Six MaKING

2016/09/18

sm-sint

Sinopse:

Six MaKING é um jogo abstrato para 2 jogadores, onde estes têm o objetivo de formar uma pilha de seis ou mais discos. Em função do tamanho das pilhas de discos os seus movimentos replicam o de determinadas peças do xadrez.

Como se joga:

⇒ Setup

No início coloca-se o tabuleiro de 5×5 no centro da mesa.

Cada jogador recebe a totalidade dos discos de uma cor. Define-se quem começa.

O tabuleiro começa vazio. Os jogadores vão jogando alternadamente o seu turno, e podem escolher uma de duas ações:

  1. Colocar um disco no tabuleiro;
  2. Mover uma pilha ou parte dela.

1. Um jogador pode colocar apenas um disco da sua área de jogo numa casa vazia do tabuleiro.

pic1926803_md

Image Kiss Tamas

2. Um jogador pode mover uma pilha de discos no tabuleiro. Uma pilha move-se sempre para cima de outra pilha e nunca para um espaço vazio.

→ O movimento da pilha obedece sempre ao correspondente movimento do xadrez:

  • 1 disco – (peão) – move-se na vertical ou horizontal (nunca na diagonal) para a pilha adjacente;
  • 2 discos – (Torre) – move-se na vertical ou na horizontal para a primeira pilha do seu percurso;
  • 3 discos – (Cavalo) – move-se saltando, formando um L,  para cima da pilha da casa de chegada;
  • 4 discos – (Bispo) – move-se na diagonal para a primeira pilha do seu percurso;
  • 5 discos – (Rainha) – move-se na vertical, horizontal ou diagonal para a primeira pilha do seu percurso;

→ Um jogador pode mover uma pilha inteira ou apenas parte dela. No caso de se mover parte dela, os discos são sempre retirados do topo, e o movimento é sempre o correspondente ao número de discos que a pilha tinha antes de ser dividida.

pic2307298_md

Image Corina AC

 → Um jogador pode mover pilhas de ambas as cores. A cor do disco do topo define a cor dessa pilha, mas não qual o jogador que a controla.

→ Regra do K.O.: é proíbido executar uma ação que conduza à mesma posição das peças no início do turno anterior. Por outras palavras, o movimento do jogador anterior não pode ser revertido.

Fim do jogo

O jogo termina logo após o turno em que um dos jogadores consegue construir uma pilha com 6 ou mais discos. A cor do disco do topo dessa pilha define o vencedor!

pic2511203_md

Image Jozsef Hadju

Há uma versão mais complexa chamada Sixth MaKING. Nessa versão o jogo termina quando um dos jogadores conseguir 6 Pontos de Vitória (PV). Quando um jogador faz uma pilha de 6 ou mais discos, retira-a do jogo e distribui esses discos pelos jogadores respetivos. O jogador cujo disco estava no topo dessa pilha ganha 1 PV. O primeiro a chegar aos 6 PV ganha!

Avaliação:

Six MaKING é um abstrato com componentes muito bons, um tabuleiro em madeira, uma caixa de cartão muito grosso e um design muito sóbrio. Regras simples que se lêem em 5 minutos e se explicam em 2!

Para os amantes de jogos abstratos Six MaKING é uma excelente fusão entre o clássico Xadrez e a inspiração dos jogos abstratos modernos, um exercício muito bom na fusão dos conceitos. Há uma enorme variedade estratégica  e a sua simplicidade tornam-o num excelente jogo de torneio, encontros mensais e até uma excelente ferramenta didática.

Em suma, se acham o xadrez um excelente jogo mas gostariam de o jogar num pacote mais light sem perder todo o seu sabor, este é o jogo! Como diz o subtítulo do jogo: “Não é xadrez, é mais divertido!“.

Ligações:

Site da Mind Fitness Games AQUI

Lex Hobby Store → AQUI