Skip to content

Wash Dash

2015/08/21

Sint-WD

Sinopse:

O objetivo de Wash Dash é ser o mais rápido a pendurar roupas no estendal conforme a indicação das cartas de tarefa. Cada carta de tarefa conquistada dá pontos, no fim do jogo ganha quem tiver mais pontos. Pelo meio vão aparecendo cartas de evento que modificam as condições de cumprimento das tarefas!

Como se joga:

No início do jogo montam-se os estendais e dão-se um a cada jogador. Cada jogador recebe 3 molas de cores diferentes e 3 peças de roupa (camisa, calças e vestido).

Baralham-se as cartas e colocam-se no centro da mesa viradas para baixo. No caso de serem 2, 3 ou 4 jogadores as primeiras 20 cartas do topo do baralho são retiradas do jogo. Começa o jogador mais velho!

Image Henk Rolleman

Wash Dash joga-se por rondas. No início de cada ronda o jogador ativo bisca cartas em função do número de jogadores:

  • 2 jogadores – 2 cartas
  • 3 jogadores – 2 cartas
  • 4 jogadores – 3 cartas
  • 5 jogadores – 4 cartas
  • 6 jogadores – 5 cartas

O jogador ativo conta 1-2-3 e revela todas as cartas que biscou no centro da mesa de forma a que todos os jogadores as consigam ver.

[Em jogos a 2, revelam-se as 2 cartas mas só o primeiro a completar uma tarefa é que pontua!]

Depois das cartas reveladas, todos os jogadores jogam em simultâneo tentando cumprir uma das tarefas visíveis nas cartas expostas. Para cumprir uma tarefa, os jogadores têm de colocar as peças de roupa da cor correspondente no estendal usando as molas nas cores indicadas. Assim que um jogador cumpra uma das tarefas, retira a respetiva carta do centro da mesa e coloca-a à sua frente, empilhando-a se necessário sobre outras cartas de tarefas anteriormente cumpridas.

Image Jakub Niedźwiedź

Em cada ronda cada jogador só pode cumprir uma tarefa. Cada barra do estendal só pode ter uma mola, excepto nas tarefas onde é necessário usar duas molas.

Quando é revelada uma carta de evento todos os jogadores são “afetados” por ela. Há 3 tipos diferentes de eventos:

Ev1

Evento a – Usa apenas uma mão à tua escolha.

.

.

Ev2

.

Evento b – O primeiro a terminar uma tarefa nesta ronda, leva a carta da tarefa mais esta carta que vale 3 pontos.

.

.

Ev3

.

Evento c – Os símbolos de mola passam a significar símbolos de roupa e vice versa.

.

.

Depois de uma ronda terminar, as cartas de evento são descartadas, excepto a do evento b que é entregue ao primeiro jogador a completar uma tarefa.

Quando há mais que uma carta de evento igual, este só se aplica uma vez. No caso das cartas de evento b, entregam-se todas ao primeiro jogador a completar uma tarefa.

Se só houver cartas de evento numa ronda, biscam-se cartas até aparecer uma tarefa pela qual todos irão competir.

Depois de todas as tarefas completadas, a ronda termina. Segue-se um período em que se verifica se as tarefas foram cumpridas sem erros. No caso de haver erros, os jogadores que se enganarem têm de devolver essa carta de tarefa, mais outra que já tenham cumprido numa ronda anterior.

A seguir tiram-se todas as molas e roupas que estiverem no estendal e o jogador ativo passa a ser o que estiver à esquerda do atual jogador ativo.

O jogo termina quando já não houver cartas para biscar. Ganha quem tiver mais pontos!

Avaliação:

Wash Dash vem servido com material bem ilustrado, embora o uso continuado dos estendais, num género de jogo reativo como é este, acabem por ficar com sinais de uso relativamente cedo.

O jogo é bastante temático e exige reação e assertividade. A rejogabilidade não é o ponto forte deste jogo, no entanto, enquanto “dura” é garantia de diversão em família e entre amigos.

As decisões no jogo colocam-nos constantemente no dilema entre, arriscar as tarefas mais difíceis e mais procuradas por quase todos os jogadores, ou jogar na moderação e fazer tarefas menos complexas mas também menos pontuadas. É conveniente que os jogadores estejam todos em pé de igualdade, em termos de destreza, para que não haja um ou dois “vencedores antecipados”!

No fim Wash Dash resume-se a um jogo de ação simultânea que diverte e nos agrada pela sua bizarria do aparato dos seus componentes. Merece ser experimentado!

Uma palavra final aos autores deste jogo, que nasce de uma iniciativa com cariz social promovida por alunos do 7º e 8º anos das escolas de Cēsis e Allaži, na Letónia. Todas as cópias vendidas contribuirão para esse fim. Mais informações no site dedicado AQUI.

Ligações:

Site da Brain Games AQUI

Ficha BGG → AQUI

Comprar:

BGG marketplaceAQUI

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: