Skip to content

Game of Trains

2015/12/26

Sint-GoTr

Sinopse:

Game of Trains é um jogo de cartas onde o objetivo é colocar as sete cartas do nosso comboio por ordem ascendente, para isso teremos trocá-las de posição ou substitui-las por outras, sem nunca esquecer de atrasar a missão dos nossos adversários.

Como se joga:

Cada jogador recebe uma carta de locomotiva, de seguida baralham-se as cartas de carruagem (com números) e distribuem-se 7 a cada jogador. Com as cartas que sobram forma-se um baralho de face oculta no centro da mesa.

Os jogadores colocam as 7 cartas de carruagem que receberam por ordem decrescente da esquerda para a direita (a partir da sua locomotiva), ou seja, o maior número fica do lado direito da carta de locomotiva e a carta com o menor número ficará no último lugar do comboio.

Determina-se quem é o jogador inicial que recebe 1 carta de carruagem do topo do baralho de carruagem que está no centro da mesa, o segundo jogador (no sentido dos ponteiros do relógio) recebe 2 cartas, o terceiro 3 cartas e o quarto 4 cartas.

pic2807276_md

Image David Pereira

O jogador inicial começa por trocar a sua carta da mão por uma do seu comboio à escolha. A carta que se substitui é colocada no centro da mesa com a face visível, ao lado do baralho de carruagens. Todos os outros jogadores, no sentido dos ponteiros do relógio, fazem o mesmo, com a diferença que irão descartar mais cartas, pois além da carta que substituem do seu comboio, descartarão também a/s carta/s que sobrar na mão.

Sempre que no centro da mesa se encontrarem duas cartas com a mesma funcionalidade (pictograma no centro superior das cartas), as respetivas cartas são imediatamente descartadas.

pic2757006_md

Image Allen OConnor

No seu turno um jogador escolhe se quer:

  • tirar a carta do topo baralho (face oculta);
  • usar a funcionalidade de uma carta do centro da mesa (face visível).

Se optar por tirar a carta do topo baralho, terá obrigatoriamente de substitui-la por uma do seu comboio. A carta retirada coloca-se no centro da mesa junto do baralho com a face visível.

Se optar por usar a funcionalidade de uma carta do centro da mesa, basta aplicar a respetiva funcionalidade e em seguida descartar essa carta.

As funcionalidades das cartas são as seguintes:

TGoTr1

 

Trocar duas cartas adjacentes no comboio.

TGoTr3 Trocar duas cartas no comboio que tenham 1 carta a separá-las.

 Mover uma carruagem dois espaços para a direita. Atenção: o jogador TGoTr2tem mesmo de mover a carta dois espaços para a direita, se não
tiver cartas suficientes para o fazer não pode escolher esta ação!

TGoTr4 Mover uma carruagem dois espaços para a esquerda. Atenção: o jogador tem mesmo de mover a carta dois espaços para a direita, se não
tiver cartas suficientes para o fazer não pode escolher esta ação!

TGoTr5

Esta carta é usada para proteger as carruagens do comboio mais à esquerda, ao meio (4ª carta) e mais à direita. Ao escolher esta carta o jogador coloca-a sob uma das referidas cartas do seu comboio para assim ficar protegido dos ataques adversários (cartas das cruzes vermelhas). Sempre que uma carta protegida é movida perde a sua proteção (descartada) e fica vulnerável em futuros ataques.

Cada uma destas funcionalidades se traduz na obrigatoriedade dos adversários, de quem a escolhe, eliminarem uma carta dos seus comboios.
Ou a carta mais à direita, ou carta qTGoTr6ue está no meio (4ª carta) ou a carta mais à esquerda. Depois de descartarem as suas cartas todos os jogadores as repõem com uma carta do topo do baralho.

.

Se durante o jogo as cartas do baralho se esgotarem, baralham-se as cartas de descarte e forma-se um novo baralho.

O jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio até que um jogador consiga colocar todas as suas cartas de carruagem (comboio) por ordem crescente.

Conclusões:

Game of Trains é um jogo de cartas simpático de uma simplicidade impressionante que permite jogá-lo consecutivamente sem nos cansarmos. Obviamente que o factor sorte está presente em doses generosas mas as habilidades das cartas permite compensar essa aleatoriedade.

As ilustrações do jogo são dignas de registo pois há um desenho para cada carruagem que compõe o jogo, embora algumas delas sejam apenas mudança da cor.

Um jogo bem interessante para terminar uma noite de jogos!

 

Ligações:

Site da Brain Games AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo (alemão) AQUI

Comprar:

PhilibertAQUI

 

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: