Skip to content

Legacy – The Testament of Duke de Crecy

2015/03/25

Legacy

Sinopse:

O objetivo do jogo é conseguir criar uma árvore genealógica com quatro gerações que permita aos jogadores obter prestígio e riqueza suficiente para se destacar dos restantes jogadores.

Como se joga:

No início do jogo coloca-se o tabuleiro no centro da mesa e distribuem-se as cartas segundo as suas funções, nas abas do tabuleiro central e no centro :

  • 3 cartas de Título (amarelas) (colocar as da 2ª e 3ª geração ao lado do tabuleiro)
  • 3 cartas de Contributo (amarelas) (colocar as da 2ª e 3ª geração ao lado do tabuleiro)
  • baralho de cartas de bebés (azuis) (remover 9 meninos e 9 meninas antes de formar o baralho)
  • baralho de cartas de mansão (verdes) (2 jog. – 3 cartas /  3 jog. – 5 cartas / 4 jog. – 7 cartas)
  • baralho de cartas de empreendedor (laranja) (2 jog. – 3 cartas /  3 jog. – 5 cartas / 4 jog.- 7 cartas)
  • baralho de cartas de missão (vermelhas)
  • 5 cartas de amigos (com as restantes cartas de amigos forma-se um baralho abastecedor ao lado do tabuleiro)
  • Separar as cartas de moedas 1, 2 e 5 e colocá-las junto ao tabuleiro.

Em seguida baralham-se as cartas de Patrono (objetivos secretos) e dá-se uma a cada jogador e as cartas de Cabeça de Casal e distribui-se uma a cada jogador. Todas as cartas que não sejam usadas são colocadas na caixa.

Em função das cores da carta de Cabeça de Casal distribuem-se os tabuleiro individuais a cada jogador com os respetivos discos da mesma cor (2) e marcadores (3).

Cada jogador escolhe se quer que o seu Cabeça de Casal seja do sexo masculino ou feminino e vira a carta para o lado pretendido. Em seguida recebe os itens do seu personagem (Dividendo, Ouro, Prestígio, cartas de amigo). Os jogadores recebem cartas de amigos, um disco na cor indicada pela carta de Cabeça de Casal.

Image Jan Frieg

Os discos coloridos que sobrarem são colocados ao lado do tabuleiro.

Os marcadores dos jogadores são colocados na casa zero da escala de Prestígio, na casa zero da escala de pontos de Honra e o terceiro irá para uma casa da escala de dividendos indicada pela carta de Cabeça de Casal (casa 1 – cabeça de casal feminino ou casa 2 – cabeça de casal masculino).

Escolhe-se um jogador inicial que recebe a carta de Jogador Inicial e coloca-se o disco de contagem de ronda na primeira casa.

O jogo desenrola-se em 3 gerações com um número variável de ronda cada uma:

  • Geração I – 2 rondas
  • Geração II – 3 rondas
  • Geração III – 4 rondas

Cada ronda joga-se por ordem de turno e os jogadores terão no mínimo 2 ações para realizar.

Os jogadores podem jogar as suas ações ou no tabuleiro individual ou no tabuleiro principal:

1. As ações disponíveis no tabuleiro individual dos jogadores são:

  • Casamento/Arranjar casamento
  • Ter um filho
  • Socializar
  • Pedir dinheiro aos amigos

2. As ações disponíveis no tabuleiro principal são:

  • Adquirir título
  • Contratar Médico de Fertilidade
  • Comprar Mansão
  • Iniciar empreendimento
  • Missão
  • Contribuição

As ações do tabuleiro individual podem ser executadas mais que uma vez, as ações do tabuleiro principal apenas podem ser executadas uma única vez por ronda.

Image Jacky Pohl

Os discos da cor do jogador podem ser usados em qualquer uma das ações enquanto os discos coloridos apenas podem ser usados nas casas de ação da respetiva cor:

  • Amarelo – Título e Contributo
  • Azul claro – Contratar Médico de Fertilidade
  • Verde – Comprar Mansão
  • Laranja – Iniciar empreendimento
  • Vermelho – Missão

As ações do tabuleiro individual:

Casamento/Arranjar casamento

Ao escolher esta ação podemos jogar uma carta de amigo/a da mão e jogá-la ao lado de um dos nossos filhos. No caso de ser um filho da geração seguinte, pagamos/recebemos o valor desse amigo colocando-o de seguida ao lado de um dos nossos filhos virado ao contrário (cabeça para baixo). Este caso é a representação de um casamento arranjado que só dará “dividendos” no início da nova geração.

Num casamento normal, além de colocar a carta de amigo/a ao lado de um dos nossos filhos, também biscamos uma carta de bebé e colocamos por baixo desse casal. É o seu primeiro filho e que pertencerá à geração seguinte.

Ter um filho

Bisca-se uma carta do monte de bebés e coloca-se por baixo de um dos nossos casais da atual geração. Cada casal só pode ter 3 filhos, por isso esta ação só se pode escolher para casais com menos de 3 filhos. Há cartas de bebés que permitem ultrapassar este limite (gémeos).

Socializar

Com esta ação os jogadores podem biscar cartas de amigo/a das 5 disponíveis nas abas inferiores do tabuleiro principal. Se o jogador não pagar pode apenas tirar 1 carta, se pagar uma moeda pode tirar 2 cartas e se pagar duas moedas pode tirar 3 cartas. Em qualquer uma das situações anteriores o jogador pode tirar mais uma carta se ao tirar as cartas a que tem direito, sobrar apenas uma. Nesse caso o jogador retira essa carta em forma de bonificação. Em seguida preenchem-se de novo as abas com novas cartas de amigo retiradas do monte de bisca.

Pedir dinheiro aos amigos

 Esta ação permite ganhar moedas da reserva. Ao escolher esta ação o jogador ganha 2 moedas da reserva ou 3 moedas (se recuar um ponto de honra) ou 4 moedas (se recuar um ponto de honra e descartar uma carta de amigo/a).

As ações do tabuleiro principal:

Adquirir título

Ao jogar neste espaço os jogadores podem comprar uma carta amarela da aba da esquerda do tabuleiro principal. Estas cartas são colocadas por baixo de um casal da atual geração.

Contratar Médico de Fertilidade

Esta ação permite que os jogadores bisquem 2 cartas de bebé em vez de apenas 1, como é normal.

Comprar Mansão

Ao usar esta ação o jogadores pagam 3 moedas e descartam uma carta de amigo/a e podem colocar uma carta de mansão por baixo de um casal. No seguimento desta compra o jogador que comprar a mansão avança em 2 casas o seu marcador de prestígio.

Iniciar empreendimento

Ao usar esta ação o jogadores perdem 1 ponto de honra e descartam duas cartas de amigo/a e podem colocar uma carta de empreendimento por baixo de um casal. No seguimento desta compra o jogador que comprar o empreendimento avança 1 casa o seu marcador de dividendos.

Missão

Ao usar esta ação na 1ª e 2ª geração, os jogadores descartam uma carta de amigo/a e podem biscar para a mão uma carta de missão. No seguimento desta compra o jogador pode vir a ter benefícios variáveis em função do cumprimento da missão inscrita na carta. As missões têm se ser cumpridas antes que a última ronda da 3ª geração termine!

Ao usar esta ação na 3ª geração, a carta de missão é colocada por baixo da carta de Patrono (Objetivos secretos), em vez de ir para a mão, e serve para validar um dos dois objetivos secretos que estão emoldurados a vermelho. Com é percetível os jogadores têm de ter duas cartas de missão por baixo da sua carta de Patrono (Objetivos secretos) para poder validar os dois objetivos que estão emoldurados, caso contrário, mesmo que consigam cumpri-los, não poderão obter os seus benefícios.

Contribuição

Ao jogar neste espaço os jogadores podem comprar uma carta amarela da aba da direita do tabuleiro principal. Estas cartas são colocadas por baixo de um casal da atual geração.

Image François + Daphné

O jogo termina quando o marcador de rondas chegar à última casa e se tiverem executado todas as rondas de atribuição de benefícios aos jogadores e se tiverem contabilizado os pontos obtidos pelo cumprimento dos objetivos secretos das cartas de Patrono de cada jogador. Quem tiver mais prestígio no fim de toda esta contabilidade, ganha o jogo!

Avaliação:

Legacy é um jogo de gestão servido por material muito bom assim como as ilustrações. A originalidade é que não nos temos de preocupar em obter recursos para vender no mercado ou com os quais obteremos um bem para comprar um privilégio… Aqui há casamentos, arranjos e procriação. E como é preciso procriar minha gente…

Se há coisa a evidenciar neste jogo é a temática e a coerência desta com os mecanismos do jogo, um primor! Passamos o jogo a casar e arranjar casamentos, a ter bebé e adquirir património para a nossa família ser a mais honrada no fim do jogo.

Ter nas mãos a possibilidade de criar a nossa árvore genealógica é coisa que só mesmo um jogo nos poderia dar e até o espaço necessário para o fazer recomenda uma grande mesa, pois ter famílias grandes implica sempre ter uma mesa grande para os ter todos sentados!

Um jogo recomendado a todos os amantes de jogos de tabuleiro que gostam de um bom jogo mas que não abrem mão de uma boa temática.

Ligações:

Site da Portal Games AQUI

Ficha BGG → AQUI

Regras em inglês AQUI

Vídeo (inglês)  AQUI

Comprar:

Philibert  AQUI

Juegamestore  AQUI

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: