Skip to content

Cacao

2015/03/27

sint-cacao

Sinopse:

O objetivo do jogo é ter mais dinheiro no fim do jogo que os adversários. O dinheiro ganha-se através da venda de cacau, desenvolvendo os canais de rega e exploração de minas.

Como se joga:

No início do jogo cada jogador recebe um tabuleiro individual e um meeple (marcador em forma de boneco) numa cor à escolha. O meeple é colocado na casa -10 do tabuleiro individual.

Cada jogador recebe também as suas fichas de trabalhadores (o dorso dessas fichas é da cor do meeple). Em função do número de jogadores pode ter de se retirar algumas dessas fichas do jogo:

  • a 2 jogadores jogam todas as fichas;
  • a 3 jogadores tira-se uma ficha 1-1-1-1;

3 jog

  • a 4 jogadores tira-se uma ficha 1-1-1-1 e uma ficha 2-1-o-1.

4 jog

Depois dos ajustes feitos cada jogador baralha as suas fichas de trabalhadores e forma um monte de face oculta. Do topo do monte retira as 3 primeiras e guarda-as na mão.

Antes de começar o jogo é ainda necessário preparar as fichas de selva. No centro da mesa colocam-se duas fichas de selva (1x plantação de um cacau e 1x mercado de cacau de valor 2) a tocarem-se na diagonal.

selvainicial

Entretanto, com as restantes fichas (dorso preto), forma-se um monte de bisca do qual se revelam as duas primeiras fichas.

A 2 jogadores retiram-se as seguintes fichas:

  • 2x plantação de um cacau;
  • 1x mercado de valor 3
  • 1x mina de ouro de valor 1
  • 1x água
  • 1x simbolo do sol
  • 1x templo

Ao lado tabuleiro forma-se a reserva de cacau, dinheiro e marcadores de sol.

Setup inicial para 3 jogadores

Setup inicial para 3 jogadores

Uma partida de Cacao decorre durante várias rondas até que todos os jogadores fiquem sem fichas de trabalhadores para jogar.

Cada turno é composto por 3 fases que se executam pela seguinte ordem:

  • Fase A – Colocar ficha de trabalhador
  • Fase B – Preencher espaços com fichas de selva
  • Fase C – Executar as ações dos trabalhadores

Na fase A…

os jogadores jogam uma das suas três fichas de trabalhador que guardam na mão na mesa. Podem orientar a ficha na posição que desejarem.

orientar

É importante percebem que as fichas de trabalhador só podem ser colocadas ao lado de fichas de selva, e as fichas de selva também só podem ser colocadas ao lado de fichas de trabalhador o que irá formar uma espécie de xadrez entre fichas de selva e de trabalhadores.

trabalhar

Ao colocar uma ficha de trabalhadores, pode acontecer que seja necessário preencher espaços com fichas de selva.

Quando colocamos uma ficha de trabalhador e se verificar que há duas fichas de trabalhador adjacentes a um/dois espaço/s de selva desocupado/s, esse/s espaço/s tem/têm de ser ocupado/s com uma/duas ficha/s de selva.

selvadesocupado

Na figura de cima podemos ver um exemplo. Ao colocar a sua ficha de trabalhador, o jogador amarelo desencadeou a necessidade de preencher o espaço de selva à sua direita, pois esse espaço é agora adjacente a duas fichas de trabalhadores (1 amarela e 1 vermelha).

A fase B…

consiste precisamente em preencher os espaços de selva que a regra dita que se preencham. O jogador escolhe as fichas de selva de entre as duas visíveis! Se não houver já fichas de selva (por se terem esgotado, por exemplo) esta fase não se executa. Depois de usar fichas de selva, repõem-se de maneira a ficarem sempre duas visíveis.

As diferentes ações das fichas de selva são as seguintes:

  • Plantação: estas fichas permitem ganhar marcadores de cacau (5 no máximo) em função do número de trabalhadores que se aloquem a estas fichas. Recebem-se todos os cacaus possíveis e depois preenchem-se os 5 espaços disponíveis, se houver cacaus a mais, deitam-se fora na reserva!
  • Mercado: estas fichas permitem vender os cacaus reservados nos tabuleiros individuais. O número de cacaus que se podem vender varia em função do número de trabalhadores alocados a estas fichas. Os cacaus vendidos voltam para a reserva geral e em troca o jogador recebe do banco, o dinheiro correspondente à venda.
  • Mina: estas fichas permitem ganhar dinheiro do banco. O valor a receber do banco varia entre 1 e 2 por cada trabalhador alocado a estas fichas.
  • Água: estas fichas permitem avançar o meeple na escala da água. O avanço varia em função do número de trabalhadores alocados a estas fichas, mas nunca poderá ultrapassar a casa 16. No fim do jogo o valor alcançado pelo meeple será somado ou subtraído à pontuação final de cada jogador.
  • Símbolo de sol: estas fichas permitem ganhar fichas de sol (discos cinzentos). Quando as fichas de selva já estiverem esgotadas os jogadores podem gastar uma ficha destas para poder colocar uma das suas fichas de trabalhador sobre outra das suas colocada em turnos anteriores e repetir os benefícios das mesmas.

simbolosol

Pelo exemplo de cima podemos ver que o jogador vermelho tapa a ficha de trabalhador 1-1-1-1 com uma nova ficha de trabalhador 0-1-2-1. Repetindo as ações em redor da nova ficha de trabalhador, ou seja, recebe 2 cacaus, avançar o seu meeple 1 casa, e ainda consegue vender 2 cacaus no mercado por 8 moedas; no entanto perde a influência de 1 que tinha no templo à esquerda!

  • Templo: Estas fichas só dão pontos no fim do jogo. O jogador que tiver mais trabalhadores virados para o templo ganhará 6 pontos e o segundo com mais trabalhadores ganhará 3 pontos. Em caso de empate os pontos são divididos pelos jogadores (arredondado para baixo) e não se atribuem os pontos do segundo lugar a ninguém.

A fase C…

é a da execução das ações. Ao colocar uma ficha de trabalhador o jogador executa todas as ações possíveis em redor da sua ficha tantas vezes quanto o número de trabalhadores desenhados na ficha.

No caso de se terem adicionado fichas de selva (fase B), essas fichas irão também elas se executadas pelos trabalhadores em seu redor, mesmo que não sendo do jogador que as colocou!

vendavarios

No exemplo de cima o jogador amarelo jogou uma ficha de trabalhador 1-1-1-1. Pela sua ação teve de executar a fase B e colocar uma ficha de selva (mercado de valor 3). Assim sendo, na fase C ele irá colher 1 cacau (1 trabalhador x 1cacau = 1 cacau) e ainda poderá vender um dos seus cacaus por 3 (1 trabalhador x 1 mercado de valor 3 = 1 venda de 1 cacau por 3 moedas). Por sua vez, também o jogador vermelho poderá executar uma ação, pois a ficha de selva (mercado de valor 3) está adjacente à sua ficha de trabalhador (colocada num turno anterior), e como tal poderá vender um dos seus cacaus por 3 (1 trabalhador x 1 mercado de valor 3 = 1 venda de 1 cacau por 3 moedas).

Depois de executadas as três fase o jogador retira mais uma ficha de trabalhador do topo do seu monte e a vez passa para o jogador seguinte. No caso de já não ter fichas de trabalhador, esta ação não se executa.

O jogo termina quando todos os jogadores não tiverem fichas de trabalhador na mão para poderem jogar.

A pontuação final faz-se da seguinte forma:

  • Pontua-se pelos templos;
  • Cada simbolo de sol vale 1 moeda;
  • Adiciona-se ou subtrai-se o valor onde se encontrar o meeple do tabuleiro individual.

Quem tiver mais pontos ganha!

Avaliação:

Cacao é um jogo de nos faz lembrar o Carcassonne, pois usa a mesma mecânica de colocação de fichas. Os materiais usados são de boa qualidade e as regras muito bem redigidas e fáceis de aprender. As ilustrações são ótimas e muito adequadas à temática do jogo!

O jogo é muito rápido, fácil de ensinar e aprender e as partidas acabam sempre com pontuações muito equilibradas.

É um jogo familiar muito leve e descomplicado que nos reserva alguma dose estratégia camuflada, ou seja, há espaço para seguir diferentes caminhos estratégicos para alcançar a vitória.

Posso estar muito enganado mas acho que ainda vamos ouvir falar bastante deste jogo no futuro, pois tem vários dos condimentos necessários para integrar a lista dos finalistas ao almejado Spiel des Jahres.

Mais um daqueles que poderão experimentar no RiaCON 2015!

Ligações:

Site da Abacusspiele AQUI

Ficha BGG → AQUI

Regras em inglês AQUI

Vídeo (inglês)  AQUI

Comprar:

Philibert  AQUI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: