Skip to content

The Bloody Inn

2016/09/05

TIB-Sint

Sinopse:

Estamos na França rural do século XIX, onde grassam as dificuldades económicas. Na pequena aldeia de Peyrebeille, uma família de gananciosos camponeses decidem aproveitar a constante passagem de viajantes pela localidade, para construírem uma modesta estalagem.

O objetivo principal, no entanto, não é hospedar os clientes, a intenção secreta é aproveitar os hóspedes mais endinheirados para lhes subtrair o dinheiro que trazem nas algibeiras e para que nada se saiba a melhor forma de o fazer é… matá-los e enterrá-los, sem deixar vestígios às autoridades!

O vencedor será o jogador que conseguir enriquecer mais através desta macabra estratégia!

Como se joga:

⇒ Setup

Coloca-se o tabuleiro no centro da mesa.

Cada jogador escolhe uma cor e recebe 8 fichas de chave nessa cor; um disco, que coloca na casa 5 Francos (Fr.); e ainda 2 cartas de camponês (Peasant), que cada um coloca na mão, e 1 carta de resumo que cada um coloca à sua frente com a imagem de uma casa de valor 1 voltada para cima. Cada jogador recebe uma ficha de 10 Fr. (cheque).

pic2709761_md

Image Steven Smolders

Cada jogador coloca uma das suas chaves numa das 8 abas numeradas do tabuleiro central (quartos da estalagem). Em função do número de jogadores colocam-se as fichas neutras (brancas):

  • 2/3 jogadores – 3 chaves neutras
  • 4 jogadores – 4 chaves neutras

Prepara-se o baralho dos hóspedes em função do número de jogadores e da duração de jogo pretendida, da seguinte forma:

  • 2 jogadoresPartida curta: retiram-se 35 cartas do baralho / Partida longa: retiram-se 25 cartas do baralho;
  • 3 jogadoresPartida curta: retiram-se 28 cartas do baralho / Partida longa: retiram-se 16cartas do baralho;
  • 4 jogadoresPartida curta: retiram-se 22 cartas do baralho / Partida longa: retiram-se 6 cartas do baralho;

O baralho de hóspedes coloca-se com a imagem voltada para cima, na aba esquerda do tabuleiro central (símbolo da seta TBI-1 ), do lado oposto encontra-se a aba que recebe as cartas de hóspedes que saem da estalagem.

⇒ Desenvolvimento

O jogador inicial é o que tiver mais moedas no bolso ou, consensualmente, o mais ganancioso de todos os jogadores na mesa! Esse jogador recebe a carta de jogador inicial (imagem da capa do jogo com o número 1).

O jogo divide-se me 2 temporadas com várias rondas cada uma. Na primeira temporada, os hóspedes passam pela estalagem e, se tiverem sorte, saem no fim da ronda, formando um novo baralho que regressará na segunda temporada.

Cada ronda do jogo é composta por 3 fases:

  1. Acolhimento dos hóspedes;
  2. Ações dos jogadores;
  3. Check-out.

Fase 1. Na primeira fase, o jogador inicial vai acolher os hóspedes. Bisca a carta do topo do baralho e decide em que quarto o acomoda. Os hóspedes só podem ser colocados em quartos que tenham a ficha de chave (de um jogador ou neutra).

pic2968674_md

Image Balint Lengyel

O jogador inicial procede assim com todos os hóspedes até que todos os quartos estejam ocupados, esse número varia em função do número de jogadores.

Fase 2. Na segunda fase os jogadores vão realizar 2 ações, em dois turnos não consecutivos, ou seja, só depois de todos terem realizado a sua primeira ação é que o jogador inicial poderá realizar a sua segunda ação. As ação fazem-se à vez de turno e no sentido dos ponteiros do relógio.

As ações que cada jogador pode realizar são:

  • Subornar um hóspede;
  • Construir um novo quarto;
  • Matar um hóspede;
  • Enterrar um corpo;
  • Passar (e lavar dinheiro sujo).

Subornar um hóspede: esta ação permite que o jogador retire da estalagem uma carta de hóspede e a coloque na sua mão. O valor a pagar por subornar esse hóspede é indicado pelo seu rank (número sobre a imagem da casa).

O jogador tem sempre de pagar com cartas que tenha na mão (camponeses/hóspedes). O jogador pode recolher de novo para a sua mão, as cartas que usar para pagar o suborno, se essas cartas forem de hóspede comerciante (fundo azul) e tiverem o símbolo de um maço de notas azul desenhado no topo.

→ Construir um novo quarto: esta ação permite que o jogador baixe uma das suas cartas da mão. Ao fazê-lo está a construir um novo quarto e paralelamente a aceder a uma eventual vantagem dessa carta (texto com efeito da carta). O valor a pagar por construir é indicado pelo seu rank (número sobre a imagem da casa).

pic2649765_md

Image Pearl Games

O jogador tem sempre de pagar com cartas que tenha na mão (camponeses/hóspedes). O jogador pode recolher de novo para a sua mão, as cartas que usar para construir, se essas cartas forem de hóspede artesão (fundo vermelho) e tiverem o símbolo de uma pá de pedreiro vermelha desenhado no topo.

Matar um hóspede: esta ação permite que o jogador retire da estalagem uma carta de hóspede e a coloque à sua frente com o desenho de um caixão voltado para cima. O valor a pagar para matar esse hóspede é indicado pelo seu rank (número vermelho sobre o caixão).

O jogador tem sempre de pagar com cartas que tenha na mão (camponeses/hóspedes). O jogador pode recolher de novo para a sua mão, as cartas que usar para matar, se essas cartas forem de hóspede da autoridade (fundo cinza) e tiverem o símbolo de um revólver cinza desenhado no topo.

→ Enterrar um corpo: esta ação permite que o jogador coloque uma carta de hóspede morto (desenho de caixão virado para cima), e a coloque sob uma carta de quarto construído. O quarto tem de ter espaço para enterrar o corpo, por exemplo, na carta de resumo (entregue no início do jogo) o jogador pode enterrar um corpo, pois essa carta tem o valor 1 sobre o desenho da casa, o que significa que pode “acolher” um morto. Como há cartas que vão de 1 a 3, significa que há cartas, que depois de construídas na área de jogo de um jogador, podem acolher 1 a 3 corpos.

O jogador tem sempre de pagar com cartas que tenha na mão (camponeses/hóspedes). O jogador pode recolher de novo para a sua mão, as cartas que usar para enterrar, se essas cartas forem de hóspede religioso (fundo roxo) e tiverem o símbolo de um caixão roxo desenhado no topo.

pic2721297_md

Image WJ C

Depois de enterrar o corpo, o jogador recebe o seu valor em dinheiro, indicado pela moeda na parte inferior da carta. Para receber esse valor o jogador move o seu disco, na grelha de riqueza, no tabuleiro central.

Atenção: O tabuleiro central só permite obter um máximo de 40 Fr., logo, se por algum motivo um jogador tiver direito a ganhar mais do que isso, perde o que for a mais.

→ Passar (e lavar dinheiro sujo): nesta o jogador decide não executar nenhuma ação das anterior e terminar a sua fase de ações (não pode fazer mais nenhuma neste turno!). Adicionalmente o jogador pode trocar riqueza do tabuleiro central por cheques ou vice versa.

Se por exemplo o jogador tiver o seu disco sobre a casa 25 Fr., pode trocar 10 ou 20 Fr. por 1 ou 2 cheques de 10 Fr. da reserva, respetivamente.

Fase 3. Nesta fase os jogadores realizam 3 sub-ações:

  • Investigação criminal
  • Check-out
  • Pagamento de salários

Investigação criminal: se nesta fase ainda houver alguma carta de autoridade (fundo cinza) hospedada na estalagem, dá-se início a uma investigação criminal.

Se houver corpos por enterrar, nas áreas dos jogadores, cada um deles paga 10 Fr. (cheque ou tabuleiro central) por cada corpo nessas condições, depois descarta-os (cartas saem de jogo). Se não tiverem dinheiro suficiente, pagam o que tiverem e descartam as cartas em seguida (neste caso ficam sem Fr.).

Se não houver corpos desenterrados ou não houver carta de autoridade (fundo cinza) hospedada na estalagem, esta sub-fase é ultrapassada.

Check-Out: nesta fase, cada jogador que ainda tenha um hóspede no seu quarto recebe 1 Fr.

Pagamento de salários: nesta fase os jogadores pagam 1 Fr. por cada carta que tenham na mão.

Depois de completar a 3ª fase, o jogador inicial entrega a respetiva carta ao jogador à sua esquerda, e inicia-se uma nova ronda.

pic2968679_md

Image Balint Lengyel

Sempre que se paga as cartas usadas para esse efeito são colocadas no monte de descarte do lado direito do tabuleiro, no entanto, se forem cartas de camponês, colocam-se sobre o desenho da mesa no tabuleiro central.

2ª Temporada

Depois de terminada a primeira temporada, todas as cartas de hóspedes que estiverem no monte de descarte são baralhadas e recolocadas à entrada da estalagem, dando-se início à 2ª temporada.

Fim do jogo

O jogo termina na 2ª temporada, na ronda em que as cartas de hóspedes se esgotem. Se não houver pelo menos tantas cartas como jogadores para colocar na estalagem, a última ronda não se joga!

Antes de contar os Fr., todos os corpos por enterrar são descartados e os respetivos jogadores terão de pagar 10 Fr. por cada um deles.

Avaliam-se as construções de rank 3 que rendem dinheiro ao respetivo jogador.

Somam-se os valores dos cheques com o valor da grelha de riqueza (tabuleiro central) e o jogador mais rico ganha.

Avaliação:

The Bloody Inn é um jogo impactante do ponto de vista visual, servido por um tema bem macabro e tenebroso. O que salta à vista de imediato é a sua ilustração. A autoria do desenho é do brasileiro Weberson Santiago, que não deixará ninguém indiferente e que quanto a mim é fantástica, contribuindo imenso para criar a atmosfera  aterradora que o tema sugere e aborda.

As regras são de fácil compreensão embora a curva de aprendizagem do jogo possa ser mais longa do que uma primeira leitura possa sugerir. Estamos perante um euro muito camaleónico, fruto da aleatoriedade das cartas que saem de jogo logo no início e da sua ordem de saída nos turno. É por isso um jogo que não se coaduna com estratégias predefinidas, embora se percebam condutas vencedoras no seu gameplay.

A interação entre os jogadores é moderada, apenas perceptível na 1ª fase, em que o jogador inicial pode definir onde colocar os hóspedes e na eventual vantagem de ter uma ordem de turno melhor que os adversários.

Em resumo, The Bloody Inn é um jogo de cartas na sua essência com regras simples, fluido, com um tema original e uma ilustração magnífica. É um jogo que requer pensamento estratégico dos jogadores e que se joga muito bem nas suas diferentes configurações. Um belíssimo jogo!

Ligações:

Site da Pearl Games  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Regras (inglês)  AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Amazon.de → AQUI

Juégame Store  AQUI

 

 

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: