Sarkophag

2016/02/06

Sint-Sark

Sinopse:

Em Sarkophag o nosso objetivo é conseguir terminar a ronda com o menor número possível de vazas ganhas! Depois de todas as cartas jogadas somam-se as cabeças de múmia das vazas ganhas e vence quem tiver menos.

Como se joga:

Baralham-se todas as cartas e dão-se 10 a cada jogador.

O jogador à esquerda de quem deu as cartas começa a vaza. Nas vazas seguintes começa o vencedor da vaza anterior. O jogo segue no sentido dos ponteiros do relógio.

Na primeira vaza é proibido jogar a carta com a múmia de 5 cabeças!

O segundo jogador define se a vaza se joga abaixo ou acima da carta que deu início à vaza. Isto é, se o segundo jogador jogar um valor inferior à carta jogada pelo primeiro jogador, todos os outros jogadores terão de jogar valores inferiores à carta inicial. O vencedor da vaza será aquele que jogar o valor mais baixo de todos!

Quando não é possível obedecer à regra estabelecida, os jogadores podem jogar uma carta que contrarie esta regra.

Se por exemplo, numa vaza onde a regra é jogar abaixo da carta inicial, um jogador tiver de jogar uma carta acima da carta inicial, quem levará a vaza é o jogador que tiver jogado a carta mais alta!

Depois de todas as cartas jogadas, cada jogador soma as cabeças de múmia que recolheu durante a partida e quem tiver menos cabeças ganha!

Antes do jogo começar pode combinar-se um valor de cabeças para “rebentar” o jogo e assim jogarem-se várias rondas. Nesta modalidade ganha o jogador com menos cabeças acumuladas quando um dos jogadores “rebentar”.

Conclusões:

Sarkophag tem tudo para nos recordar uma das mais magníficas civilizações humanas – a egípcia – mas depois vai a ver-se e é apenas um jogo de cartas com uma ilustração engraçada!

Não sendo um deck cheio de novidades refrescantes este simples jogo de 60 cartas consegue ser bem engraçado sem inventar nada. É muito bom para usar em contexto escolar, pois mobiliza várias competências matemáticas como a ordem crescente e decrescente, identificação de números, cálculo mental e adição.

Para quem só vê o jogo pela perspetiva da sua dinâmica estratégica terá pouco a aprender com este ultra filler!

Ligações:

Site da Amigo Spiele AQUI

Página no BGG → AQUI

Vídeo (alemão) AQUI

Comprar:

Philibert AQUI