Blindes Huhn

2017/02/08

bh-sint

Sinopse:

Em Blindes Huhn cada jogador vai colecionar cartas de galinha em cores diferentes (5 ao todo). No fim do jogo, quem tiver mais cartas em cada cor ganha mais pontos por isso. Além disso, há ainda as cartas de milho e de galinhas cegas que podem dar pontos extra.

Como se joga:

⇒ Setup

Cada jogador recebe o seu deck inicial (com uma letra no verso). As cartas são colocadas com a face visível e organizadas por cores, umas sobre as outras, de maneira a se conseguir ver o seu valor (pena com número no canto superior esquerdo da carta).

Baralham-se as cartas de galinha e forma-se um baralho. Biscam-se 9 cartas do topo do baralho, sem se revelarem, e junta-se a estas a carta de fim de jogo “Spielende”. Baralham-se estas 10 cartas e colocam-se na base do baralho principal. Quando a carta “Spielende” é biscada por um jogador, o jogo termina imediatamente.

Escolhe-se um jogador aleatoriamente para ser o jogador inicial (leiloeiro).

Desenvolvimento

O jogo é jogado por rondas de leilão. Em cada ronda, um jogador assume o papel de leiloeiro. 

O leiloeiro começa por biscar as 3 cartas do topo do baralho principal e coloca-as a leilão. Ele é o único que sabe o valor das 3 cartas!

pic2638153_md

Image Beatrix Schilke

O papel de leiloeiro vai mudando de jogador para jogador ao longo de uma partida.

Uma ronda de leilão consiste nos seguintes passos:

  1. O leiloeiro oferece 3 cartas;
  2. Cada jogador licita;
  3. A maior licitação é paga;
  4. O vencedor do leilão recolhe as suas cartas.

→ 1. O leiloeiro vê as 3 cartas e coloca sobre a mesa 1 ou 2 com a face visível deixando as sobrantes com a face oculta.

→ 2. Começando pelo leiloeiro e seguindo nos sentidos dos ponteiros do relógio, todos os jogadores poderão licitar.

O primeiro é sempre o leiloeiro que é obrigado a licitar um valor. Em seguida, o jogador à esquerda do leiloeiro pode aumentar a licitação feita pelo leiloeiro ou passar. Todos os jogadores têm uma oportunidade de aumentar a licitação atual ou passar.

pic2462557_md

Image Stefan Risthaus

Quando se licita é necessário ter esse valor para pagar (valor inscrito nas penas do canto superior esquerdo das cartas de galinha).

Quando todos os jogadores tiverem tido uma oportunidade para licitar ou passar, a licitação termina e o jogador que ofereceu mais ganha a ronda de licitação.

→ 3.O jogador que vence a licitação paga ao leiloeiro com cartas de galinha da sua área de jogo. Se o jogador não tiver o valor exato para pagar, paga em excesso.

O leiloeiro coloca as cartas de pagamento na sua área de jogo, devidamente separadas por cores.

Se por engano, o jogador não tiver para pagar, a ronda de licitação é repetida.

Quando a única licitação é a do leiloeiro, este ganha a licitação. Nesta situação, o leiloeiro escolhe as cartas da sua área de jogo com que quer pagar, e colocas-as no centro da mesa. Cada jogador escolhe uma e coloca-a sua área de jogo, respeitando a ordem de turno, que se faz no sentido dos ponteiros do relógio, começando pelo jogador sentado à esquerda do leiloeiro. Se o número de cartas permitir chegar à vez do leiloeiro, a sua vez é passada à frente, para o jogador que estiver à sua esquerda escolher uma segunda carta.

pic2413489_md

Image Stefan Risthaus

→ 4. Só depois de serem pagas, é que as cartas ocultas se revelam, ficando-se só nessa altura a saber quais os valores e cor das cartas ocultas.

As cartas são colocadas na área de jogo do vencedor da licitação devidamente ordenadas por cores. Cartas de milho e de galinha cega são colocadas num monte de face oculta ao lado da área de jogo do jogador vencedor da licitação. Cada jogador pode consultar o seu monte de cartas ocultas a qualquer altura.

→ 5. Depois de ordenadas as cartas conquistas, o jogador assume o papel de leiloeiro e dá início a uma nova ronda de leilão: bisca as 3 cartas do topo do baralho principal e coloca-as a leilão, fazendo a primeira licitação (obrigatório).

⇒ Fim do jogo

O jogo termina quando um jogador, no papel de leiloeiro, bisca a carta de “Spielende”. O jogo termina imediatamente, e faz-se a contagem dos pontos da seguinte forma:

  1. Maioria por cores;
  2. Pontos das 3 melhores cores;
  3. Pontos secretos do milho e das galinhas cegas
pic2633253_md

Image Ostia Spiele

♦ 1. Os jogadores vão analisar cor a cor quem tem a maioria das cartas em cada uma delas.

O jogador que tiver a maioria numa cor ganha 8 pontos e o segundo ganha 4 pontos.

Se houver 2 jogadores empatados na maioria, cada um ganha 6 pontos; se houver 3 jogadores empatados na maioria, cada um ganha 4 pontos; se houver 4 ou 5 jogadores empatados na maioria, cada um ganha 3 pontos.  Em todos os casos  anteriores, não se atribuem pontos a mais nenhum jogador além dos atribuídos aos jogadores empatados!

Na eventualidade de haver empates para a segunda posição (quando há apenas um jogador com maioria!), os 4 pontos são divididos entre os empatados, e se necessário, arredondados para cima.

♦ 2. Aos pontos ganhos no ponto 1, adicionam-se agora os pontos conseguidos pela soma dos valores de cada uma das cartas das 3 melhores cores de cada jogador.

♦ 3. Finalmente, revelam-se as cartas de milho e de galinhas cegas. Cada carta de milho vale +2 pontos. Cada carta de galinha cega que se consiga emparelhar com uma carta de milho vale +3 pontos, enquanto que cada carta de galinha cega que não se consiga emparelhar com uma carta de milho vale -3 pontos.

Depois de contabilizados todos os valores, ganha o jogador com mais pontos!

Avaliação:

Blindes Huhn é um daqueles jogos surpreendentes, que o acaso encarregou de trazer para uma mesa perto de mim!

Para ser franco, quando olhei para a aparência da caixa e para a estética das ilustrações (Oh, e como sou picuinhas com as ilustrações!), não augurei nada de bom… Mas depois abri a caixa, li o pequeno folheto de regras, aproveitei a companhia, e dei de caras com um jogo de cartas que explora o mecanismo de leilão de forma simples mas tremendamente divertidas!

Não haja dúvidas que aqui não se vai encontrar um jogo com uma produção muito cuidada, como outros títulos já padronizaram, todavia o caso é mais sério, esconde-se, assim como a mecânica do jogo, na agradabilíssima experiência de ser jogado e nos por a jogar.

Blindes Huhn tem uma boa dose de bluff, tem leilão, tem cartas secretas e até tem variantes de jogo, promove a interação entre os jogadores como muitos não consegue, embora tentem, e fá-lo de uma forma divertida.

O jogo tem a duração certa e uma boa margem de progressão na sua aprendizagem. O preço é bem aceitável e só me resta recomendá-lo a todos os que desejam um jogo de leilões com bluff, divertido e em que os jogadores são frequentemente colocados no dilema de licitar ou passar!

Em suma, um pequeno grande jogo que merece ter o seu espaço, mesmo não sendo bonito!

Ligações:

Site da Ostia  AQUI

Spielmaterial AQUI

Amazon.de   AQUI