Jolly & Roger

2017/01/17
by

jer-sint

Sinopse:

Em Jolly & Roger os jogadores são piratas que procuram controlar 4 navios de forma a obter os pontos que eles valem no fim do jogo. Controlar um navio permite também amealhar pontos de vitória ao longo da partida. Ao fim de 8 rondas o jogador com mais pontos de vitória vence o jogo!

Como se joga:

⇒ Setup

No início do jogo cada jogador escolhe uma cor e recebe 4 meeples de capitão na sua cor e uma carta de arca do tesouro.

No centro da mesa colocam-se as 4 fichas de barco (verde, amarelo, azul e vermelho).

Baralham-se as cartas de pirata (em partidas introdutórias devem retirar-se as 7 cartas especiais) e forma-se um baralho com a face papagaio voltada para cima. Do topo desse baralho retiram-se as três primeiras cartas e colocam-se na caixa sem se ver o seu valor.

O jogador mais novo é o jogador inicial e recebe o marcador com a bandeira de pirata.

setupinicial_jandr

Desenvolvimento

Os jogadores alternam os turnos. Quando um jogador é o jogador inicial executa as seguintes ações:

  • Dividir

O jogador inicial bisca as 5 primeiras cartas do topo do baralho e separa-as em dois grupos à sua escolha.

  • Escolher

Depois de dividir o jogador inicial dá a oportunidade ao seu adversário de escolher um grupo ficando com o que sobrar.

pic3133287_md

  • Reforçar a tripulação ou embarcar tripulação

Começando pelo jogador que escolher primeiro, os jogadores vão colocar as suas cartas em jogo. Têm duas opções:

a) Reforçar a tripulação – o jogador aloca uma ou mais cartas de uma determinada cor, ao navio pirata respetivo. Depois de colocar uma carta o jogador verifica se tem o maior valor de tripulação alocado a esse navio, se assim for, poderá colocar um meeple da sua cor na ficha desse navio.

Quando um jogador coloca um pirata e consegue igual o valor da tripulação adversária, pode retirar o meeple do adversário e devolver-lho, nesse caso o navio fica sem capitão.

Um jogador poderá virar a carta de pirata para o lado de papagaio e alocá-la a qualquer navio, pois o papagaio funciona como joker.

b) Embarcar tripulação – quando o jogador já controla um navio, pode optar por colocar cartas da cor desse navio por baixo da sua arca de tesouro. Os piratas colocados por baixa da arca de tesouro não poderão ser mais retirados.

Depois de termina esta fase, termina a vez do jogador inicial que passa o marcador com a bandeira de pirata para o outro jogador.

Quando terminam as cartas, o jogo termina e contam-se os pontos de vitória amealhados durante o jogo e ainda o valor dos barcos que cada jogador tenha conseguido controlar.

Vence quem tiver mais pontos de vitória!

Avaliação:

Jolly & Roger é um pequeno jogo familiar para 2 jogadores com ilustrações muito pitorescas.

O jogo tem um mecanismo muito interessante de divisão das cartas, já usado em …aber bitte mit Sahne por exemplo. Sem grandes novidades do ponto de vista dos mecanismos este jogo serve o intento de dispor bem e jogar-se me pouco tempo, colocando os jogadores constantemente em situação de avaliação das variáveis o que o pode tornar um pouco susceptível ao AP.

Resumindo, Jolly & Roger é um jogo simples para dois jogadores bastante agradável.

Merece a pena experimentar!

Ligações:

Site da Abacusspiele  AQUI

JogonaMesa  AQUI

Advertisements
3 comentários leave one →
  1. 2017/03/10 15:48

    Parece-me semelhante a outros com este tipo de mecânica de combate a 2 jogadores, mas as criatividades são bonitas e tornam-no leve. Os barcos ao centro têm sempre aqueles pontos? Isto em termos de rejogabilidade e para perceber que existe essa limitação.

    • abruk permalink*
      2017/03/10 17:44

      Sim, os barcos ao centro têm sempre os mesmos pontos, esse é o aspeto tático do jogo, pois todos sabem qual o barco mais valioso no fim do jogo, e a forma como se repartem as cartas para o adversário escolher é fundamental. Terei todo o gosto em jogar contigo no RiaCON! 😉

      • 2017/03/10 18:44

        Fica combinado 😀