Voilá!

2016/04/18

Voilá!

Sinopse:

Em Voilá! os jogadores vão realizar tarefas em 45 segundos e alcançar o máximo de pontos possíveis. Depois de todos os jogadores terem tido a hipótese de serem o jogador ativo três vezes, o jogo termina e ganha quem tiver mais pontos.

Como se joga:

⇒ Setup

Colocar as 10 fichas de objetos no centro da mesa a formar um círculo, no centro desse círculo coloca-se o monte das cartas de tarefa virado para baixo e devidamente baralhado. Ao lado das cartas coloca-se o cartão de resumo das ações.

Define-se quem é o jogador inicial e entrega-se-lhe o saco com as pedras e as peças em madeira para fazer as construções. Ao jogador que estiver à sua esquerda entrega-se a ampulheta.

⇒ Desenvolvimento

Na sua vez, o jogador ativo, começa por tirar uma pedra do saco. Nesse momento o jogador com a ampulheta vira-a ao contrário e começa a controlar o tempo!

pic2640571_md

Image Edgar Zakis

Em função da cor da pedra, o jogador ativo irá realizar as seguintes ações:

  • Pedra amarela – reserva-a na sua área de jogo e tira outra do saco;
  • Pedra vermelha – vira a primeira carta do monte de cartas e realiza a respetiva tarefa;
  • Pedra azul – tem de realizar duas tarefas, uma de cada vez.

Sempre que um jogador termine uma tarefa pode tirar uma nova pedra do saco para continuar a realizar tarefas e ganhar mais pontos, mas atenção, se não terminar a tempo, perde todas as cartas de tarefa que tenha realizado durante o presente turno.

O turno de um jogador pode terminar de duas formas:

  • Depois de realizar a tarefa ou tarefas que a pedra definiu para o jogador, este deve dizer “Voilá!” para indicar que quer parar. Se assim for, o jogador pode guardar as cartas de tarefa cumpridas e ainda tirar uma carta do topo do baralho por cada par de pedras amarelas que tenha na sua área de jogo.
  • Se o jogador não conseguir cumprir a tarefa antes que caia o último grão de areia da ampulheta, quem a controla deve anunciar em voz alta “Stop!”. Neste caso o jogador ativo coloca todas as cartas de tarefa cumpridas e por cumprir no descarte e não ganha ponto nenhum!

O jogo prossegue com o jogador ativo a devolver as pedras ao saco e a passá-lo ao jogador à sua esquerda, que por sua vez, passa a ampulheta para o jogador à sua esquerda.

pic2710000_md

Image Jakub Niedzwiedz

O fim do jogo

O fim do jogo acontece quando todos os jogadores tiverem sido jogadores ativos três vezes. Ganha quem tiver mais pontos!

As tarefas são 7:

  • Atirar a pedra ao ar – atirar a pedra ao ar com a mão e apanhá-la sem a deixar cair. Se a pedra cair, o jogador repete a tarefa até conseguir realizá-la corretamente.
  • Encontrar o objeto – assim que sair uma carta com esta tarefa todos os jogador vão tentar tocar na ficha com o respetivo desenho que estão no centro da mesa a formar o círculo.
  • Os acrobatas – Construção da figura da carta com os seis acrobatas em madeira. Não é preciso que os acrobatas estejam orientados da mesma forma que a carta indica.
  • A torre – Construção de uma torre com as peças de acrobata e com fichas de objeto que estão no centro da mesa a formar o círculo.
  • O túnel – usando as peças de acrobata e do cartão de resumo das ações, fazer uma construção que permita fazer passar por baixo uma peça de acrobata de um lado ao outro.
  • A linha – alinhar quatro peças de acrobata na vertical e colocar 4 pedras, uma sobre cada uma das peças de acrobata.
  • O malabarista – procurar no saco as pedras correspondentes às cores indicadas pela carta. Pode olhar-se para dentro do saco!

Avaliação:

Voilá! é um jogo que usa um mecanismo muito querido ao autor Roberto Fraga, que consiste na execução de pequenas tarefas num tempo limitado, exemplo disso são os jogos Auf die Schätze, fertig, los! ou Dschungelschatz.

Na verdade o jogo é simpático, o material é adequado e as ilustrações transportam-nos para uma atmosfera circense  com diversos elementos caraterísticos da nobre arte – massas, cartolas e luvas de magia entre inúmeras outras referências.

É um jogo rápido, divertido, simples e onde a ampulheta cria uma tensão muito interessante ao jogo. Na mesa onde se joga Voilá! a agitação e as gargalhadas estão asseguradas!

É pois um jogo familiar leve, ótimo para jogar ocasionalmente e que muito facilmente se consegue ensinar a qualquer tipo de jogador.

Quem já tiver um dos jogos indicados anteriormente não tem necessidade de comprar este, pois o mecanismo é o mesmo, todavia, Voilá! é um bom jogo para a diversão que proporciona.

Ligações:

Site da Brain Games  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI