Skip to content

Artificium

2015/10/15

Sint-Artf

Sinopse:

Os jogadores encarnam o papel de comerciantes que vão fazendo conversões de diversos produtos de forma a obterem outros mais valiosos que por fim valerão mais pontos. No fim da quarta ronda quem conseguir ter mais pontos ganha o jogo.

Como se joga:

Coloca-se o tabuleiro no centro da mesa e o marcador (ampulheta) na casa I (marcador de rondas).

Cada jogador recebe um tabuleiro pessoal e um marcador numa cor à escolha. Coloca o seu marcador na casa zero da escala de pontuação do tabuleiro principal.

Cada jogador recebe 5 recursos (pedras amarelas) que coloca ao lado do seu tabuleiro individual. Todas as outras pedras não usadas são colocadas no centro da mesa como recurso geral (banco).

Baralham-se todas as cartas e com elas forma-se um monte de face oculta ao lado do tabuleiro principal. Dão-se 5 cartas do topo do monte a cada jogador e determina-se um jogador inicial aleatoriamente, esse jogador recebe o marcador de jogador inicial.

Uma partida de Artificium dura 4 rondas e cada ronda tem 4 fases:

  • Início da ronda
  • Mercado (cartas)
  • Ação (cartas)
  • Fim da ronda

Na fase de Início de ronda os jogadores biscam cartas até voltarem a ter 5 cartas na mão (na primeira ronda salta-se esta fase).

O marcador de jogador inicial é dado ao jogador com menos pontos. Se houver vários jogadores nessas condições o marcador vai para o que estiver mais perto do atual jogador inicial no sentido dos ponteiros do relógio.

Na fase Mercado (cartas) revelam-se para o centro da mesa 6 cartas do topo do monte de reserva.

O jogador inicial começa esta fase decidindo se quer trocar uma carta da sua mão por uma da mesa ou se passa a vez. Todos os outros jogadores,no sentido dos ponteiros do relógio, executam esta ação. Quando um jogador passa não pode executar mais esta ação na presente ronda. A primeira troca é gratuita para todos os jogadores as seguintes têm o custo de 2 moedas ao banco. Esta fase termina quando todos os jogadores passarem.

Os jogadores podem abdicar da sua primeira troca gratuita pela possibilidade de trocarem todas as suas cartas da mão (5 cartas) por 5 cartas novas tiradas do topo do monte de reserva (às escondidas). Todos os jogadores podem usar esta opção mas apenas uma vez por ronda e só em vez da sua troca gratuita!

Image Lifestyle Boardgames

Na fase Ação (cartas) os jogadores vão jogar uma carta à sua frente com a face oculta e, depois de todos terem uma carta escolhida, revela-na ao mesmo tempo.

 Há dois tipos de cartas: cartas de ação e cartas de edifício.

As cartas de ação são as primeiras a ser resolvidas pela ordem de turno e no sentido dos ponteiros do relógio. Em seguida resolvem-se as cartas de edifício.

Um jogador pode optar por não executar a ação da carta que revelou, nesse caso poderá:

  • descartá-la continuando em jogo nos turnos seguintes ou
  • recolhê-la para a sua mão e terminando a sua participação definitivamente nessa ronda

Em nenhum dos casos mencionados as cartas darão direito a obter pontos de vitória.

Antes de resolver as cartas os jogadores podem comprar e vender recursos pelos valores indicados no tabuleiro principal (verde-preço de compra / castanho-preço de venda), depois de resolvida a carta não é possível executar compra/venda de recursos.

Sempre um jogador resolve uma carta de edifício ganha pontos de vitória (bandeira laranja no canto superior esquerdo da carta). Se ao avançar o seu marcador de pontuação no tabuleiro parar ou ultrapassar uma casa com recursos, o jogador tira da reserva um recurso e coloca-o sobre o a casa de recurso respetivo, no seu tabuleiro pessoal.

As cartas jogadas e resolvidas ficam à frente dos jogadores até ao fim da ronda.

Finalmente joga-se o Final da Ronda. Esta fase do jogo ocorre quanto todos os jogadores tiverem passado, nessa altura todos descartam as cartas que tiverem à sua frente e podem também descartar cartas da mão (parcial ou totalmente). Nesta altura todos os jogadores têm oportunidade para vender recursos do seu tabuleiro para o banco a troco de dinheiro.

Depois de todas estas rotinas executadas o marcador de ronda desce para a ronda seguinte e começa-se com novo turno. Se já tiverem sido jogados as 4 rondas o jogo entra na fase de Pontuação Final.

Na fase de Pontuação Final os jogadores vendem todos os recursos que tiverem no seu tabuleiro e pontuam 1 ponto de vitória por cada 4 moedas. Quem tiver mais pontos ganha, em caso de empate há vários vencedores!

Conclusões:

Artificium é um jogo simpático com princípios simples – produzir sequências de cartas que nos façam ganhar pontos.

Do ponto de vista do material Artificium é bem agradável e as ilustrações muito ao jeito Settlers. É um jogo rápido com um preço aceitável e proporciona bons momentos sem ter montanhas de estratégia, aliás a sorte tem uma porção considerável no jogo o que, na minha opinião, desagradará os mais estrategas.

Não sendo um quebra cabeças é um jogo que exige reflexão e sentido de adaptação aos condicionalismos das cartas que nos são “servidas”.

No final fica um jogo interessante que merece uma oportunidade.

Ligações:

Site da Lifestyle Boardgames Ltd AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo (inglês) AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

One Comment leave one →
  1. 2015/10/18 06:22

    Mais uma excelente review. Parabéns, e obrigado por todo o tempo que colocas na divulgação do hobby. Descobri o blog há pouco tempo,as já sou leitor assíduo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: