Sanssouci

2016/09/03

Snss-Sint

Sinopse:

Sanssouci é um jogo em que os jogadores tentam criar um jardim, colocando fichas de jardim/jardineiro, e propiciando aos seus nobres, belos e longos passeios nos jardins do palácio. O vencedor será o jogador que consiga mais pontos através desses nobres e ainda das suas cartas de missão.

Como se joga:

⇒ Setup

Cada jogador escolhe uma cor e recebe um tabuleiro individual, 18 cartas na sua cor, 9 marcadores de nobres na sua cor, um cubo na sua cor que coloca na casa zero da escala de pontuação do tabuleiro principal (colocado no centro da mesa). Os jogadores baralham as suas 18 cartas, formam um baralho à sua frente de face oculta e biscas as 2 cartas do topo para a mão.

Baralham-se as 9 cartas de missão lilases e distribuem-se 2 a cada jogador. As que sobrarem colocam-se na caixa e não são mais usadas durante a partida.

pic3023467_md

Image Anna H.

As 81 fichas de jardim são ordenadas de acordo com o seu número (II, III e IV). O número de fichas necessárias varia em função do número de jogadores:

  • 2 jogadores: 45 fichas com o número II; [fichas sobrantes não jogam]
  • 3 jogadores: 63 fichas com os números II e III; [fichas sobrantes não jogam]
  • 4 jogadores: 81 fichas com os números II, III e IV;

Baralham-se as fichas de jardineiro com a face do jardineiro virada para cima, e colocam-se assim nos 8 espaços do tabuleiro principal, destinados a receber estas fichas. O número de fichas de cada monte deve ser aproximadamente igual (não é fixo!). Aleatoriamente, viram-se 10 fichas e colocam-se nos espaços coloridos ao lado dos montes.

Na versão avançada, distribuem-se também as pirâmides.

⇒ Desenvolvimento

Começa o jogador mais velho e continua-se no sentido dos ponteiros do relógio (SPR).

Na sua vez cada jogador terá de realizar as seguintes ações:

  1. Jogar 1 das suas duas cartas da mão, recolhendo uma ficha do tabuleiro central, colocando de seguida essa ficha no seu tabuleiro individual, obedecendo às regras de colocação (regras mais adiante);
  2. Opcional: Mover 1 dos seus nobres e marcar os pontos alcançados com essa movimentação;
  3. Virar uma nova ficha de jardim para preencher o espaço deixado vazio, de qualquer um dos 8 disponíveis;
  4. Biscar a carta do topo do seu baralho para a mão para voltar a ter 2.

1. Adquirir fichas – Nesta fase o jogador vai jogar 1 carta mão. Há 3 tipos de cartas:

  • Combinação de 2 cores – basicamente o jogador escolhe de qual das 2 cores retira a sua ficha;
  •  Elemento de jardim – quando a carta representa um dos elementos decorativos do jardim, o jogador só pode retirar uma ficha que tenha esse elemento representado. Caso não exista esse elemento, o jogador pode retirar a ficha que quiser das 10 disponíveis!
  • Joker – quando se joga um joker o jogador pode retirar a ficha que quiser das 10 fichas disponíveis!

A ficha tem depois de ser colocada no tabuleiro individual de cada jogador. A ficha é sempre colocada no seu espaço respetivo, ou seja, símbolo e cor correspondente. Se esse espaço já estiver ocupado, o jogador vira a ficha para o lado do jardineiro e pode colocá-la em qualquer espaço da coluna ou da linha onde deveria colocar a ficha inicialmente.

2. Mover o nobre (opcional)Nesta fase o jogador pode mover o seu nobre para um espaço do jardim que esteja na sua coluna e numa linha inferior àquela onde está inicialmente. Ganha os pontos correspondentes à linha onde parar. [se desejar pode passar esta fase sem executar esta ação!]

O nobre move-se usando os caminhos desenhados nas fichas de jardim, logo é necessário ter fichas nos espaços por onde ele passa. O nobre pode usar fichas de outras colunas adjacentes à sua, no entanto, tem sempre de terminar o seu movimento na sua coluna.

O nobre pode passar num espaço que tenha outro nobre ou uma ficha de jardineiro, mas nunca pode parar aí!

Só se pode mover 1 nobre por turno.

pic2077305_md

Image Steph

3. Repor ficha de jardimNesta fase o jogador preenche o espaço deixado vazio pela ficha de jardim que retirou, virando uma ficha do topo de um dos oito montes de fichas de jardim disponíveis no tabuleiro central.

4. Repor a mão – Nesta fase o jogador bisca a carta do topo do seu baralho para a sua mão e volta a ter 2 cartas disponíveis. Na 17ª ronda o jogador não terá cartas para biscar. Na 18ª ronda joga-se a última carta e o jogo termina a seguir.

Fim do jogo

O jogo termina após a execução por todos os jogadores da 18ª ronda.

A pontuação faz-se da seguinte forma:

  • Por cada linha completa (todos os espaços preenchidos com ficha de jardim/jardineiro), exceto a primeira linha, o jogador recebe 10 pontos menos o valor dessa linha (2 a 6);
  • Por cada coluna completa (todos os espaços preenchidos com ficha de jardim/jardineiro), o jogador recebe 5 pontos;
  • Por cada carta de missão, o jogador recebe o número de pontos correspondente à linha onde se encontre o respetivo nobre;

O vencedor será o jogador com mais pontos de vitória. Em caso de empate, ganha o jogador que tiver mais fichas com o símbolo do jardineiro. Se mesmo assim houve empate, há mais que um vencedor!

⇒ A expansão

A expansão usa as regras do jogo base com as seguintes exceções.

  • No início do jogo, cada jogador recebe uma pirâmide que coloca sobre o seu tabuleiro individual;
  • Durante o jogo, quando o jogador ganha 2 pontos sempre que colocar uma ficha de jardim sobre os espaços marcado com o símbolo +2;
  • Durante o jogo, quando o jogador ganha 3 pontos sempre que colocar uma ficha de jardineiro sobre os espaços marcado com o símbolo +3;
  • Durante o jogo, quando o jogador perde 3 pontos sempre que colocar uma ficha de jardim/jardineiro sobre os espaços marcado com o símbolo -3 (borda vermelha);

Todas as outras regras e desenvolvimento do jogo e pontuação são iguais ao jogo base!

Avaliação:

Sanssouci é jogo de Michael Kiesling, o mesmo autor do interessantíssimo – Vikings – que por si só é já um belo cartão de entrada para este Sanssouci, porém, não tem nada em comum.

Sanssouci é um jogo simples, muito familiar, partidas bastante rápidas e uma ilustração muito renascentista, cheia de nobres emperiquitados e os jardins de Sanssouci bem representados com todo o seu charme e bom gosto.

A interação entre os jogadores quase não existe e o fator sorte é considerável o que por vezes se torna constrangedor. Mas quando assumimos o jogo pelo que ele é podemos concluir que Sanssouci é um familiar honesto e agradável para todos os que conseguem conviver tranquilamente com alguma aleatoriedade.

Ligações:

Site da Ravensburger  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Regras (inglês)  AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Amazon.de → AQUI