Skip to content

Träxx

2015/05/18

Sint-Traxx

Sinopse:

O objetivo de Träxx é conseguir unir o maior número de hexágonos possíveis do tabuleiro individual e adicionalmente conseguir unir os valores de 2 a 10 por ordem. Quando o baralho se esgotar verificam-se os hexágonos que não foram “visitados” contam como pontos negativos.

Como se joga:

No início do jogo baralham-se as cartas dos hexágonos coloridos e forma-se um monte de bisca comum. Dá-se um tabuleiro individual e uma caneta a cada jogador.

Todos os jogadores começam no hexágono com um ponto negro do seu tabuleiro individual. Depois de todos estarem prontos vira-se a primeira carta do baralho comum.

As cartas mostram 4 ou 5 hexágonos com cores. Depois de revelada a carta todos os jogadores terão de formar um itinerário, passando pelos hexágonos das cores dessa carta, nos seus tabuleiros individuais, usando o máximo de cores possíveis. Os jogadores podem marcar qualquer número dos hexágonos revelados na carta, eventualmente poderão nem marcar nenhum hexágono.

Depois de marcar o primeiro itinerário, cada jogador passa a dispor de dois pontos de partida para o seu próximo itinerário.

Image Steph

Sempre que um jogador passa por uma casa que tenha um número, marca pontos da seguinte forma:

  • Se ainda ninguém tiver passado por essa casa, o jogador marca a totalidade dos pontos;
  • Se alguém já tiver marcado os pontos dessa casa (por ter sido o primeiro a fazê-lo), marca apenas metade do valor dessa casa arredondado para cima.

Em qualquer uma das situações mencionados, os jogadores deixam de poder marcar os pontos que ficarem para trás, ou seja, se um jogador marcar a casa 4 deixa de poder marcar a casa 2 e 3, mesmo que as venha a “visitar” futuramente com o seu itinerário.

O jogo termina quando a última carta for revelada ou todos os jogadores estiverem bloqueados.

Depois do jogo terminado os jogadores marcam os hexágonos que não foram marcados pelo seu itinerário com uma cruz. Esses hexágonos contam como pontos negativos. Da diferença entre os pontos conquistados e os negativos surgem a pontuação final de cada jogador. Quem tiver mais pontos ganha.

Avaliação:

Träxx é um jogo muito simples e engenhoso que se explica em pouco mais de dois minutos.

O jogo é geralmente muito tenso até à última carta e nunca há um jogo igual. O material do jogo é de boa qualidade, embora se trate de um pequeno baralho de cartas e 4 mini tabuleiros plastificados. A ilustração não nos surpreende muito mas não compromete.

O facto de ser um multiplayer solitário pode ser aproveitado por quem tem menos fairplay… Esta é uma das críticas que se podem colocar ao jogo, assim como, o fator aleatório das cartas, que seguramente beneficiará uns em detrimento de outros.

Em suma, Träxx é mais uma criação sagaz do criador de Qwixx, em cooperação com o conhecido designer Reiner Staupe, que nos proporciona um bom passatempo, quer seja acompanhado como versão solitário!

Ligações:

Site da NSV AQUI

Ficha BGG → AQUI

Regras em inglês AQUI

Vídeo (inglês)  AQUI

Comprar:

Amazon.de  AQUI

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: