Skip to content

Cornwall

2016/01/06

Sint-CW.png

Sinopse:

Em Cornwall o objetivo é obter pontos pela colocação das fichas de paisagem e dos trabalhadores. Quem tiver a maioria nos diferentes territórios que se formam ao longo da partida obterá pontos. No fim ganha quem conseguir mais pontos!

Como se joga:

Montagem do jogo:

Cada jogador escolhe uma cor e recebe 7 trabalhadores (meeples) e um disco dessa cor; recebe também uma moeda.

Cada jogador coloca o seu disco na casa 0/40 do tabuleiro de pontuação.

No centro da mesa coloca-se a peça de início, com as 5 paisagens diferentes (pântano, floresta, montanha, aldeia e prado). Num dos lados da mesa coloca-se o tabuleiro da pontuação, a reserva das moedas, as casas Cottage (cottages) e a ficha do bar (Pub).

No início do jogo cada jogador terá 4 trabalhadores pequenos, 2 trabalhadores altos e 1 trabalhador grande, cada um tem os seguintes valores:

  • Pequeno = 1
  • Alto = 2
  • Grande = 3

Estes valores só serão usados quando for necessário comparar os jogadores que partilham o mesmo território (conjunto de fichas adjacentes com a mesma paisagem) e saber quem está em maioria.

Por fim baralham-se as fichas de paisagem e com elas forma-se um monte de face oculta que servirá para todos os jogadores.

Uma ficha de paisagem é composta por 3 campos (hexágonos) com 2 ou 3 paisagens diferentes.

CW5.png

Image Schmidt Spiele

Sequência de jogo:

 No seu turno e no sentido do ponteiro do relógio, cada jogador leva a cabo as seguintes ações por esta exata ordem:

  1. Revelar uma ficha de paisagem (3 paisagens) e coloca-la adjacente às que já estão colocadas no centro da mesa;
  2. Colocar trabalhador/es (meeples) dos seus na ficha de paisagem que colocou [ação opcional];
  3. Avaliar território/s completo/s [se aplicável].

A primeira ação é revelar uma ficha de paisagem e coloca-la no centro da mesa, adjacente às fichas já colocadas previamente. É necessário obedecer às seguintes regras:

  • Nenhuma ficha de paisagem pode cobrir outra ficha de paisagem;
  • Pelo menos um dos campos de paisagem da ficha revelada tem de coincidir com a paisagem adjacente à qual se liga a nova ficha;
  • Pelo menos 2 lados da ficha revelada têm de tocar na/s ficha/s adjacente/s;
  • Uma ficha com o desenho de uma casa (cottage) depois de colocada em jogo recebe um marcador de casa  Cottage. A partir desse momento, o território composto pela mesma paisagem a que pertence essa casa, não poderá ser mais ampliado.

É possível ganhar moedas pela colocação de uma ficha de paisagem, isso acontece quando a ficha colocada expande uma determinado tipo de paisagem, por exemplo:

  • Quando ao colocar uma ficha de paisagem se consegue expandir 2 tipos diferentes, recebe-se 1 moeda (exemplo A);

CW1

  • Quando ao colocar uma ficha de paisagem só se consegue expandir 1 tipo de paisagem não se recebe moeda nenhuma (exemplo B e C);

 

 

  • Quando ao colocar uma ficha de paisagem se consegue expandir 3 tipos diferentes, recebe-se 2 moedas (exemplo D);

CW4.png

No raríssimo caso da ficha de paisagem não se enquadrar em nenhuma das anteriores regras, descarta-se para o fundo do monte de reserva e revela-se uma nova do topo do monte.

A segunda ação é opcional. Depois de colocar a sua ficha de paisagem o jogador pode colocar até 3 trabalhadores (meeples) dos seus sobre a ficha jogada (1 por cada campo da ficha).

  • Colocar 1 trabalhador não custa nada, desde que não haja nenhum trabalhador já colocado nesse território (paisagem composta por dois ou mais fichas de paisagem adjacentes). Por cada trabalhador que esteja no território onde pretende colocar um dos seus, terá de pagar uma moeda adicional, ou seja, para colocar um dos seus trabalhadores num território onde já haja 2 trabalhadores (seus e/ou dos adversários), o jogador pagará 2 moedas adicionais.
  • Colocar 2 trabalhadores custa 1 moeda mais o total de trabalhadores que já estiverem nesse território.
  • Colocar 3 trabalhadores custa 2 moedas mais o total de trabalhadores que já estiverem nesse território.

Quando um jogador coloca um trabalhadores sobre um campo com o desenho de uma capela CW6 recebe imediatamente 3 pontos.

A terceira ação é avaliar uma região terminada. Esta ação só se realizar quando se conjugam algumas condições:

  • Quando se coloca uma ficha com uma casa (cottage) Cottage ;
  • Quando um território não pode ser mais expandido por estar completamente rodeado por campos com paisagens diferentes desse território;
  • Depois de avaliar um território todos os trabalhadores aí colocados são retirados e colocados na ficha do bar (Pub).

Quando se avalia um território:

  1. Verifica-se quem está em maioria (verificar o valor dos trabalhadores no capítulo Montagem do jogo);
  2. Se a região não tiver o símbolo de uma bandeira negra com uma cruz branca, só quem estiver em maioria ganha 1 pontos por cada campo que componha o território (pântanos são uma exceção);
  3. Se a região tiver pelo menos um símbolo de bandeira negra com uma cruz branca, quem estiver em maioria ganha 2 pontos por cada campo que componha o território e o segundo ganha 1 ponto por cada campo;
  4. Territórios de ALDEIA valem 3 pontos por cada campo para quem tiver a maioria e 1 pontos por cada campo para o segundo jogador.

Quando há empate na maioria para o primeiro lugar, somam-se os pontos para primeiro e segundo lugar e dividem-se pelos jogadores empatados (arredonda-se para cima se necessário). O segundo classificado não pontua neste caso (na verdade não seria segundo classificado em termos de maioria!)

Quando há empate na maioria para o segundo lugar (territórios com bandeira e pântanos), o total de pontos é dividido pelos jogadores empatados (arredonda-se para cima se necessário).

O bar (Pub) é o local onde se colocam os trabalhadores depois de se avaliar um território. Para um jogador reaver todos os seus trabalhadores é preciso pagar 1 moeda.

É possível a um jogador colocar uma ficha de paisagem, ganhar moedas por ter conseguido expandir mais que um território e com o dinheiro ganho pagar para resgatar todos os seus trabalhadores do bar (Pub). Em seguida o jogador já terá trabalhadores para executar a segunda ação (ver segunda ação).

Fim do jogo

O fim do jogo acontece quando a última ficha de paisagem for colocada. Todos os territórios de Pântano são agora avaliados da mesma forma como um território com bandeira, ou seja, 2 pontos por cada campo para o jogador em maioria e 1 ponto por cada campo para o jogador em segundo.

Cada moeda vale 1 ponto.

Quem tiver mais pontos ganha o jogo, em caso de empate, ganha quem tiver mais moedas.

Conclusões:

Cornwall é servido por materiais de muito boa qualidade e uma ilustração honesta.

O jogo destaca-se logo à primeira vista pela forma dos encaixes das fichas de paisagem, uma forma hexagonal com arestas irregulares.

As regras são relativamente fáceis de aprender mas nas primeiras partidas pode ser necessário confirmar alguns pormenores. Talvez pudessem estar mais explícitas, no entanto, os vários exemplos servem para tirar as dúvidas iniciais.

No fim, Cornwall é um pequeno jogo de colocação de fichas com semelhanças evidentes a Carcassonne mas ao mesmo tempo com diferenças óbvias. Um jogo onde é preciso gerir bem os trabalhadores  e ainda melhor o dinheiro, que é sempre escasso e difícil de se conseguir.

Um jogo muito simpático e claramente voltado para um público familiar.

 

Ligações:

Site da Schmidt Spiele AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo (inglês) AQUI

Comprar:

PhilibertAQUI

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: