Aquatika

2016/01/14

Sint-Aquatika

Sinopse:

Em Aquatika o nosso objetivo é conseguir alcançar a nossa casa com uma das nossas 9 peças de peixe, que se encontra do lado do tabuleiro onde começa o nosso adversário. Quem o conseguir primeiro ganha o jogo!

Como se joga:

⇒ Montagem do jogo

Cada jogador escolhe uma cor e recebe os componentes (peixes) dessa cor. No centro da mesa coloca-se o tabuleiro e cada jogador coloca as suas 9 peças como desejar sobre as 9 casas do tabuleiro da sua cor.

aquatika-2016-photo-plateau

⇒ Sequência de jogo

O movimento de todas as peças é sempre de 1 casa. O movimento pode ser em todas as direções exceto para trás.

Os movimentos dos peixes são os seguintes:

  • Polvo: Pode cobrir qualquer peça (exceto outro polvo) das suas ou do adversário, e depois levá-la até onde quiser. Pode deixá-la quando quiser e tapar logo de seguida outra peça ou não. Qualquer jogador apenas pode ver a presa que tem por baixo do seu polvo.
  • Tubarão: Come todos os tipos de peças incluindo outros tubarões. Fica no lugar da presa e coloca-a fora do tabuleiro. Quando come um polvo com presa, tira as duas peças de jogo.
  • Peixe voador: Salta por cima das outras peças (estilo jogo de damas). Pode saltar sobre várias peças mas tem de ser uma de cada vez, ou seja, não pode saltar sobre mais que uma peça ao mesmo tempo.

⇒ Fim do jogo

O jogo termina quando um jogador consegue colocar um dos seus peixes na casa da sua cor que está atrás das nove casas de partida do adversário. O primeiro a consegui-lo é o vencedor!

Conclusões:

As memórias de infância de Jacques Cousteau transportam-me quase sempre para um imaginário muito agradável e feliz, por isso quando dei de caras com este Aquatika associei imediatamente estes dois mundos (é meio parvo, mas acho que é uma boa forma de começar…). A verdade é que de semelhante este Aquatika tem apenas o idioma (comum ao criador, ao editor e ao ilustrador… e também num dos lados das regras – formato A5).

Aquatika é um jogo abstrato com um tema marinho para dois jogadores, orientado para um público mais infantil/adolescente… vá lá, o tema na verdade serve mesmo só para embelezar o pacote (objetivo conseguido) mas na verdade Aquatika é um abstrato, ponto!

O material é de boa qualidade, as regras super fáceis de aprender e de ensinar enquanto que o jogo, não sendo genial pela originalidade, diverte bem e ativa alguns circuitos internos mais recônditos do cérebro (chamam agora a isso ginástica mental, o que, não sei bem porque, me recorda isto aqui!)

Vão ser precisas algumas partidas para começar a tirar o devido partido dos poderes dos diferentes peixes (já agora, um polvo caçar um tubarão não me parece bem…). Bom mas no final podemos afirmar que Aquatika é um jogo interessante para o estilo em que se insere só é pena ser difícil de encontrar. Um exemplo de um jogo quase desconhecido que merece a pena descobrir!

Ligações:

Site da Jeux FK AQUI

JeuxSoc AQUI

Comprar:

Lista de lojas AQUI