Kilt Castle

2016/12/08

kc_sint

Sinopse:

Em Kilt Castle os jogadores competem pela supremacia do tabuleiro de 5×5. Com a ajuda de cartas cor as cores dos jogadores, estes poderão iniciar construções ou elevar as já construídas nessas linhas/colunas a troco de pagamento. O vencedor será o jogador com mais dinheiro no final do jogo.

Como se joga:

⇒ Setup

No início do jogo cada jogador escolhe uma cor e recebe as 16 torres dessa cor mais 10 ducats (dinheiro).

Atenção: Numa partida com 2 jogadores cada jogador escolhe 2 cores e recebe as 32 torres dessas cores.

Ao lado tabuleiro forma-se o banco com as cartas de 30, 40 e 50 ducats e as moedas. Colocam-se também junto do banco as duas fichas de telhado multicolor.

Atenção: Numa partida com 3 jogadores retiram-se as 16 torres da cor que não for escolhida bem como todas as cartas que tenham essa cor representada.

No centro da mesa coloca-se o tabuleiro. Escolhem-se as cartas de uma cor, baralham-se e alocam-se à coluna onde estão desenhadas 4 cartas.

Atenção: Em partidas com 3 jogadores só se colocam 3 cartas e alocam-se na coluna onde estão desenhadas 3 cartas!

Depois de colocadas as cartas de uma cor, baralham-se todas as outras que têm 2 cores, e distirubuem-se aleatoriamente pelas restantes colunas (no sentido dos ponteiros do relógio), onde se vêem desenhadas 3, 2 e 1 cartas.

O jogador inicial será o jogador cuja cor seja igual à cor que estiver mais afastada do tabuleiro, na coluna onde se aloca apenas 1 carta. Esse jogador recebe o selo real (vermelho). A partir deste momento, a ordem de turno prossegue no sentido dos ponteiros do relógio.

pic3134238_lg

Desenvolvimento

Uma ronda de Kilt Castle consiste em duas fases:

  1. Fase de Movimentação de Carta
  2. Fase de Construção de Torre

Fase de Movimentação de Carta, o jogador que tiver o selo real escolhe uma carta (pode ser qualquer uma das cartas de uma determinada coluna de cartas), e move-a quantas casas desejar, no sentido dos ponteiros do relógio, em volta do tabuleiro. As regras para fazer essa movimentação são as seguintes:

  • A movimentação da carta é sempre no sentido dos ponteiros do relógio;
  • Quando a movimentação de uma carta cria uma nova coluna (ou seja, essa carta ficará sozinha junto ao tabuleiro), é necessário que nas colunas adjacentes (direita ou esquerda) haja pelo menos uma carta;
  • Uma coluna nunca pode ter mais de 4 cartas (3 cartas nas partidas com 3 jogadores);
  • Nunca podem existir mais que 5 colunas de cartas (4 colunas nas partidas com 3 jogadores)

Quando se movimenta uma carta com duas cores, é necessário girá-la para que a cor que estava inicialmente mais próxima do tabuleiro fique virada para fora na nova posição que vai ocupar.

kiltcastle

Image Reich der Spiele

Quando uma carta, ao ser movimentada, deixa um espaço vazio, despolota-se um Dia de Dividendos. O selo real é imediatamente virado ao contrário para assinalar que haverá distribuição de dividendos nesse turno.

Dia de dividendos

A distribuição de dividendos ocorre sempre após a fase de Construção de Torre (que será explicada de seguida).

O pagamento é feito pelo banco aos jogadores mediante as maiorias que consigam alcançar.

Os jogadores só recebem pela maior maioria que tiverem, ou seja, mesmo que tenham mais que uma área distinta de torres da sua cor, só recebem pela maior área.

A forma de determinar o valor da sua área é a seguinte:

  • As torres de uma cor que se encontrem adjacentes horizontal ou verticalmente formam uma área. Para esta área concorrem também as torres com telhado multicolor (que basicamente é de todos os jogadores). Uma torre isolada também é considerada como uma área de uma torre!
  • Ganha-se 1 ducat por cada torre, por cada símbolo de brasão dessa cor visível no topo das torres e por cada telhado dessa área;
  • Se um jogador não tiver nenhuma torre na sua cor visível no topo de uma torre e não houver pelo menos um telhado vísivel no tabuleiro, esse jogador não recebe ducats!

Atenção: Nas partidas com 2 jogadores, os dividendos são distribuídos pelas 4 cores, ou seja, cada jogador tem hipótese de receber dividendos pelas suas duas cores.

Fase de Construção de Torre, agora os jogadores cujas cores estejam representadas na carta movimentada irão construir (obrigatoriamente)! A construção é obrigatória, apenas se o jogador não tiver dinheiro para fazer uma construção é que fica dispensado de a fazer!

Se a carta movimentada for de apenas uma cor, é apenas o jogador dessa cor que constrói, se for uma carta de duas cores, constrói primeiro o jogador da cor mais próxima do tabuleiro e depois o da cor mais afasta.

Quando um jogador tem oportunidade de construir tem de o fazer na linha/coluna onde a carta com a sua cor foi colocada. Constrói-se sempre no primeiro espaço vazio a partir da margem do tabuleiro.

Em vez da construção num espaço livre, os jogadores podem  optar por aumentar uma torre que já esteja no tabuleiro. Nesse caso, o jogador pagará tantos ducats como o número de peças dessa torre. O pagamento é feito ao jogador que esteja no topo da respetiva torre.

Depois de construída, uma torre nunca mais pode ser retirada ou movida.

Sempre que no mesmo turno, dois jogadores construírem no mesmo espaço, o segundo jogador coloca uma ficha de telhado nessa torre.

kilt-castle

Image Brettspieleblog.ch

Usa-se sempre uma ficha de telhado da reserva, apenas se as duas fichas já estiverem em jogo é que se usa uma ficha de telhado já em jogo. O segundo jogador escolhe qual quer usar.

⇒ Fim do jogo

Assim que um jogador construa a sua última torre, não se joga mais nenhum turno.

A seguir procede-se da seguinte forma:

  • Se o último turno tiver desencadeado um Dia de dividendos este realiza-se;
  • Faz-se a remuneração de todos os jogadores que consiste no pagamento de 1 ducats por cada torre e por cada símbolo de brasão no topo das torres.

O vencedor será o jogador com mais ducads. No caso de empate, ganha o jogador que tenha construído mais torres.

Avaliação:

Kilt Castle é um jogo abstrato na sua essência com uma produção espetacular e ilustrações estilo cartoon com muito bom gosto. Talvez um pouco em excessivo para aquilo que é!

Estamos perante um jogo com muita intereção entre os jogadores, como não podia deixar de ser num jogo abstrato, difícil de dominiar nas primeiras partidas, mas que onde se nota a evolução à medida que o jogamos mais vezes.

O dinamismo das construções é bastante bem pensado, sendo mais profundo do que aquilo que parece à primeira vista, pois nem sempre, perder o controlo de uma torre é mau sinal.

Um bom cocktail de Burkhardt que a Zock produziu de forma magnífica.

Ligações:

Site da Zoch  AQUI

JogonaMesa  AQUI

Advertisements
2 comentários leave one →
  1. 2017/03/10 15:55

    Tenho bastante curiosidade em experimentar este 😀

    • abruk permalink*
      2017/03/10 17:46

      Efetivamente este jogo é um abstrato que tentou arranjar um tema. A produção da Zoch é excelente, o jogo também é muito bom, especialmente se aprecias o género. Terei todo o gosto em jogar contigo no RiaCON!