Skip to content

Abluxxen

2016/09/01

Ablx-Sint

Sinopse:

Abluxxen (Linko!) é um jogo de cartas onde cada jogador tem por objetivo baixar todas as suas cartas. Quando um jogador consegue baixar todas as suas cartas, a ronda termina e cada jogador pontua 1 ponto por cada carta, as cartas baixadas à sua frente valem 1 ponto positivo, as que ficarem na mão valem 1 ponto negativo. Jogam-se tantas rondas quanto o número de jogadores.

Como se joga:

⇒ Setup

Baralham-se as cartas e distribuem-se 13 a cada jogador.

Há cartas no baralho que têm o símbolo de um X, essas cartas são jokers e valem o mesmo que as cartas que as acompanhem ou, se jogadas sozinhas, valem 14. Por exemplo, se alguém jogar 2 cartas de valor 6 e um X, a sua carta X valerá 6.

Ablx2

Com as cartas restantes forma-se um baralho de face oculta. Desse baralho revelam-se 6 cartas que se colocam no centro da mesa numa fila.

Ablx1

Começa o jogador mais novo. Joga-se no sentido dos ponteiros do relógio (SPR).

Na sua vez os jogadores podem jogar uma carta ou quantas quiser desde que sejam com o mesmo número. A(s) carta(s) jogada(s) coloca(m)-se à frente de quem as joga, chama-se a essas cartas as cartas ativas. No caso do jogador já ter cartas à sua frente de turnos anteriores, a(s) carta(s) jogada(s) é/são colocada(s) sobre essas.

Depois de jogar cartas, o jogador compara-se com todos os outros jogadores, no SPR.

Haverá um conflito se existirem as seguintes condições:

  • Algum jogador tiver o mesmo número de cartas ativas à sua frente que ele; e
  • Essas cartas forem de valor inferior às dele (valor igual ou superior escapam ao conflito)!

Ablx3

No exemplo de cima podemos ver que Ben é o jogador ativo e jogou apenas 1 cartas de valor 13. Depois de jogador a sua carta comparou a sua carta ativa com as dos seus adversários no SPR para verificar se havia lugar à resolução de um conflito.

Começou pela Catharine . Não há conflito pois ela tem duas cartas ativas.

Segui-se o Daniel. Há conflito pois ele tem uma cartas como o Ben e a sua carta é de valor inferior (4<13). Mais adiante explicaremos como se resolve um conflito.

Depois de resolver o conflito com o Daniel, o Ben verifica se há conflito com o Andy e constata que não há porque este tem duas cartas ativas  ao e o Ben só tem uma.

Depois de resolver todos os conflitos o jogo continua com a vez a passar para o jogador à esquerda do Ben (Catharine).

Resolver conflitos

Quando há um conflito entre dois jogadores, o jogador ativo tem duas opções:

  1. Roubar da frente do seu adversário, todas as cartas ativas que provocaram o conflito com ele (neste caso o adversário terá de biscar igual número de cartas, ou das 6 cartas visíveis no centro da mesa, ou do topo do baralho ou dos dois sítios conforme preferir; ou
  2. Dar ao adversário duas opções:
    1. Descartar as suas cartas ativas em conflito e biscar igual número de cartas, ou das 6 cartas visíveis no centro da mesa, ou do topo do baralho ou dos dois sítios conforme preferir; ou
    2. Recolher as suas cartas ativas em conflito para a mão.

Pegando ainda no exemplo da imagem anterior, o Ben poderia roubar a carta 5 do Daniel. Se fosse essa a sua escolha, o Daniel poderia biscar uma carta para a sua mão das 6 visíveis no centro da mesa ou a primeira do topo do baralho (se tivesse de biscar duas cartas poderia tirar 1 de cada sítio: cartas visíveis e baralho).

No entanto, o Ben poderia dar ao Daniel a opção de descartar a sua carta 5 e biscar uma carta para a sua mão das 6 visíveis no centro da mesa ou a primeira do topo do baralho OU recolher novamente o seu 5 para a mão.

Um jogador ativo poderá ter de resolver mais que um conflito no seu turno! Depois de resolver um conflito, e antes de avançar para a resolução do próximo ou passar a vez, o jogador tem de repor as 6 cartas visíveis no centro da mesa!

Ablx4

Fim da ronda

A ronda termina imediatamente após um jogador ter resolvido todos os conflitos do seu turno E não tiver cartas na mão.

Pontuação

Depois da ronda concluída, o jogadores calculam a sua pontuação da seguinte forma:

  • +1 ponto por cada carta na sua área de jogo (à sua frente);
  • -1 ponto por cada carta na sua mão.

Vence o jogador com mais pontos depois de jogadas tantas rondas quanto o número de jogadores!

Avaliação:

Abluxxen (Linko!) é um jogo de cartas de caixa retangular,  médio formato, criado pela dupla KK (Kiesling/Kramer). Se pararmos e analisarmos a quantidade e a diversidade de jogos que estes dois senhores já produziram até ao hoje, ficamos absolutamente esmagados com a riqueza dos títulos. Estes dois autores alemães não só produzem muito, como produzem geralmente com muita qualidade. Abluxxen é para mim, um excelente exemplo desta constatação!

 Abluxxen começa por parecer confuso no que toca ao objetivo final, especialmente quando se entra na explicação do mecanismo de resolução de conflitos, um dos elementos mais originais deste jogo; no entanto, depois de umas partidas, a genialidade começa sobressair e as subtilezas de Abluxxen a revelarem-se.

A interação entre os jogadores é constante, o fator sorte também está presente e tem o seu papel, quanto a mim não em demasia. Estar atento ao que cada adversário vai fazendo é essencial para antecipar o desfecho de uma partida.

A qualidade global do jogo é muito boa, com cartas de excelente qualidade ao toque, resistentes e com inserts perfeitos para as acomodar. A ilustração não é nada de especial, mas não lhe fica mal, no entanto, para os daltónicos pode ser uma dor de cabeça, por causa do uso de tons pastéis que podem confundir.

Para aqueles que já censuram o autor desta crítica por não explicar as origens dos nomes estranhos que o jogo tem, aqui fica a que foi dada pelo autor – Wolfgang Kramer. A versão original, lançada para o mercado alemão, recebeu o nome de Abluxxen, o autor explica que a palavra não existe no vocabulário alemão, trata-se todavia de um cruzamento entre as palavras “Abluchsen”, que significa roubar de forma astuta, e “Luchs”, que significa Lince, em alemão. Das duas surgem então Abluxxen!

Já o nome da versão internacional – Linko! – é fruto de um constrangimento com os direitos da palavra Lynx (lince) que não são de livre uso, logo a editora optou pela sua tradução em Esperanto – Linko.

Explicações dadas, resta recomendar obviamente este jogo. Infelizmente, tenho quase a certeza absoluta, que a avalanche de novos jogos que todos os dias nos são apresentados, dificilmente deixarão que este título receba o devido reconhecimento. Por isso, aproveitem e desfrutem deste ilustre desconhecido, que ainda por cima é baratinho!

 

Ligações:

Site da Ravensburger  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Regras AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Philibert → AQUI

Dracotienda  AQUI

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: