Skip to content

Golden Horn

2016/04/12

Sint-GH.pngSinopse:

Em Golden Horn os jogadores são mercadores venezianos abastados que irão comercializar mercadorias entre Veneza e Constantinopla. Aquele que consegue maior fluxo comercial e maior variedade de mercadorias será declarado vencedor!

Como se joga:

⇒ Setup

A montagem do tabuleiro (modelar) usa sempre nas pontas opostas as fichas de Constantinopla e Veneza. As restantes fichas variam em função do número de jogadores [ilustração p. 3 das regras]:

  • 2 jogadores: no centro coloca-se a ficha Modone (2 docas) e mais duas fichas normais, uma com o símbolo de triângulo (do lado esquerdo de Modone) e outra com o símbolo de um círculo (do lado direito de Modone).
  • 3 jogadores: quatro fichas normais, uma com o símbolo de triângulo e círculo (a saírem de Veneza) e outras duas com o símbolo de um círculo e triângulo (a saírem de Constantinopla).
  • 4 jogadores: no centro coloca-se a ficha Modone (3 docas) e mais quatro fichas normais, duas com o símbolo de triângulo e círculo (do lado esquerdo de Modone) e outras duas com o símbolo de um círculo e triângulo (do lado direito de Modone).

 

Cada jogador recebe uma frota de três barcos com o mesmo brasão na vela e um armazém onde guardará as mercadorias transportadas com sucesso durante a partida (cubos coloridos).

pic2973099_md

Todos os jogadores distribuem os seus barcos aleatoriamente entre os portos de Veneza e Constantinopla.

Todos os cubos coloridos são colocados no saco de onde se retiram 9 cubos para colocar no porto de Veneza e outros 9 no porto de Constantinopla.

Finalmente, as cartas são baralhadas e distribuem-se 5 a cada jogador, as restantes formam um monte de bisca de face oculta.

pic2973092_md

⇒ Desenvolvimento

No seu turno o jogador ativo executa as seguintes ações:

  1. Enviar piratas (opcional);
  2. Mover um dos seus navios (obrigatório)

Depois de um jogador mover um dos seus navios o seu turno termina e passa a vez ao jogador à sua esquerda.

pic2973096_md

Enviar piratas

Esta ação é opcional e pode ser executada contra um barco adversário, para isso o jogador tem de jogar 2 cartas com as cores das velas do barco que se pretende atacar. Por exemplo jogar 2 cartas verdes contra um navio com bandeiras verdes, vermelha e amarela é permitido, assim como, uma carta amarela e outra verde ou uma vermelha e outra amarela…

Um barco só pode ser atacado no mar alto, ou seja, os barcos que estejam em Veneza, Constantinopla ou Modone não podem ser atacados!

pic2973098_md

Depois de atacar um barco, o jogador retira-lhe um cubo e coloca-o no seu armazém. Se o barco não tiver cubos, o dono desse barco pode recolocá-lo num dos portos de origem (Veneza ou Constantinopla).

Mover um dos seus navios

O jogador tem de obedecer às seguintes regras para mover o seu barco:

  • O movimento do barco é sempre feito no sentido para onde a proa está apontada.
  • Cada casa no alto mar só pode ser ocupada por um barco.
  • O porto de Modone só permite 2 (a 2 jogadores) ou 3 (a 4 jogadores) barcos atracados em simultâneo.
  • Os portos de Veneza e Constantinopla não têm limite de barcos atracados em simultâneo!
  • Os barcos carregam cubos sempre que estão nos portos de Veneza e Constantinopla. Quando se carrega um barco, o jogador recolhe todos os cubos de uma única cor mas não pode ser nenhuma das cores das velas desse barco, por exemplo, se um barco tem velas cor de rosa, essa cor não pode ser carregada nesse barco!
  • Depois de carregar um barco, o jogador repõe os cubos nesse porto, com cubos do saco, até haver de novo 9 cubos.

pic2973097_md

 

Como se move o barco

  • Um barco move-se sempre para a casa livre mais próxima, no sentido para onde a proa está apontada, mesmo que isso implique saltar por cima de um ou mais barcos.
  • Quando um barco ocupa uma casa livre podem ocorrer os seguintes cenários:
    • Se essa casa tiver a cor de uma das velas do barco, ele avança novamente;
    • Se essa casa não tiver a cor de uma das velas do barco, ele para imediatamente;
    • O jogador pode descartar uma carta com a cor da casa onde o barco parou, e assim, avançar novamente. O jogador pode executar esta ação tantas vezes quanto desejar, sendo que a cor da carta jogada tem sempre de ser da cor da casa onde está o barco!
  • O movimento é contínuo até chegar ao porto de Veneza ou Constantinopla;
  • Quando um barco alcança o porto de Modone, e aí houver cais para atracar, o barco tem de parar obrigatoriamente, no caso de estar cheio, o barco não precisa de parar;
  • Sempre que um barco chega a Veneza ou Constantinopla, as suas mercadorias são descarregadas para o armazém do jogador correspondente.

 

As cartas

Sempre que um barco para num dos portos (Veneza, Constantinopla ou Modone) o jogador correspondente bisca cartas:

  • 1 carta se o barco tiver 3 cores nas velas;
  • 2 carta se o barco tiver 2 cores nas velas;
  • 3 carta se o barco tiver 1 cor nas velas;

Exceção: Num jogo a 2, o porto de Modone não permite biscar cartas!

As cartas são sempre biscadas do monte comum, quando este se esgota baralham-se as cartas de descarte e forma-se um novo monte de bisca.

pic2973096_md

Não há limite de cartas para se ter na mão!

Fim do jogo

O jogo termina quando os cubos terminam num dos portos de origem (Veneza ou Constantinopla) ou quando um jogador, na sua vez, anuncia em voz alta “Acabou!”. Qualquer jogador pode anunciar o fim do jogo quando tiver pelo menos um cubo de cada cor no seu armazém.

Após o anuncio do fim do jogo, todos jogam mais um turno até ao jogador que estiver à direita de quem anunciou “Acabou!”.

A pontuação

A pontuação faz-se da seguinte forma:

  • Cubos no mar → o PV
  • Cada cubo no armazém → 1 PV
  • Pontos extra por sets:
    • 1 set de 4 cores diferentes → +1 PV
    • 1 set de 5 cores diferentes → +2 PV
    • 1 set de 6 cores diferentes → +4 PV

Os cubos contam isoladamente 1 PV e depois podem ser usados para formar set para obter pontos extra,  no entanto, depois de usado num set o mesmo cubo não pode ser usado mais mais nenhum set!

pic2973090_md

Ganha quem tiver mais pontos de vitória. Em caso de empate há vários vencedores!

Avaliação:

Golden Horn é um jogo com muito cartão e de boa qualidade, as ilustrações são coerentes com o conjunto e as regras estão redigidas de forma clara e com vários exemplo, o que ajuda bastante a clarificar as primeiras dúvidas.

As regras do jogo são muito fáceis e por isso este jogo é muito fácil de ensinar e de aprender, sendo muito adequado a um público jovem.

Golden Horn é um jogo bastante tático onde o fator sorte joga um papel considerável o que poderá ser um handicap para quem gosta de planificar uma estratégia.

A interação no jogo é muito forte e quanto mais forem os jogadores maior será essa interação. A possibilidade de terminar o jogo de modo espontâneo, é uma caraterística muito caricata e que contribui ainda mais para a criação de alguma tensão durante toda a partida.

Para concluir falta dizer que o jogo é divertido e ótimo para jogar entre amigos, numa pausa do almoço ou até para introduzir jogadores casuais.

Ligações:

Site da Piatnik  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Philibert  AQUI

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: