Sushi Go!

2015/10/22

Sint-SGo

Sinopse:

Em Sushi Go os jogadores vão colecionar diferentes variedades de Sushi ao longo de três rondas para obterem a maior pontuação.

Como se joga:

No início de cada ronda baralham-se as cartas (108 cartas no início da 1ª ronda) e distribuem-se da seguinte forma:

  • A 3 jogadores cada jogador recebe 9 cartas;
  • A 4 jogadores cada jogador recebe 8 cartas;
  • A 5 jogadores cada jogador recebe 7 cartas;

As cartas que sobram são colocadas de lado para voltar a ser usadas nas rondas seguintes.

O jogo decorre ao longo de 3 rondas. Os jogadores executam em simultâneo as seguintes ações:

  • Escolher uma carta e jogá-la à sua frente de face oculta.
  • Depois de todos terem selecionado uma carta revelam-se em simultâneo.
  • Passam-se as cartas da mão para o jogador à esquerda.

Quando o jogador tiver apenas duas cartas na mão, escolhe uma e dá a outra ao jogador à sua esquerda.

Depois de todas as cartas da mão serem escolhidas faz-se uma pontuação intermédia e regista-se no bloco apropriado. Em seguida, as cartas são todas descartadas à exceção das cartas de pudim que só serão pontuadas no fim do jogo.

As cartas:

Nigiri – As cartas de Nigiri valem 1, 2 ou 3 pontos cada uma;

Wasabi – As cartas Wasabi triplicam o valor de uma carta de Nigiri, no entanto, o Wasabi tem de ser jogado num turno anterior ao do Nigiri que se pretende valorizar;

Tempura – As cartas de Tempura dão 5 pontos por cada set de 2 cartas de Tempura (uma carta de Tempura não vale nada);

Sashimi – As cartas de Sashimi dão 10 pontos por cada set de 3 cartas de Sashimi (uma ou duas cartas de Sashimi não valem nada);

Machi Roll – O jogador com mais rolos no fim de cada ronda ganha 6 pontos, o segundo jogador ganha 3 pontos;

Vieiras – Quantas mais cartas de Vieiras o jogador tiver mais ganhará (1-3-6-10-15 pontos);

Pauzinhos – No seu turno, quem tiver a carta de pauzinhos na sua área de jogo poderá baixar duas cartas em vez de uma. Para isso só precisa de anunciar aos outros jogadores dizendo “Sushi Go”, recolher a carta de Pauzinhos para a mão e baixar duas cartas. Quem ficar com esta carta no fim da ronda não ganha nada por ela!

Pudim – Os pudins só darão pontos no fim da 3ª ronda. Quem tiver mais pudins ganha 6 pontos, quem tiver menos pudins perde 6  pontos.

Image Oliver Richtberg

Depois de contados os pontos no fim da 3ª ronda, ganha quem tiver mais pontos.

Conclusões:

Sushi Go! é divertido, rápido e excelente para jogar entre amigos e família. A qualidade geral dos componentes é boa e as ilustrações são também muito aceitáveis.

À medida que se joga mais partidas os jogadores começam a ter mais cuidado com o jogo dos adversários e deixam de jogar tanto em “solitário”.

As regras são curtas bem escritas e de tal forma que não dão espaço para que haja equívocos. O mecanismo é inspirado no card draft usado no 7 Wonders mas com muito menos pormenores.

Em torno da mesa cria-se sempre um bom ambiente a jogar Sushi Go! e por isso o aconselhamos vivamente sobretudo a jogadores que dão ainda os primeiros passos e grupos de jogo mais casual.

Sushi Go! é pequeno, barato fácil de explicar e de aprender e um excelente e eficaz exemplo do que é o card draft, muito fluido e propenso a jogar várias partidas seguidas!

Ligações:

Site da Zoch Verlag AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo (inglês) AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

2 comentários leave one →
  1. 2015/10/23 11:34

    Interessante review! Era um dos próximos vídeos que contava fazer no canal, porque acho que o jogo é um excelente filler.
    Um abraço

Trackbacks

  1. Novidade Walker-Harding | JogoEu