Skip to content

The Game

2015/04/26

Sint-TG

Sinopse:

O objetivo aqui é conseguir descartar todas as cartas de forma cooperativa para 4 montes de descartes distintos. Dois de descarte ascendente e dois de descarte descendente. Os jogadores poderão comunicar entre si mas nunca dizer os números das cartas que têm na mão.

Como se joga:

No início do jogo baralham-se as 98 cartas de números (2-99) e colocam as 4 cartas de início de linha da forma como se vê na imagem de baixo.

Image Lichtbilder

 

Ao lado coloca-se o baralho de cartas e distribuem-se pelos jogadores. Em função do número de jogadores distribuem-se:

  • 3, 4 ou 5 jogadores – 6 cartas a cada jogador;
  • 2 jogadores – 6 cartas para cada jogador
  • solitário – 8 cartas

No seu turno cada jogador tem obrigatoriamente de jogar 2 cartas da mão para qualquer um dos montes de descarte obedecendo à respetiva regra, ou seja, se se quer descartar para uma linha de descarte crescente, a nossa carta tem de ser mais alta que a que já lá estiver (exceto nas primeiras rondas onde eventualmente não existem cartas) e vice versa no caso de o descarte ser decrescente.

Há apenas uma situação em que os jogadores podem quebrar a regra anterior, que é quando podem jogar uma carta 10 números maior ou menor do que a que está no baralho de descarte. Por exemplo, se num monte de descarte crescente estiver uma carta com o número 38, o normal é ter de jogar uma carta ou mais cartas de valor maior que 38; no entanto o mesmo jogador poderá jogar uma carta de valor 28, se a tiver na mão, contrariando a regra base. O mesmo pode acontecer no sentido contrário com os montes de descarte decrescentes.

ImageLichtbilder

Os jogadores podem conversar entre si e darem pistas sobre os montes onde querem jogar e que pretendem que sejam reservados para o seu turno, no entanto, é proibido dizer os números das cartas que se têm na mão ou que eventualmente já saíram.

Antes de passar a vez ao jogador seguinte, o jogador ativo tem de biscar cartas do baralho de bisca até ter de novo o mesmo número de cartas na mão, que tinha antes de ter descartado (6, 7 ou 8).

Depois do baralho de bisca se esgotar, os jogadores passam a ser obrigados a descartar apenas uma carta por turno (podendo descartar as que quiserem obviamente).

O jogo termina imediatemente a seguir a um jogador não conseguir descartar duas cartas no seu turno. Contam-se as cartas do baralho de bisca mais as cartas que cada jogador tem na mão, e se esse valor for inferior a 10 estamos perante um excelente resultado, no entanto, para ganhar os jogadores terão de descartas todas as cartas!

Avaliação:

The Game é um pequeno jogo de cartas que muitos ainda desconhecem mas que trás as mesmas sensações de Hanabi. Assim como o jogo de Antoine Bauza, também este jogo terá o seu caminho a percorrer para se tornar mais conhecido do grande público, no entanto, os condimentos para proporcionar uma boa experiência de jogo cooperativo estão lá todos!

Para quem joga este jogo facilmente constata que as suas regras são extremamente simples e quase intuitivas, fazendo-nos pensar porque razão é que ninguém ainda tinha pensado nisto; o que mais brilha é todo o processo cooperativo de comunicação que se gere em seu redor e que o transforma numa divertidíssima experiência de jogo!

A ilustração do jogo é o seu calcanhar de Aquiles. É no mínimo esquisita… mas enfim, durante todos os jogos a nossa atenção apenas se detém nos números!

Ligações:

Site da NSV AQUI

Ficha BGG → AQUI

Regras em inglês AQUI

Vídeo (inglês)  AQUI

Comprar:

Amazon.de  AQUI

Morapiaf  AQUI

4 comentários leave one →
  1. Ricardo Pinheiro permalink
    2016/07/08 15:54

    Boa tarde,

    Antes demais, muitos parabéns pelo site e pelas análises🙂
    Entre este e o Hanabi, qual aconselham?

    • abruk permalink*
      2016/07/08 18:04

      Olá Ricardo, obrigado pelos parabéns. Na minha opinião o Hanabi é melhor que The Game. É mais desafiante. Mas se tiveres oportunidade experimenta os dois, acho que vais gostar!

Trackbacks

  1. Spiel des Jahres 2015 – Finalistas | JogoEu
  2. Juego de hoy: The Game… juega hasta que no puedas más | Jugando en Pareja

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: