Space Walk

2015/06/30

Sint-SW

Sinopse:

Cada jogador tem por objetivo proteger as suas naves espaciais de caírem nos buracos negros que existem no tabuleiro. No fim do jogo ganha quem tiver as naves mais valiosas em jogo!

Como se joga:

No início do jogo coloca-se o tabuleiro suspenso nos quatro suportes pretos.

Os jogadores recebem 9 marcadores numa cor à sua escolha (3 pequenos, 3 médios e 3 grandes). Começando pelo mais novo, e seguindo no ponteiro dos relógio, os jogadores colocam os seus 9 marcadores no tabuleiro. A única restrição na colocação inicial dos marcadores é que não se podem repetir marcadores da mesma altura na mesma casa, tudo o resto fica à consideração de cada jogador.

No seu turno os jogadores terão de escolher um planeta e mover todos os marcadores que aí se encontrarem. A recolocação dos marcadores obedece à regra do Mancala, ou seja, o primeiro marcador avança uma casa (planeta), o segundo avança duas casas, o terceiro três e assim sucessivamente. Os primeiros marcadores são sempre os grandes, depois os médios e finalmente os pequenos.

Sempre que um marcador cai num buraco negro perde-se definitivamente!

Quando um jogador ficar sem nenhum marcador o jogo termina imediatamente e esse jogador perde. Entre os jogadores que ficarem em jogo contabilizam-se os pontos das suas naves: marcadores grandes (4 pontos); marcadores médios (3 pontos) e naves pequenas (1 ponto).

O jogo pode ser jogado com a variante de cartas de ação:

Esta variante implica que os jogadores tenham uma mão de 8 cartas de ação. No início de cada turno os jogadores jogam/descartam uma dessas cartas e executam a sua ação. Depois de usarem as 8 cartas, os jogadores recolhem as cartas descartadas e voltam a ter 8 disponíveis.

Avaliação:

A primeira palavra vai para a ilustração – belíssima – que excelente trabalho de ilustração fez a Morapiaf/Planeta Tangerina! Parabéns.

O jogo já tem uma idade mas, assim como o whisky, quanto mais maduro melhor! Space Walk é simples e muito bom. Trata-se de um abstrato com pele de corrida espacial onde os jogadores procuram eliminar os seus adversários, fazendo-os entrar nos buracos negros do tabuleiro. Cada partida é uma luta táctica intensa e apetece sempre começar um novo desafio.

As partidas a três podem ser muito condicionadas pela união entre jogadores.

Um jogo com elevada taxa de rejogabilidade e partidas rápidas!

Ligações:

Site da Morapiaf AQUI

Ficha BGG → AQUI

Regras em português AQUI

Comprar:

Morapiaf  AQUI

4 comentários leave one →
  1. 2015/07/23 18:45

    Como consigo importar esse jogo para o Brasil? Grato

    • abruk permalink
      2015/07/24 02:10

      Através da Morapiaf, segue o link no artuigo Paolo.
      Abraço

  2. abruk permalink
    2015/07/27 20:59

    Olha Paolo podes tentar aqui – http://zacatrus.es/space-walk.html
    Se não der manda-me um mail para jogoeublog@gmail.com e combinamos uma forma de eu te ajudar.
    Abraço

    • 2015/08/07 14:18

      Grato, abruk. Consegui achar no site da Fnac.pt🙂