Skip to content

Sheep Sheep

2017/03/05

sint_2xsheep

Sinopse:

O objetivo de Sheep Sheep é fazer o máximo de pontos, alinhando pelo menos 3 ovelhas da mesma espécie no centro da mesa, tendo um tempo limite para o fazer.

Como se joga:

⇒ Setup

Separam-se as cartas de ovelhas fetiche (fundo branco com ilustração da ovelha) das restantes. Distribui-se uma a cada jogador aleatoriamente com o verso voltado para cima. Cada jogador terá agora uma ovelha fetiche que lhe dará mais pontos no fim do jogo. As cartas de ovelha fetiche que não forem atribuídas a ninguém voltam para a caixa.

Nas partidas a 2 jogadores retiram-se do baralho as cartas com o ícone +3. Baralham-se as cartas e forma-se uma pilha no centro da mesa.

Da pilha de cartas distribuem-se 4 a cada jogador, que cada um organiza à sua frente numa linha visível para todos os outros jogadores.

Em seguida retiram-se 9 cartas do topo da pilha para formar um quadrado de 3×3 no centro da mesa. O quadrado não pode ter 2 cartas da mesma cor adjacentes, sempre que isso aconteça, coloca-se uma nova carta e retira-se a que estava incorreta no funda da pilha. Não se precisa de observar esta regra nas linhas diagonais!

Desenvolvimento

Define-se que é o jogador inicial. O jogador à sua esquerda controla a ampulheta.

Quando o jogador decidir começar, vira-se a ampulheta e começa o seu turno.

No seu turno o jogador vai tentar fazer linhas e/ou colunas com ovelhas da mesma espécie. Para isso terá de trocar uma das suas cartas por uma das 9 cartas do centro da mesa. As linhas diagonais não são tidas em conta!

17097187_10155158656485555_8881781764267460381_o

Quando o tempo da ampulheta acaba termina o turno e verifica-se quantas ovelhas da mesma família o jogador conseguiu (podem ser de mais que uma família de ovelhas). Essas cartas são ganhas por ele e colocadas (sem serem viradas!) por baixo da sua carta de ovelha fetiche.

Em seguida, antes de iniciar o turno do jogador seguinte, no sentido dos ponteiros do relógio, preenchem-se os espaços deixados vagos pelas cartas ganhas pelo jogador anterior. Atenção à regra da repetição de cores na disposição da grelha central.

⇒ Fim do jogo

O jogo logo que não seja possível repor as 9 cartas do centro da mesa por não haver cartas suficientes na pilha.

Pontuação:

Revelam-se todas as cartas conquistadas ao longo da partida que estão por baixo da carta de ovelha fetiche e organizam-se por cores.

Revela-se a ovelha fetiche de cada jogador.

  • Cada carta vale 1 ponto.
  • Cada carta igual à carta da ovelha fetiche vale 2 pontos.

Em caso de empate ganha quem tiver mais ovelhas fetiche. Se ainda persistir o empate, ganha quem tiver mais cartas de uma família de ovelhas.

Avaliação:

O dia está de chuva, os miúdos estão impacientes e completamente em sobrecarga. E agora?

Ir buscar um jogo e ver se acalmam? Se tiverem o Sheep Sheep, seguramente que sim.

O jogo é muito divertido, simples, cheio de energia e muita ação. E os miúdos adoram-no sobretudo por isso!

O material não é nada de especial mas as ilustrações são engraçadíssimas. Não traz muito material e por isso a pequena caixa retangular é perfeita. Os 15€ que custa, embora um pouco acima do que devia, estão em linha com este género de jogo, e ainda mais se percebermos que se trata de uma simpática mas pequena editora belga, com uma pequena tiragem que encarece o produto final.

Por isso, se tiverem disponibilidade para jogar este pequeno Sheep Sheep não percam essa oportunidade e tirem as vossas conclusões!

 

Ligações:

Site da Azao Games  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Azao Shop → AQUI

 

Advertisements
2 comentários leave one →
  1. 2017/03/05 22:10

    Uma óptima review uma vez mais 😀
    Acho que é um óptimo jogo para as crianças.

    • abruk permalink*
      2017/03/05 22:12

      Sim, tenho experimentado com os meus alunos (a foto da review) e tem sido um sucesso, o que é difícil é controlar a vontade que todos têm de o jogar! 😀
      Obrigado pelo comentário Fábio.
      Abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: