Skip to content

Mombasa

2016/02/22

sint-momb

Sinopse:

Em Mombasa os jogadores são investidores que influenciam os quatro mercados africanos existentes no tabuleiro: Mombasa, Cape Town, Saint-Louis e Cairo. Através de uma engenhosa mecânica e inúmeras variáveis os jogadores procurarão conseguir

Como se joga:

⇒ Montagem do jogo

Coloca-se o tabuleiro no centro da mesa e em redor montam-se as grelhas de progressão das quatro companhias (ver setup aleatório para futuras partidas).

Colocam-se os postos comerciais nas respetivas praças (Mombasa, Cairo, Saint-Louis e Cape Town).

Forma-se o baralho de cartas de ação empilhando as cartas A sobre as B, depois essas sobre as C e assim por diante até ao último monte de cartas E que ficam na base do baralho.

Com o baralho de cartas de ação preenchem-se os 12 espaços do tabuleiro, começando pela coluna da direita, depois a coluna do meio e finalmente a coluna da esquerda.

Ao lado tabuleiro colocam-se as moedas (separadas por valores), os livros virados para baixo (separados por letras A, B e C) e as fichas de bónus (4 fichas).

Preenchem-se os espaços destinados aos livros A, B e C e depois colocam-se moedas nos respetivos espaços (2 jogadores 1 moeda em cada espaço 2/3/4/5/6/7; a 3 jogadores 2 moedas nos espaços 2/4/6 e 1 moeda nos espaços 3/5/7; a 4 jogadores 2 moedas em cada espaço 2/3/4/5/6/7).

As quatro fichas de bónus colocam-se ao lado do tabuleiro.

Image Emile de Maat

Cada jogador escolhe uma cor e recebe:

  • Um tabuleiro;
  • 9 cartas iniciais da sua cor;
  • 4 discos da sua cor, que se colocam nas casas de partida da grelha de cada companhia;
  •  1 diamante que se coloca na casa apropriada do tabuleiro individual;
  • 1 tinteiro que se coloca na casa apropriada do tabuleiro individual;
  • 1 moeda (1 pound);
  • 3 ou 4 quatro marcadores cilíndricos (em partidas a 2 ou 3-4 jogadores respetivamente).

Determina-se que é o jogador inicial e entrega-se o marcador respetivo. Em função da ordem de turno entregam-se as cartas de expansão “1” (chapéu de explorador): valor zero(0) para o jogador inicial, valor um(1) para o jogador à sua esquerda e assim sucessivamente. Essa carta é adicionada à mão de 9 cartas do jogador.

Cada jogador recebe uma ficha de começo específica (ver regras) que definirá quais as cartas que começam na reserva do jogador e quais as companhias onde os jogadores começam com ações.

⇒ Sequência de jogo

Uma partida de Mombasa dura 7 rondas e cada ronda é composta por 3 fases:

  • Fase 1 – Planeamento
  • Fase 2 – Ações
  • Fase 3 – Preparação da ronda seguinte

Na Fase 1 os jogadores escolhem da sua mão cartas para colocar na sua área de ação (abas por baixo do seu tabuleiro) com a face voltada ao contrário. Com o avançar do jogo é possível que essas três ações possam passar a 5.

Depois de todos terem escolhido as suas cartas de ação, todos viram as cartas ao contrário.

Image maeddes maeddison

Na Fase 2 os jogadores podem executar as ações das cartas que escolheram. Cada jogador executa uma ação por turno. As ações possíveis são 6, a saber:

  1. Usar 1 ou mais cartas de bem;
  2. Usar cartas de exploração;
  3. Usar cartas de contabilista;
  4. Usar carta de joalheiro;
  5. Usar um marcador de bónus;
  6. Passar.

1. Esta ação executa-se com cartas com o mesmo bem (banana, algodão ou café). Somando o total das cartas desse bem o jogador poderá usar esse valor para comprar uma carta das que estão expostas no tabuleiro ou avançar nas grelhas das companhias. É possível usar cartas do mesmo bem em turno diferentes.

2. Esta ação executa-se usando todas as cartas de exploração do jogador, o total da soma dessas cartas serve para colocar postos comerciais no mapa. O jogador escolhe uma companhia e retira um posto comercial para colocar no mapa, num território adjacente à praça dessa companhia ou de um posto comercial já em jogo. O posto comercial é sempre retirado do topo de uma das três colunas dessa companhia.

Quando se tem de atravessar uma fronteira de linha fina paga-se 1 ponto de exploração, se for uma fronteira de linha dupla paga-se 2 pontos de exploração e se for necessário tirar desse território um posto comercial de outra companhia é necessário mais 1 ponto de exploração.

Depois de colocar os postos comerciais possíveis, o jogador recebe os bónus dos territórios onde colocou postos comerciais. Os postos comerciais que retirou são devolvidos à companhia de origem, mas nunca se pode cobrir as casas da base dessa companhia que mostram duas moedas.

3. Esta ação permite virar um livro do tabuleiro individual do jogador que a usa pagando 2 moedas, em seguida o jogador vai avançando por cima de cada um dos seus livros se na sua área de cartas de ação estiverem visíveis os bens requisitados pelos respetivos livros. O jogador avança todos os livros que conseguir onde também se incluem os livros virados ao contrário. Quando terminar de avançar, recebe os bónus do livro onde parar.

4. Esta ação permite avançar casas de diamante no tabuleiro individual. O normal é avançar uma casa e ganhar 2 pounds, mas há cartas de comerciante que além disso dão mais diamantes em função das minas da companhia que representam.

5. Esta ação permite colocar um dos marcadores cilíndricos sobre alguns espaços de bonificação no tabuleiro, nas grelhas de pontuação de cada uma das companhias ou numa das quatro cartas de bónus ao lado do tabuleiro.

6. Quando o jogador não tem mais cartas de ação na sua área de jogo, passa a vez. Antes de passar a vez ao jogador seguinte, quem passa escolhe um conjunto de cartas da sua reserva (cartas por cima do seu tabuleiro) e coloca-as na sua mão e em seguida faz subir (face visível) todas as cartas das abas inferiores para as abas superiores respetivas na área das cartas de reserva.

Na Fase 3 os jogadores colocam as moedas sobre os livros da ronda seguinte sobre os respetivos livros, deslizar as cartas do tabuleiro da colunas da esquerda para as da direita que estiverem vazias e depois preencher os espaços que ainda estiverem vazios (de cima para baixo e da direita para a esquerda). Finalmente devolver os marcadores de bónus aos seus donos, com as respetivas fichas conquistadas se for o caso disso.

Image Ann Th.

⇒ Fim do jogo

O jogo termina quando terminar a sétima ronda. De seguida faz-se a pontuação da seguinte forma:

  • 1 ponto por cada pound (moedas);
  • Resultado do produto entre as moedas visíveis de cada companhia pelo número de ações detidas pelo jogador;
  • Último valor visível na escala de diamantes do jogador que conseguiu alcançar;
  • Último valor visível na escala de livros do jogador que conseguiu alcançar.

O jogador que no final da pontuação tiver mais pontos é o vencedor!

Conclusões:

Mombasa é um jogo servido por um excelente conjunto de materiais com ilustrações muito sóbrias e úteis na hora de compreender o que cada espaço proporciona aos jogadores.

O que mais não falta em Mombasa são oportunidades, é um jogo tenso e muito exigente que não se consegue compreender em duas ou três partidas senão num bom encadeamento delas. Mas logo há primeira se percebe que estamos perante um gostoso eurogame cheio de variáveis e em que o toque semi cooperativo da mecânica lhe dá um ar exótico.

O mecanismo de deck-building é o coração deste jogo com inúmeras estratégias viáveis para explorar e que fazem dele, quanto a mim, um dos melhores do ano que passou. Um jogo que todos devem experimentar pelo menos uma vez!

Ligações:

Site da Pegasus Spiele AQUI

Página do jogo no BGG AQUI

Vídeo AQUI

Regras AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: