Skip to content

Celestia

2015/12/28

Sint-Celestia

Sinopse:

Em Celestia os jogadores viajam numa aeronave que vai sendo pilotada à vez pelos jogadores. O objetivo é ir conquistando cartas valiosas apostando corretamente no momento certo para sair da aeronave.

Como se joga:

Começa-se por colocar as 9 fichas ovais no centro da mesa por ordem crescente (do 1+ ao 25).

Baralham-se as cartas de tesouro, correspondente a cada uma das nove cidade, e colocam-se ao lado das respetivas cidades com a face oculta.

Coloca-se a aeronave na cidade de menor valor (valor 1+), cada jogador escolhe uma cor e recebe uma ficha com a personagem correspondente um marcador nessa cor.

Baralham-se todas as cartas de Equipamento, Poderes Especiais e Turbo e forma-se um baralho de face oculta de onde se retiram cartas para os jogadores [8 cartas2 jogadores; 6 cartas4 ou mais jogadores].

pic2578351_md

Image W. Eric Martin

Define-se um jogador inicial que assume o comando da aeronave. No papel de capitão verifica-se quantos dados estão desenhados na ficha oval onde a aeronave está “parada”, e lança-os.

Em seguida, no sentido dos ponteiros do relógio cada jogador, à vez, diz em voz alta se pretende continuar a viagem ou parar naquela cidade.

A escolha dos jogadores ficarem ou saírem da aeronave faz-se em função de acreditarem ou não que o capitão tem na sua mão cartas com os símbolos que saíram nas faces dos dados lançados inicialmente pelo capitão. Todos os dados têm 4 pictogramas diferentes:

dados-Celestia

Os dados têm uma face com desenho de espadas cruzadas, uma face com desenho de ave vermelha, uma face com desenho de nuvem azul, uma face com desenho de relâmpago amarelo e duas faces em branco.

Depois de todos terem decidido se ficam ou saem da aeronave, o capitão anuncia se tem ou não as cartas com os símbolos que saíram nas faces dos dados.

No caso de ter as cartas, descarta-as e avança a aeronave para a ficha oval seguinte e passa os dados ao jogador que está à sua esquerda, que passa a ser o capitão da ronda seguinte.

pic2716242_md

Image Henk Rolleman

No caso de não ter as cartas, a aeronave despenha-se e volta para a ficha oval de menor valor (1+), todos os marcadores de jogadores são  e todos os jogadores recebem uma carta do baralho (compensação). Os dados passam para o jogador que está à esquerda do capitão, que passa a ser o capitão da ronda seguinte.

Quando um jogador decide sair da aeronave retira o seu marcador e uma carta do topo do baralho das cartas dessa cidade. Cada carta tem um valor que concorrerá para encontrar o vencedor final. Algumas cartas têm poderes especiais:

  • Cartas turbo (8x) – Permitem ao capitão não pagar um dos símbolos;
  • Desembarque (2x) – Permite a um jogador obrigar outro jogador a sair da aeronave (exceto capitão);
  • Jetpack (2x) – Permite a um jogador sair da aeronave logo após ela se ter despenhado, podendo tirar uma carta do baralho da cidade onde estava antes de se despenhar;
  • Atalho (2x) – Permite que o capitão relance todos os dados novamente;
  • Ventania (2x) – Permite que um jogador force o capitão a relançar todos os dados com faces em branco.
  • Monóculo e vidro ( x4) – Permite ignorar os símbolos dos dados e fazer avançar a aeronave.

Antes de começar uma nova viagem (ronda após um despenhamento) confirma-se que ninguém fez ou ultrapassou os 50 pontos. No caso de alguém o ter conseguido já não se inicia a nova viagem! O vencedor é quem tiver mais pontos!

Conclusões:

Celestia é um jogo com uma qualidade de produção e de ilustração que o coloca ao nível do que melhor se faz na indústria dos jogos. Uma linha temática que se inspira num conceito onírico que nos transporta para um mundo de magia e de fantasia aliciante!

O jogo em si é uma readaptação de Cloud 9, um jogo muito interessante e que injustamente nunca teve grande expressão. Com esta nova “roupagem” ganha uma nova dimensão estratégica ao mesmo tempo que aproveita todas as vantagens do jogo base.

Em poucas palavras podemos dizer que Celestia é um semi-cooperativo que promove o bluff e que vive muito do meta jogo, sendo por isso uma experiência mais ou menos agradável em função do grupo com quem se joga.

Em suma Celestia é um jogo muito simples, muito tático e, sobretudo, muito divertido! Uma agradabilíssima surpresa de 2015!

Ligações:

Site da Blam! AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo (inglês) AQUI

Comprar:

PhilibertAQUI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: