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Snowdonia

2016/11/06

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Sinopse:

Ajudar a construir uma linha ferréa sempre foi o seu objetivo de vida? Tem noção as condições climatéricas jogam um papel essencial no avanço das obras? Então Snowdonia é a simulação perfeita para si! Um jogo de colocação de trabalhadores e de ações variáveis onde o clima influencia bastante o decurso do jogo!

Como se joga:

⇒ Setup

No início cada jogador escolhe uma cor e recebe dessa cor:

  • 16 cubos (marcadores de propriedade);
  • 1 peão (coloca-o em Llanderis → Fiscal);
  • 2 peões na sua área de jogo (trabalhadores);
  • 1 peão no Pub (pode ser usado como 3.º trabalhador).

Define-se um jogador inicial que recebe o marcador de jogador inicial (locomotiva preta).

O mercado é criado com:

  • 7 ferros (cubos laranja);
  • 4 pedras (cubos cinza);
  • 1 carvão (cubo preto).

Colocam-se 6 cartas de locomotiva de forma aleatória por baixo do tabuleiro (a 7.ª carta é retirada do jogo). Em cada uma das seis cartas de locomotiva colocam-se os respetivos cubos de carvão (preto).

No saco colocam-se os seguintes cubos:

  • Todos os pretos (depois de suprir as necessidades das locomotivas);
  • 5 cubos brancos (eventos);
  • 20 / 20 / 27 / 33 cubos laranja (ferro) a 2 / 3 / 4 / 5 jogadores, respetivamente;
  • 11 / 11 / 16 / 20 cubos laranja (ferro) a 2 / 3 / 4 / 5 jogadores, respetivamente;

Em volta do tabuleiro, dispõem-se as cartas de Carris e Estações:

  • Usam-se 8 cartas de Estação (lado amarelo) [a 2 jogadores tira-se Waterfall #2 / a 5 jogadores usa-se The Passing Loop #4½ adicionalmente às 8];
  • Ordenam-se as cartas de Estação por ordem crescente da esquerda para cima e depois para a direita e para baixo;
  • As cartas de Estação são precedidas de cartas de Carris. O número de cartas de Carris que se colocam antes de cada Estação é indicado no topo esquerdo de cada carta de Estação. As cartas de Carris são colocadas com o lado da Pá voltado para cima;
  • Coloca-se gravilha (cubos castanhos) em todos os símbolos de Pá que existam nas cartas de Carris e Estação. O número cubos está indicado na própria carta.

Em função do número de jogadores pode haver necessidade de cobrir alguns espaços de ação A-G com cartas de ação específicas (# jogadores indicado na carta de ação).

Colocam-se dois discos pretos nos espaços com pontos brancos, em cada uma das escalas de ritmo de trabalho.

Baralham-se as cartas de Contrato e forma-se um monte que se coloca no tabuleiro (canto inferior direito do tabuleiro) [a 2 jogadores retiram-se as cartas 28 e 29 antes de baralhar].

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Image Steven Blackwell

Do monte biscam-se as 3 primeiras e colocam-se nos três espaços respetivos, começando pela esquerda para a direita e com a face oculta. Colocam-se discos da mesma cor das cartas 2 e 3 nos espaços da metereologia (o espaço ! fica vazio).

Na reserva colocam-se os cubos de gravilha, discos pretos e discos de metereologia.

Desenvolvimento

Os jogadores têm 7 ações ao seu dispor (A a G), e no seu turno poderão usar os seus trabalhadores para as executar. As ações são as seguintes:

  • Ação AMercado: Retirar 3 cubos (1 cubo de carvão no máximo);
  • Ação B – Excavar: Tirar gravilha das cartas de Carris / Estação:
    • o n.º de cubos é igual ao ritmo de trabalho (escala da Pá);
    • se uma Estação ficar sem gravilha desta forma, o jogador coloca um dos seus marcadores de propriedade no espaço da Pá dessa carta;
    • se todas as gravilhas forem retiradas das cartas, coloca-se a carta de locomotiva não usada, no espaço da ação B.
  • Ação C – Trabalhos: Usa-se até 3x por peão:
    • troca 3 Ferros por 1 barra de Aço
    • OU
    • 2 gravilhas por 1 Pedra (a Pedra bem do saco e não se pode fazer a troca se não houver no saco)
  • Ação D – Carril: Custa 1 barra de Aço para virar a carta de Carril mais à esquerda do caminho de ferro e colocar um marcador de propriedade.
    • O número máximo de carris virados é determinado pelo ritmo de trabalho (escala carril).
  • Ação E – Construir: Colocar marcadores de propriedade nas casas de Estação (exceto as de excavação):
    • Todas as cartas de Carril que conduzam à Estação não podem ter gravilha;
    • Pagam-se os recursos indicados nos espaços pretendidos;
    • Alternativamente, pode comprar-se 1 carta de Locomotiva (pagando-se as barras de Aço correspondentes). No caso de já ter uma locomotiva, devolve-se a que se tem para se comprar a nova. A carta de locomotiva traz consigo cubos de carvão que ficam para o jogador. Se se devolve alguma, “carrega-se” com carvão do saco.
  • Ação F – Escritório:  Retirar uma das 3 cartas de Contrato (visíveis) e colocá-las visíveis na sua área de jogo;
  • Ação G – Avançar Fiscal:  Mover o Fiscal para a Estação seguinte (começa em Llanderis)

As fases do jogo

As próximas fases do jogo realizam-se e repetem-se até serem alcançadas as condições para o fim do jogo.

  • Colocar trabalhadores

Os jogadores com locomotivas que permitam recrutar o terceiro trabalhador (o que está no Pub), podem pagar 1 carvão para esse efeito. Esse trabalhador volta novamente para o Pub depois de ter sido usado durante a ronda.

Os jogadores alocam 1 trabalhador a uma das ações A-G, no sentido dos ponteiros do relógio. O trabalhador é alocado a um dos número das referidas ações, no caso da ação G, não há limite de trabalhadores, em todas as outras há limite de trabalhadores por ação.

Continua-se no sentido dos ponteiros do relógio até que todos os jogadores tenham colocado todos os seus trabalhadores.

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Image a_traveller

  • Resolver ações

As ações resolvem-se de A para G por ordem, e uma de cada vez.

Antes de resolver uma ação, todos os jogadores têm oportunidade de ativarem as suas cartas de ação (começando pelo jogador inicial e seguindo o sentido dos ponteiros do relógio). A carta de ação que se ativa deve ser correspondente à ação que se vai realizar (A a G).

As cartas de ação só podem ser usadas uma vez durante todo o jogo, e depois de usada é girada 90º.

Depois da possível ativação de cartas de ação, segue-se a execução da ação do tabuleiro (A a G) por ordem numérica (1, 2…). As ações podem ser condicionadas pelas cartas de ação jogadas previamente, por isso, é necessário seguir o texto da respetiva carta.

No fim de todas as ações (A-G) executadas, devolvem-se os trabalhadores extra (3º) ao Pub.

  • Atualizar Contratos

 Move-se a carta de contrato da posição 1 para o descarte e em seguida deslizam-se as das posições 2 e 3 para as posições 1 e 2 respetivamente. Na posição 3 coloca-se a carta do topo do baralho.

  • Atualizar Metereologia

Retira-se o disco da posição (!), deslizam-se os outros dois para a diagonal superior esquerda e coloca-se um novo disco na posição mais inferior, que entretanto ficou vazia. A cor desse disco é igual a do que estiver visível na carta do topo do baralho das cartas de contrato.

Entretanto, ajustam-se as escalas de Ritmo de trabalho em função da cor do disco que estiver na posição (!):

  • Amarelo: Escala Pá +2 / Escala Carril +1
  • Azul: Escala Pá -1 / Escala Carril -1
  • Cinza: Não se mudam as escalas mas nesta ronda é proíbo realizar a ação B e D
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Image C. Rexford

  • Atualizar Mercado de Matérias-Primas

Colocam-se os seguintes cubos no mercado (tirados do saco):

  • 6 / 9 / 12 / 12  a 2 / 3 / 4 / 5 jogadores, respetivamente;

Separam-se os cubos pelas respetivas cores. Se saírem cubos brancos colocam-se na casa de Evento livre mais à esquerda ou à direita de cubo branco que estiver já colocado na escala de Eventos.

Os Eventos possíveis são:

  • : Excavar o número de cartas de Carril ou Espaços de Excavação em cartas de Estação igual ao Ritmo de Trabalho da Escala de Pá;
  • Carril: Virar tantas cartas de Carril como o número da Escala do Ritmo de Trabalho de Carril. Todos os cubos de gravilha que se retirem nesta ação são colocados na reserva.
  • Edifício: Bloquear com um disco preto a primeira carta de estação com espaços não reclamados (por construir).
  • Locomotiva: Ninguém poderá fazer a Ação de Comprar carta de Locomotiva durante o tempo em que este Evento estiver ativo (podem ser várias rondas!)
  • Manutenção de locomotiva: Pagar uma barra de Aço para fazer a manutenção da sua carta de locomotiva ou devolvê-la à reserva (recarregando-a com carvão do saco).
  • Eventos 4, 7 e 10: Colocar os cubos brancos indicados no saco.

Se um jogador construir a última carta de Carril, o jogo termina no final dessa ronda. Se a última carta de Carril for construída através de um Evento, termina-se essa ronda e ainda se joga mais uma ronda.

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Image Daniel Braga

⇒ Fim do jogo

Após o final do jogo pontua-se da seguinte forma:

  • Pontos pelos cubos de propriedade em jogo;
  • Pontos pelos bónus de determinadas Cartas de Contrato (certas carta necessitam de cubos de gravilha ou de outro género para validarem a sua pontuação);
  • 9 pontos pela Locomotiva #4 (se detentor dela)
  • Pontos pela Estação onde o Fiscal tiver chegado

Avaliação:

Snowdonia é mais um jogo que não sendo muito “velho” também já não é um “jovem”.

Mas o que mais importa dizer sobre Snowdonia é que estamos perante um jogo com muitas ideias bem interessantes que resultam num belíssimo eurogame que, infelizmente, é difícil de encontrar.

Snowdonia coloca-nos no papel de trabalhadores que vão construir o caminho de ferro da montanha de Snowdon.

 O material do jogo é de boa qualidade, as ilustrações não são uma referência mas não envergonham ninguém. O que não me agradou nada mesmo foram as regras, achei-as omissas em algumas situações e depois, pude comprová-lo  quando verifiquei que há 4 páginas de tópicos sobre as regras do jogo no BGG… Enfim, é possível fazer melhor!

A jogabilidade é fluída e mais ou menos intuitiva, embora seja necessário recorrer às regras com alguma frequências nos primeiros jogos.

Snowdonia não é revolucionário mas dá prazer jogar. Sendo um euro game com boa fibra, dá aos jogadores uma boa dose de programação a longo prazo, mas a componente metereologica do jogo, trazem um pouco de incerteza a uma programação pura e dura.

Para mim foi uma belíssima redescoberta ao fim de mais de 3 anos de o ter jogado pela primeira vez. Comprovei que é bom e que vale a pena ter na ludoteca!

Ligações:

Site da Surprise Stare  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Philibert  AQUI

Surprise Stare shop AQUI

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