Skip to content

Potion Explosion

2016/03/07

Sint-PE

Sinopse:

Em Potion Explosion os jogadores vão colecionando berlindes coloridos para completar poções mágicas que por sua vez servirão para formar séries que no fim do jogo darão pontos aos jogadores.

Como se joga:

Setup

Antes do primeiro jogo, monta-se o dispensário que irá servir como suporte dos berlindes em todas as partidas.

Cada jogador recebe um tabuleiro individual, onde irão colocar as fichas de poção.

12622060_434106233454622_6828325032566046438_o

Define-se quem é o jogador inicial nunca mudará, servirá apenas no assegurar que no fim do jogo todos os jogadores jogam o mesmo número de turnos.

Depois retiram-se todas as fichas de poção de dois tipos (16 cartas ao todo). Das restantes poções escolhem-se aleatoriamente 2 por jogador que tenham o símbolo de uma estrela amarela e colocam-se no centro da mesa. Começando pelo jogador inicial e seguindo no sentido dos ponteiros do relógio, cada jogador retira uma poção e coloca-a no seu tabuleiro individual. Depois começa o último jogador a escolher a segunda poção e segue no sentido contrário ao ponteiros do relógio. A segunda poção coloca-se ao lado da primeira no tabuleiro individual de cada jogador.

12640528_434105840121328_8362400832233235407_o

Depois de todos terem duas poções baralham-se as poções restantes e formam-se 5 montes com a face da sua composição virada para cima.

Colocam-se todos os berlindes no dispensário e ao lado dele todas as ficha Ajudante (-2) e algumas fichas de Perícia [4 fichas a 2 jogadores / 5 fichas a 3 jogadores / 6 fichas a 4 jogadores].

Desenvolvimento do jogo

Cada turno joga-se no sentido dos ponteiros do relógio e começa no jogador inicial. Na sua vez os jogadores começam sempre por decidir se querem ou não tirar uma ficha de Ajudante (-2), essa ficha permite-lhe retirar um berlinde de uma das pistas e voltar a colocá-lo no dispensário, depois tira-se sempre um berlinde de uma das pistas do dispensário.

Ao tirar um berlinde há dois berlindes que irão chocar, se esses berlindes forem da mesma cor, o jogador poderá retirar todos os berlindes dessa cor, o choque seguinte obedece à mesma regra, ou seja, se for entre dois berlindes da mesma cor o jogador poderá voltar a tirar todos os berlindes dessa cor. O jogador só pára de tirar berlindes da pista que escolheu, se o choque entre os dois berlindes não for entre berlindes da mesma cor!

Depois de ter os berlindes na mão, o jogador poderá colocá-los nos orifícios das suas duas poções, respeitando as cores de cada um deles!

Se sobrarem berlindes ou não houver mais orifícios com a cor dos berlindes que o jogador tem na mão, ele poderá guardar 3 nos orifícios do recipiente do próprio tabuleiro (reserva). Esses berlindes estarão disponíveis para o seu turno seguinte.

12622540_434105956787983_8719311592559528377_o

Todos os berlindes que sobrem depois de preencher orifícios de poções e recipiente de reserva, são colocados de novo no dispensário, mais à frente, antes do jogador passar o seu turno, por isso devem ser colocados ao lado do tabuleiro do jogador.

Depois de colocar os berlindes nas suas poções, pode acontecer que se complete uma ou até as suas duas poções. Quando isso acontece, retiram-se os berlindes dos orifícios da poção concluída (serão colocados no dispensário antes de passar o turno, mais adiante) e coloca-se a respetiva poção virada ao contrário por baixo do tabuleiro individual.

Durante o seu turno, o jogador pode usar o poder de uma ou mais poções concluídas que tenha, inclusivamente é possível consumir uma poção que o jogador acabou de concluir no próprio turno. Os efeitos provocados pela magia de uma poção nunca desencadeiam a possibilidade de retirar berlindes extra, para além dos que a poção possa permitir obter!

12419101_440253706173208_2999984380964832638_o

Antes de terminar o seu turno o jogador coloca todos os berlindes que ainda tenha ao lado do seu tabuleiro, no dispensário; se tiver menos de duas poções no seu tabuleiro individual poderá ir buscar poções ao topo de um dos 5 montes de poções no centro da mesa para voltar a ter 2 poções no final do seu turno; poderá ganhar um ficha de Perícia se conseguir ter pelo menos 3 poções do mesmo tipo e/ou pelo menos 5 poções diferentes.

O jogo termina quando a última ficha de Perícia é conquistada por um jogador. O jogo também pode terminar se no final de um turno já não houver mais fichas de poção disponíveis na reserva do centro da mesa. Em qualquer das situações o jogo continua no sentido dos ponteiros do relógio até que todos os jogadores tenham o mesmo número de turnos, ou seja, até ter jogado o jogador sentado à direita do jogador inicial.

12419130_440253799506532_4655335025913959215_o

Depois contam-se os pontos da seguinte forma:

  • Pontos por cada poção (número branco sobre fita verde);
  • 4 pontos por cada ficha de Perícia;
  • -2 pontos por cada ficha de Ajudante.

O vencedor será o jogador com mais pontos!

Avaliação:

Potion Explosion é um familiar maravilhoso que aproveita o conceito viciante dos jogos de computador em que é preciso juntar 3 elementos da mesma  cor ou do mesmo tipo para os fazer explodir ao estilo “Jewels“.

Os componentes deixaram-nos verdadeiramente impressionados embora por vezes os berlindes fiquem encravados no interior do dispensário, a fluência do jogo é boa, no entanto, a escolha sobre que berlinde tirar abre espaço a alguma demora na tomada de decisão.

As regras são muito fáceis de aprender e de ensinar e por isso este jogo é daqueles que dá prazer em jogar com os amigos e dificilmente alguém dirá que não quer jogar. Tem sido uma das escolhas regulares dos participantes nos encontros que organizamos.

Tivemos oportunidade de o testar com diferentes grupos, de diferentes faixas etárias e com diferentes tipos de experiências, uns mais regulares outros mais casuais e a resposta final de todos é semelhante: querem repetir!

Este jogo merece estar na nossa ludoteca e certamente veio para ficar!

Ligações:

Site da Horrible Games  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI

Comprar:

Philibert  AQUI

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: