Insect Hotel

2016/02/14

Sint-IH

Sinopse:

Em Insect Hotel o objetivo é conseguir ocupar o nosso hotel com as 6 cartas de insetos indicados, primeiro que os outros jogadores.

Como se joga:

No início do jogo distribui-se um tabuleiro de hotel a cada jogador e baralham-se todas as cartas formando-se um monte comum.

pic2890155_md

No seu turno cada jogador tem duas opções:

  • usar 2 cartas de mel que tenha reservadas de turnos anteriores para atrair um insecto adversário;

OU

  • virar a carta do topo do baralho.

[Cada uma das opções anteriores invalida a outra.]

  • Usar cartas de mel como “isco” para insetos:

Por 2 cartas de mel podemos atrair um insecto adversário. É necessário escolher de entre as suas cartas, voltadas para a face oculta por baixo do seu hotel. Ao escolher uma dessas cartas o jogador tem de verificar se acertou no animal que escolheu ou se a carta que escolheu não corresponde ao animal que disse.

Se acertou, recolhe a carta desse animal e coloca-a no espaço correspondente no seu hotel, em troca paga uma das suas cartas de mel ao adversário que lha deu e a outra carta de mel vai para o descarte;

pic2890157_md

Se falhou, dá uma das suas cartas de mel ao adversário a quem pretendia tirar a carta e a outra vai para o descarte.

  • Virar a carta do topo do baralho principal:

Quando se escolhe esta opção há várias possibilidades:

  1. Quando sai uma carta que corresponde a um inseto existente no nosso hotel, e ainda há espaço para o acolher, o jogador coloca-o no hotel e o seu turno termina nesse momento;
  2. Quando sai uma carta que corresponde a um inseto que não existe no nosso hotel ou já não tempos espaço para o acolher, o jogador coloca-o por baixo do seu hotel, virado para baixo como reserva de insetos, e o seu turno pode continuar, virando mais uma carta;
  3. Quando sai uma carta de mel o jogador recolhe-a e coloca-a ao lado do seu hotel. As cartas de mel servem como isco para insetos mas só podem ser usadas nos turnos seguintes a terem sido conquistadas, o seu turno pode continuar, virando mais uma carta;
  4. Quando sai uma carta de barata, o jogador perde todas as cartas de mel acumuladas na sua área de jogo, colocando-as no descarte assim como a carta da barata, o seu turno termina imediatamente;
  5. Quando sai uma carta de aranha, o jogador pode escolher um animal que esteja sem par no hotel de um adversário para descartar, conjuntamente com a carta de aranha. O turno do jogador termina imediatamente.

O jogo termina assim que um dos jogadores conseguir a ocupação total do seu hotel de insetos, sendo declarado vencedor!

Conclusões:

Insect Hotel é um jogo infantil com regras muito fáceis e uma duração curta.

Os componentes são interessantes, as cartas são grossas e bastante apropriadas a esta faixa etária.

A sorte assume um papel preponderante (é um push your luck) e por isso não se recomenda a gente avessa a esta variável! Mas também a componente de memorização surge bem patente na mecânica geral do jogo.

As ilustrações são muito interessantes e a temática ecológica de promoção dos hotéis de insetos é de louvar. Mais informações sobre este tema podem ser entradas AQUI.

Em geral Insect Hotel não é propriamente um jogo de encher o olho, mas pelo conteúdo que aborda e pela facilidade com que se ensina e aprende, deve ser tido em conta, sobretudo num contexto educativo e por todos os que gostam de jogos de cartas em família em que os pequenos também possam jogar.

Ligações:

Site da Logis AQUI

Página no BGG → AQUI

Vídeo (alemão) AQUI

Comprar:

Amazon.de AQUI