Skip to content

Skyliners

2016/05/31

Sint-SKL

Sinopse:

Em Skyliners o objetivo dos jogadores é ver o máximo de arranha-céus e parques no seu campo de visão. Os jogadores irão construir à vez uma cidade de arranha-céus colocando as diferentes partes dos arranha-céus nos quadrantes mais benéficos para si. Ao mesmo tempo vão apostar no número de arranha-céus que conseguirão ver no fim do jogo por cada linha de visão que está à sua frente. Quem apostar melhor será o vencedor!

Como se joga:

⇒ Setup

Coloca-se o tabuleiro no centro da mesa e distribuem-se as peças de arranha-céu na cor do quadrante que estiver à frente de cada jogador, compostas por:

  • 10 antenas;
  • 2 peças de telhado;
  • 12 peças de edifício (16 a 2 jogadores / 14 a 3 jogadores);
  • 1 peça de parque (verde).

Além das peças os jogadores recebem as cartas de planeamento na sua cor (5 cartas) e uma carta de maior arranha-céus.

pic2633886_md

Image Hans im Glück

Antes do jogo começar define-se o jogador inicial e, começando por ele, distribuem-se as cartas de arranha-céus neutros. Depois de distribuídas, o jogador inicial começa por anunciar uma delas e coloca uma peça de edifício neutro (branco) na coordenada da carta. Segue-se assim, no sentido dos ponteiros do relógio até que todas as fichas neutras estejam no tabuleiro (12 cartas de arranha-céus a 2 jogadores / 9 cartas de arranha-céus a 3 jogadores / 6 cartas a 4 jogadores).

Ao lado do tabuleiro coloca-se a cadeira do planeamento devidamente montada (ver manual).

⇒ Desenvolvimento

No seu turno cada jogador tem duas ações para executar que são:

  1. Construção
  2. Construção ou Planeamento

Os jogadores têm sempre de construir na sua primeira ação, na segunda podem voltar a construir ou planear.

Para construir o jogador escolhe uma das suas peças (telhado, edifício ou parque) e coloca-o no tabuleiro respeitando determinadas regras:

  • parque só se coloca na base do tabuleiro
  • telhado só se coloca sobre uma peça de edifício e bloqueia a posterior colocação de novas peças de edifício nesse arranha-céus (construção concluída)
  • edifício pode colocar-se na base do tabuleiro ou sobre outra peça de edifício previamente construída

Exceção: Na segunda ação, se o jogador escolher construir, não pode construir sobre o mesmo edifício que construiu na primeira ação!

pic2703882_md

Image Henk Rolleman

Na segunda ação o jogador poderá construir ou planear. Se optar por planear deverá colocar uma das suas cartas de planeamento na cadeira do planeamento com a face oculta e com o número de edifício que aposta conseguir ver no fim do jogo, virado para o lado de fora da cadeira (coincidente com a ranhura da cadeira).

O jogo vai desenrolando-se por ordem de turno até que um dos jogadores coloque a sua última peça de edifício. Nesse momento dá-se o fim do jogo. Todos os jogadores que ainda não tenham jogado nessa ronda poderão fazê-lo para que todos fiquem com o mesmo número de turnos.

Entretanto faz-se a pontuação final da seguinte forma:

Um dos jogadores retira a “almofada” da cadeira do planeamento e vira-a para o lado contrário de forma a ver a primeira carta de planeamento colocada durante o jogo.

Os jogadores que tiverem acertado no número de edifícios que estão visíveis na coluna indicada pela carta, ganha o correspondente número de pontos. Paralelamente a um acerto no planeamento, o jogador tem direito a colocar antenas sobre todos os edificíos dessa linha que ainda não tenham antena.

pic2709302_md

Image Jakub Niedźwiedź

Depois de todas as cartas terem sido avaliadas, o jogador ganha 1 ponto por cada uma das suas antenas colocadas em jogo.

O/s jogador/es que tenha/m o maior arranha-céus no quadrante indicado pela sua carta de maior arranha-céus ganha 3 pontos.

Ganha quem tiver mais pontos. Em caso de empate ganha quem tiver mais antenas colocadas em jogo.

Avaliação:

Skyliners começa por nos fazer torcer o nariz com a ilustração da capa, mas depois o pequeno logótipo do porquinho e as três palavrinhas mágicas – Hans im Glück (HiG) – fazem mantermos a esperança que está ali material do bom!

Abre-se a caixa e percebe-se logo que a editora alemã caprichou nos componentes e compreende-se finalmente porque razão esta caixa foge para o carote. O jogo está soberbo em termos de componentes, tanto que se calhar nem era preciso exagerar, mas para quem gosta, o interior de Skyliners é um deleite. Tudo menos aquelas gaivotas mal amanhadas de marcar a pontuação!

Este jogo foi pensado claramente para se jogar a 4, as outras configurações são interessantes quando não se consegue reunir este número e estamos mesmo ceguinhos para voltar a jogar, mas pronto…

Com as regras do jogo vem uma versão introdutória, que não abordámos neste artigo, e que sinceramente aconselho a passarem por cima, se quiserem voltar a trazer Skyliners à mesa em próximas jornadas! É básica de mais, injusta de mais e se é para a aprender o melhor é começar com a chicha toda sobre a mesa, afinal de contas o jogo na sua versão completa nem é assim tão complicado que mereça a pena perder tempo com a versão introdutória, a única situação em que a recomendaria é a jogar com crianças e mesmo aí, só se forem ainda pequenas!

As regras deste jogo são simples mas parece-me que a HiG desta vez decidiu complicar um bocadinho, e planificou um livro de regras um bocadinho atabalhoado, que se salva sobretudo pelas excelentes ilustrações explicativas.

O jogo em si é familiar, tenso e com imensa interação entre os jogadores. Um light/medium euro que agrada a um público casual e também mais habitual. Merece ser jogado pelo menos uma vez na vida!

Ligações:

Site da Schmidt Spiele  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo AQUI

Regras em inglês AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Philibert  AQUI

 

Advertisements
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: