Skip to content

Portal de Molthar

2016/03/11

Sint-PdM

Sinopse:

Em Portal de Molthar os jogadores vão procurar alcançar 12 ou mais pontos ativando personagens especiais através de combinações numéricas de cartas.

Como se joga:

⇒ Setup

No início distribui-se um portal a cada jogador (folha de papel com o desenho de uma janela). Escolhe-se o jogador inicial que vira o seu portal para o lado com um símbolo de jogador inicial no canto inferior esquerdo. De seguida separam-se as cartas de pedras preciosas e de diamantes em montes separados e baralham-se.

No centro da mesa colocam-se os dois montes de cartas (pérola e diamantes). Do topo do monte de pérolas  revelam-se 4 cartas (números) e do topo do monte de diamantes revelam-se 2 cartas (personagens).

Ao lado de cada um dos montes reserva-se um espaço para o seu descarte.

pic2929039_lg

Na sua vez cada jogador pode executar 3 ações do mesmo tipo ou de tipos diferentes. Há 4 tipos de ações que os jogadores podem executar:

  1. Tirar uma carta de pérola;
  2. Remover todas as cartas de pérola visíveis;
  3. Tirar uma carta de personagem e colocá-la no seu portal;
  4. Ativar uma personagem no seu portal.

Uma das ações é escolher uma carta de pérola visível (4 disponíveis) e colocá-la na mão. Antes de passar a vez, todos os jogadores só poderão ter no máximo 5 cartas de pérola na mão.

pic2929040_lg

Outra ação possível é remover todas as 4 cartas de pérola visíveis e repôr com quatro cartas novas do topo do respetivo monte. Sempre que sai uma carta de pérola com um símbolo de duas cartas com duas setas, significa que o jogador terá de remover as duas cartas de personagem visíveis e colocar duas novas do topo do monte de diamante.

12828493_841540989324665_3166750871830376938_o

A terceira ação é tirar uma personagem das duas visíveis e colocá-la num dos dois espaços do seu portal. Quando o portal já tem duas cartas, primeiro o jogador descarta uma das personagem do seu portal e só depois é que coloca a nova personagem. Depois de retirar uma personagem, coloca-se uma nova o espaço vazio do topo do baralho de diamante.

A quarta ação é a ativação de uma personagem que o jogador tenha no seu portal. Para isso o jogador tem de pagar a combinação necessária, descartando as cartas para o monte de descarte das cartas de pérolas. Após ativar uma carta o jogador coloca essa carta do lado direito do seu portal girando-a  180 graus. As cartas de personagem têm duas cores: vermelhas (ação única e imediata) e azuis (ação permanente).

12829057_841540932658004_437839654016296108_o

As cartas azuis podem ter associado, na divisória central, o símbolo da lua do lado esquerdo, que significa que sua ação se executa sempre antes da execução do turno do jogador; no cento, que significa que ação se pode realizar em qualquer altura do turno do jogador; ou do lado direito, que significa que ação se realizar sempre no fim do turno do jogador. Atenção: A carta Will-o‘-the-Wisp ou El Fuego Fatuo depois de colocada no portal de um jogador só pode ser ativada depois de todos os outros jogadores terem jogado o seu turno e terem optado por não a ativarem eles para si.

Quando uma carta é ativada, para lá do bónus particular que tem, pode dar pontos e/ou diamantes ao jogador que a ativa. Os diamantes são retirados do monte de diamantes e colocadas com a face onde se vê o desenho do diamante, do lado esquerdo do portal do jogador. Um diamante serve para aumentar em 1 o valor de uma carta de pérola. Um diamante nunca permite diminuir o valor de uma carta de pérola e uma pérola 8 nunca poderá ser 9 com uma carta de diamante!

10298543_841540982657999_6070657713704887826_o

O jogo termina depois de um jogador alcançar ou ultrapassar os 12 pontos. Todos têm de ter o mesmo número de turnos, por isso, num turno onde alguém alcance os 12 pontos ou mais, todos os jogadores até ao que estiver do lado direito do jogador inicial, jogarão o seu turno final.

Avaliação:

Portal de Molthar é um jogo de cartas com regras simples muito fácil de ensinar e de aprender, inclusivamente é daqueles jogos que é possível começar a jogar e ir aprendendo as regras! O material é de boa qualidade e as ilustrações também.

As partidas a 2 jogadores são bastante rápidas mas a 4 tendem a ser um pouco mais longas. O formato é extremamente portátil o que permite levá-lo para qualquer lado connosco e ser um excelente instrumento para “fazer” tempo!

Pessoalmente gosto da associação entre o mecanismo de coleção e o de diferentes poderes das cartas, todavia, nas primeira partidas é um pouco aborrecido estar sempre a ir às regras para saber o que cada poder significa.

Quem gosta de interação também o irá encontra neste Portal de Molthar, pena que por vezes essa interação seja um pouco atabalhoada e corte uma dos aspetos mais positivos do jogo que é o seu mecanismo de coleção, sendo quase impossível planear uma estratégia a longo prazo.

Com o encadear de partidas começa a notar-se um sentimento de repetição e o fator sorte começa a fazer-se sentir com mais intensidade.

Em suma, podemos encontrar um feeling a Splendor neste Portal de Molthar, o que para muitos será talvez uma surpresa, mas realmente desde a primeira partida que adorámos este pequeno jogo de cartas e por isso é sem favor nenhum que o recomendo a todos! Uma relação preço/qualidade/diversão fantástica.

Ligações:

Site da Mercurio   AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI

Comprar:

Zacatrus  AQUI

 

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: