Zero

2017/02/01

sint-zero

Sinopse:

Zero é um jogo de cartas em que o objetivo é conseguir fazer sequências de cores de números iguais. Quem conseguir aproximar-se deste objetivo duplo, conseguirá ter menos pontos e assim vencer a ronda. Cada partida é composta por tantas rondas quanto o número de jogadores!

Como se joga:

⇒ Setup

Jogam-se tantas rondas como o número de jogadores.

Baralham-se todas as cartas e distribuem-se 9 cartas a cada jogador.

Das cartas restantes revelam-se 5 no centro da mesa. As cartas que não forem usadas são retiradas do jogo.

Desenvolvimento

No seu turno os jogadores têm duas opções:

  • ou trocam uma carta da mão com uma do centro; ou
  • passam

O jogo decorre até que a ação de Passar seja escolhida pela 2ª vez (pode ser pelo mesmo jogador que passou pela primeira vez ou não), a ronda termina. Em seguida, todos jogam mais um turno exceto o jogador que desencadeou a ação de passar pela 2ª vez.

zero_boite_2_72dpi

Há uma situação em que a ronda não termina desta forma, que é quando um jogador tem uma mão de ZERO.

Um ZERO revela-se imediatamente e dá a vitória a quem o tem. Para se ter um ZERO é preciso ter 5 cartas da mesma cor + 5 cartas com o mesmo número (um número é partilhado pelas duas séries!)

zero_cartes_2_1

Quando a ronda termina normalmente, contam-se os pontos da seguinte foram:

  • 5 cartas da mesma cor = 0 pontos
  • 5 cartas com o mesmo número = 0 pontos
  • Pelas cartas restantes, cada valor presente é contado uma única vez.

Princípio: Um, dois, três ou quatro 7’s valem 7 pontos, mas cinco, seis, sete e oito 7’s valem 0 pontos.

No fim de todas as rondas o vencedor é o jogador com menos pontos!

Avaliação:

Zero é um jogo muito simples de cartas, inserido na coleção Black Pocket da Asyncron (conforme Ghosts). Assim como os outros títulos da coleção, o jogo vem numa pequena caixa de cartão duro, de cor preta e de boa qualidade. Os componentes resumem-se às 56 cartas em 7 cores diferentes e numeradas de 1 a 8 em cada cor. As cartas são de boa qualidade.

As regras são muito simples e em pouquíssimo tempo é possível estar a jogar. É um jogo indicado sobretudo, como aperitivo para uma noite de jogos, pois demora pouco tempo e é muito entretido.

Há imensos jogos deste género e até melhores por isso recomendo apenas que o experimentem antes de o comprar.

Ligações:

Site da Asyncron  AQUI

Asyncron  AQUI