na sua mão (ver caso especial de Tyrannosaurus rex ), anuncia-o a todos os jogadores e coloca imediatamente essas cartas na respetiva carta de referência desse animal, que se encontra no centro da mesa, virando de seguida o monte para a sua face oculta. Esse animal é declarado extinto.

Fim do jogo

O quando alguém joga a sua última carta o jogador seguinte tem de o acusar. Há três situações que podem ocorrer:

  1. Se a carta revelada corresponder ao animal anunciado, o jogador acusado ganha imediatamente.
  2. Se a carta revelada não corresponder ao animal anunciado, o jogador acusado tem de recolher todas as cartas do seu estábulo para a mão e o jogo continua.
  3. Se a carta revelada for um dinossauro, o jogador ativo executa a ação do respetivo dinossauro. O jogador acusado ganha imediatamente se depois da ação executada continuar sem cartas na mão.

O jogo também termina quando um jogador descarta todas as cartas de uma espécie (provocando a sua extinção) e fica sem cartas na mão após essa ação.

Avaliação:

Mammuz é um jogo de cartas muito direcionado a crianças mas que pode facilmente ser jogado por adultos. As ilustrações das cartas são muito voltadas para o público infantil, são muito coloridas e com um aspeto de desenho animado a fazer lembrar a idade do gelo.

A jogabilidade é muito boa e a experiência de jogo é sobretudo divertida e familiar. Há alguma tática associada ao jogo mas na verdade este não foi criado para ser levado muito a sério em termos estratégicos, é sobretudo um jogo para passar tempo e divertir, e esse objetivo é alcançado perfeitamente!

Um jogo barato com regras linear, fluido e descomplicado. Várias partidas seguidas e com um carisma muito dado a campeonatos em família! Boa surpresa.

Ligações:

Site da Abacusspiele AQUI

Ficha BGG → AQUI

Regras em inglês AQUI

Vídeo (open the box)  AQUI

Comprar:

Buecher AQUI