Skip to content

Haus der Sonne

2016/01/07

Sint-HdS

Sinopse:

Em Haus der Sonne os jogadores tentam construir as suas estátuas o mais alto possível na montanha para assim obterem as melhores pontuações, porém o risco nem sempre compensa pois quando o vulcão entra em erupção destrói tudo por onde passa, inclusivamente… estátuas!

Como se joga:

⇒ Montagem do jogo

Cada jogador escolhe uma cor e recebe os componentes dessa cor. Os Xamãs são colocados nas praias onde se vêem as cabanas.

Determina-se o jogador inicial que recebe a carta correspondente.

Cada jogador ordena os discos numerados e os marcadores cilíndricos à sua frente.

Os marcadores de pontuação são colocados na casa 0/50 da escala de pontos.

As cartas de palmeira são separadas em três montes (1 palmeira, 2 palmeiras e 3 palmeiras) e colocadas no tabuleiro anexo (o da escala de pontos). Do monte de cartas com uma palmeira revelam-se as 12 cartas do topo e colocam-se nas abas em volta do tabuleiro principal (ilha). No final sobrarão 3 cartas no monte de cartas de uma palmeira, 12 cartas de duas palmeiras e 15 cartas de três palmeiras.

Por fim colocam-se de forma aleatória as cartas de pontuação e a da Princesa da Lava. O barco coloca-se no espaço apropriado no tabuleiro principal na casa onde se vê um pequeno pontão. Ao lado do tabuleiro reservam-se os pequenos discos de lava.

⇒ Sequência de jogo

O jogo dura 2 rondas e joga-se em turnos alternados. Na sua vez cada jogador pode executar uma ação de três disponíveis:

  1. Colocar um disco numerado no tabuleiro;
  2. Recolher um disco numerado do tabuleiro;
  3. Mover o barco de pesca 1 espaço (condicional).

→ Uma das ações possíveis, ação 1, é colocar um disco numerado no tabuleiro.

Na praia onde se coloca o disco pode haver mais que um disco, no entanto, ao colocar um disco novo, o seu valor terá de ser diferente do valor do/s da cor adversária. Por exemplo, se numa praia estiverem dois discos vermelhos de valor 1 e 2, o amarelo terá de colocar nessa praia um disco de valor diferente de 3 pois (vermelho:  1+2=3).

Os discos só podem ser colocados em espaços de praia.

  • Se for colocado num espaço de praia não adjacente ao barco, o jogador pode mover os seu Xamã até 2 casas, no entanto, o jogador só pode usar 1 delas para subir a montanha. Pode usar 2 movimentos para se mover lateralmente; um para subir e outro para se mover lateralmente ou ainda dois para descer. [o jogador pode mover apenas 1 casa ou nenhuma se assim o entender!]

Um Xamã pode mover-se para uma casa onde haja o Xamã adversário mas não pode parar lá, por outro lado, pode mover-se para uma casa onde haja uma estátua e parar aí, se quiser. Os Xamãs não podem entrar em casas de lava (no cume da montanha). Os Xamãs entram sempre em jogo pelas casas de praia mas depois de começarem a subir nunca mais descem para este nível.

  • Se for colocado num espaço de praia adjacente ao barco, o jogador pode mover o barco, no sentido dos ponteiros do relógio, tantas casas como o número do disco que colocou.

→ A outra ação possível, ação 2, é retirar um disco numerado no tabuleiro.

Após retirar um disco de uma praia o jogador pode mover o seu Xamã até 2 casas obedecendo às mesmas regras enunciadas para a ação 1 (colocar um disco numerado no tabuleiro).

→ Finalmente, o jogador poderá optar pela ação 3 que lhe permite mover o barco de pesca 1 espaço, todavia há uma condição para usar esta ação: não ter nenhum disco disponível para jogar, ou seja, ter todos os discos colocados nas praias da ilha.

hdsmaterial_50

Mover o barco

Quando se move o barco o jogador irá parar numa praia e de seguida procede-se à distribuição das cartas dessa praia. Poderão acontecer os seguintes cenários:

  • Só há discos de um jogador nessa praia: nesse caso esse jogador retira o seu disco ou discos da praia e coloca-o/s na sua área de jogo (à sua frente fora da ilha), em seguida escolhe uma das cartas e executa imediatamente a sua ação (exceto cestas de peixe e cartas de búzio), antes de passar o turno, preenche a aba vazia com uma nova carta de palmeira (primeiro usam-se as cartas de 1 palmeira, depois as de 2 palmeiras e por fim as de 3 palmeiras);
  • Não há discos de nenhum jogador nessa praia: nesse caso ninguém recebe cartas e o jogo segue com o turno do jogador seguinte;
  • Há discos de ambos os jogadores na praia: nesse caso o jogador com o disco (ou somatório de discos) de maior valor, retira o seu disco ou discos da praia e coloca-o/s na sua área de jogo (à sua frente fora da ilha), em seguida escolhe uma das cartas e executa imediatamente a sua ação (exceto cestas de peixe e cartas de búzio). De seguida, preenche-se a aba com uma nova carta de palmeira e passa o turno ao jogador seguinte que faz o mesmo com a carta sobrante.Atenção: há uma exceção a esta regra que acontece quando as cartas disponíveis são iguais, nessa situação só o jogador que escolhe primeiro é que tem direito a escolher uma carta. Pode acontecer que ao repor uma nova carta de palmeira o segundo jogador perca a possibilidade de retirar carta!

Sempre que se revela uma carta de Lava, um disco de lava é colocado no vulcão, no setor correpondente ao local onde saiu a referida carta. Se já houver discos nesse sector, empilha-se o novo sobre os que lá estiverem.

As cartas

As cartas de estátua são usadas de imediato. Depois de escolher uma carta de estátua o jogador coloca um dos seus marcadores de estátua no setor onde tiver o seu Xamã. Se não poder realizar a ação da carta, descarta-a e não realiza a ação!

As cartas de Sacerdotisa da Lava são usadas de imediato. Depois de escolher uma carta de Sacerdotisa da Lava, o jogador pode mover um disco de lava para o setor da direita ou da esquerda. Também é possível comprar a carta de Sacerdotisa da Lava (tabuleiro anexo) por 1 búzio, essa carta tem o mesmo efeito.

As cartas de búzio podem ser usadas de imediato ou guardadas pelo jogador. Uma carta de búzio permite comprar cartas de bonificação e/ou Sacerdotisa da Lava (tabuleiro anexo).

As cartas de concha, cesta de peixe e Nautilus são cartas que o jogador guarda na sua área de jogo para pontuar na fase de pontuação.

pic2821755_md

Image Peter Dringautzki

A fase de pontuação

Depois de colocar a última carta do monte de cartas de 2 palmeiras começa imediatamente a primeira fase de pontuação.

A segunda fase de pontuação acontece imediatamente após se colocar a última carta do monte de cartas de 3 palmeiras e o barco for movido para uma praia sem cartas.

Antes de começar a fase de pontuação os jogadores têm oportunidade de comprar uma carta de bonificação (tabuleiro anexo) começando pelo jogador que desencadeou a fase de pontuação.

Estes são os passos de uma fase de pontuação:

  • O vulcão entra em erupção. Movem-se os discos que estiverem em cada um dos 6 setores para os 3 níveis da montanha. Se houver mais que 1 disco num setor, coloca-se o primeiro no 1.º nível (rocha), a seguir no 2.º nível (floresta) e o terceiro no 3.º nível (planície). Se houver mais de três discos, os sobrantes são retirados de jogo. Qualquer estátua que esteja no espaço onde se tenha de colocar um disco de lava é devolvida ao seu dono e não será pontuada!
  • Pontuação por estátuas:
    • Nível rocha = 3 pontos / estátua;
    • Nível floresta = 2 pontos / estátua;
    • Nível planície = 1 ponto / estátua;
  • Pontuação por cestas de peixe. O jogador que tiver mais cestas de peixe ganha 3 pontos. Se estiverem empatados ninguém pontua.
  • Pontuação por pérolas:
    • Concha com pérolas brancas = 1 ponto cada carta;
    • Concha com pérolas pretas = 2 pontos cada carta;
    • Combinação das duas cores de pérolas = 3 pontos;
    • Nautilus (só na 2.ª pontuação) = 3 pontos.
  • Pontuação por cartas de bonificação:
    • Borboletas = 1 pontos por cada carta com o símbolo de uma borboleta;
    • Maioria por Estátuas = 2 pontos por cada nível da montanha onde o jogador tenha maioria (rocha, floresta e planície);
    • Setores completos = 4 pontos por cada setor onde o jogador tenha estátuas em todos os níveis (rocha, floresta e planície);
    • Maioria na Rocha = 2 pontos pela maioria no nível 1 da montanha (rocha);
    • Maioria na Floresta = 2 pontos pela maioria no nível 2 da montanha (floresta);

Apenas na segunda pontuação: Pontuação suplementar !

  • Pontuação por búzios = 1 pontos por cada carta de búzio que reservar.

Montagem antes de começar a segunda ronda:

  • Remover todos os discos de lava da ilha;
  • Devolver todas as cartas e bonificação ao tabuleiro anexo (ficam de novo disponíveis para serem compradas);
  • Virar para a face visível a carta da Sacerdotisa da Lava do tabuleiro anexo (se tiver sido comprada estará virada);
  • As cartas de Cestas de Peixe, Conchas e Búzios mantêm-se com o jogador para a segunda fase de pontuação!

⇒ Fim do jogo

O jogo termina no final da segunda fase de pontuação e o vencedor será o jogador com mais pontuação, em caso de empate ganha quem tiver mais estátuas colocadas na ilha. Se mesmo assim persistir empate ganha que não tiver a carta de jogador inicial!

Conclusões:

Haus der Sonne é um jogo para duas pessoas e desde logo acaba por o arredar de uma plateia mais amplas de jogadores o que é manifestamente lamentável pois trata-se de um belíssimo jogo para dois jogadores.

O jogo tem bons componentes, ilustrações muito condizentes com a temática o que enaltece a experiência temática do jogo.

Do ponto de vista da jogabilidade podemos dizer que se trata de um jogo com regras relativamente fáceis de assimilar mas que exige uma leitura bem atenta pois tem alguns casos de exceção que podem conduzir-nos a jogar erradamente.

A lamentar a presença do fator sorte, por vezes demasiado penalizador no momento do preenchimento das abas aquando da distribuição das cartas; e também das cartas de Lava, embora, para esta última o próprio mecanismo do jogo tenha encontrado uma solução – cartas da Sacerdotisa – todavia é todo um caminho que nos atrasa e por vezes afasta irremediavelmente de outras opções estratégicas.

Não negligenciando estes reparos Haus der Sonne é jogo muito tático, tenso e com um grau de exigência estratégica que não desiludirá os mais exigentes. Um título que verá muita mesa certamente!

Ligações:

Site da Feuerland Spiele AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo (inglês) AQUI

Comprar:

Feuerland ShopAQUI

2 comentários leave one →
  1. 2016/01/12 17:42

    Adorei esta review! Parabéns! Vou ter de experimentar este jogo!

    • abruk permalink*
      2016/01/12 18:51

      Obrigado Hugo, sempre simpático. Tenho todo o prazer em o jogar contigo se estiveres na disposição de vires ao nosso encontro mensal do próximo sábado! Alinhas?😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: