Skip to content

Spinderella

2015/08/07

Sint-Spind

Sinopse:

O objetivo de Spinderella é levar as nossas formiguinhas até à meta sem serem apanhadas pela aranha que vai “sobrevoando” todo o caminho.

Como se joga:

No início do jogo monta-se o tabuleiro  e coloca-se no centro da mesa. Cada jogador recebe 3 formigas numa cor à sua escolha e coloca-as no espaço de partida (desenho de uma seta feita com ramos).

As aranhas colocam-se na parte superior do tabuleiro a uma distância de dois pontos vermelhos, enquanto a terceira formiga fica pendente sobre o tabuleiro inferior.

O tronco coloca-se num dos pontos do caminho do tabuleiro inferior.

Na sua vez os jogadores lançam três dados: o branco para o movimento da aranha; o castanho para o movimento das formigas e o verde para definir o que se move (aranha, formigas ou tronco).

Depois de lançar os três dados verifica-se qual das faces indica o dado verde:

  • Se for a face com o desenho da aranha, o jogador pode mover as aranhas tantas casas quantas as indicadas pelo dado branco;
  • Se for a face com o desenho da formiga, o jogador avança com uma das suas formigas tantas casas quantas as indicadas pelo dado castanho;
  • Se for a face com o desenho da folha, o jogador move o tronco para uma casa do tabuleiro inferior à sua escolha e adicionalmente move uma das suas formigas ou as aranhas em função dos respetivos dados;

O tronco só pode cobrir duas formigas (empilhadas). Se houver formigas empilhadas sobre o tronco, e for necessário movê-lo, as formigas são levadas com ele.

Quando uma aranha apanha uma formiga (pelo efeito do íman) o jogador que fez a “caçada” devolve a formiga ao dono e em seguida avança com uma das suas formigas (tantas casas como indicar o dado castanho). Se a formiga apanhada for do próprio, este não poderá usufruir do bónus de avançar com uma das suas formigas.

Todas as formigas “caçadas” são colocadas na casa de partida. Após uma “caçada”, as aranhas do tabuleiro superior têm de ser colocadas a dois pontos vermelhos de distância.

O jogo termina quando um dos jogadores conseguir alcançar a casa de meta com as suas três formigas, sendo declarado imediatamente vencedor.

Avaliação:

Spinderella foi o vencedor do melhor jogo infantil na Alemanha este ano, o que por si só atesta desde logo qualidade. Depois de abrirmos a caixa percebemos logo a beleza do conjunto com peças para construir o tabuleiro tridimensional, pequenas formigas com íman e três simpáticas aranhas também com íman, para o prazer ser completo só nos falta o perfume da floresta e o chilrear dos pássaros!

Aqui no JE já testámos alguns jogos infantis com este efeito UAU (Der schatz von castellina; Simsala Hopp), Spinderella alia esse efeito a uma excelente experiência de jogo com regras simples, um tabuleiro reversível que permite jogos mais longos ou mais curtos e uma qualidade geral dos componentes irrepreensível .

O mecanismo das aranhas é muito engenhoso embora para os mais pequenos seja um quebra cabeças nas partidas pois quase nunca sabem como movimentar as aranhas no tabuleiro superior para que a aranha suspensa “cace” as formigas desejadas.

Em suma, Spinderella é um jogo de corridas cujo efeito magnético não deixará ninguém indiferente, aliás, esse é um dos aspetos mais interessantes do jogo, pois instiga-nos a pensar nas melhores trajetórias para as duas aranhas do tabuleiro superior permitirem que a aranha suspensa faça o seu “trabalho”!

Ligações:

Site da Zoch Verlag AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo (Inglês) → AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: