Skip to content

Majesty

2017/12/20

Sint-Mjst

Sinopse:

Em Majesty os jogadores competem pela coroa procurando formar o reino mais próspero. Para alcançar esse objetivo os jogadores irão requisitar os serviços de diferentes cidadãos, que ajudarão com as suas especialidades. Mas atenção, pois todos os adversários terão a tentação de sonegar os cidadãos mais habilidosos e até de investir militarmente uns contra os outros…

Como se joga:

⇒ Setup

Cada jogador recebe 8 cartas de reino e coloca-as em linha à sua frente (1 a 8) com a face A ou B virada para cima.

No centro da mesa colocam-se as cartas de cidadão (dorso verde e vermelho) num monte:

  • As cartas de dorso vermelho colocam-se na base do monte e por cima as cartas com dorso verde.
  • Colocam-se apenas algumas cartas de dorso verde em função do número de jogadores: 2 jogadores – 6 cartas / 3 jogadores – 14 cartas / 4 jogadores – 26 cartas.
  • As cartas de dorso verde não usadas são colocadas na caixa.
  • Do topo do monte retiram-se 6 cartas e forma-se uma linha de cartas ao lado do baralho. A carta mais à esquerda dessa linha de cartas é considerada a primeira da linha e a mais à direita a sexta.

Baralham-se tantas cartas de trabalhador (com espaço para 5 meeples) como o número de jogadores e garantindo que a carta com o cavaleiro está presente. Distribui-se uma a cada jogador. Quem tiver a carta com o cavaleiro será o jogador inicial.

No centro da mesa colocam-se os meeples e o dinheiro/pontos (discos). Cada jogador preenche a sua carta de trabalhador com 5 meeples do centro da mesa.

⇒ Desenvolvimento

O jogo dura 12 rondas (até que todos tenham 12 cartas no seu reino). Joga-se por ordem de turno no sentido dos ponteiros do relógio.

No seu turno o jogador realiza as seguintes ações:

  1. Tirar uma carta e colocá-la no seu reino;
  2. Resolver as habilidades desse cidadão, incluindo habilidades especiais (tabuletas)

24910108_10156041195345555_1426820744236462958_n

1. Tirar uma carta e colocá-la no seu reino

O jogador retira a carta que quiser da linha de 6 cartas disponíveis, se for a primeira (mais à esquerda) não paga nada por ela, se for a segunda, tem de colocar um dos seus meeples sobre a primeira; se for a terceira tem de colocar um dos seus meeples na primeira e outro na segunda; e assim sucessivamente para a quarta, quinta ou sexta.

Depois de escolher uma carta, o jogador coloca-a na localização respetiva do seu reino. Se a carta tiver meeple/s em cima, o jogador usa-o/s para completar os espaços vazios na sua carta de trabalhador, porém se já não tiver espaço, coloca-o/s junto à carta de trabalhador e antes de passar o turno devolve-o/s à reserva a troco de 1 ficha de 1 ponto por cada meeple devolvido.

24796457_10156041195500555_1720082298262353894_n

2. Resolver as habilidades desse cidadão, incluindo habilidades especiais (tabuletas)

Há 7 locais possíveis no reino de cada jogador. Cada localização tem duas faces possíveis a A e a B. As localizações da face A são as seguintes:

  1. Moinho (Mühle / Mill) – esta é a primeira localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de cevada (Moleira). Nesta localização ganha-se 2 pontos por cada carta de cevada (Moleira) presente.
  2. Cervejaria (Brauerei / Brewery) – esta é a segunda localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de barril (Cervejeiro). Nesta localização ganha-se 2 pontos mais 1 meeple por cada carta de barril (cervejeiro) presente. Depois todos os jogadores (incluindo o jogador ativo) podem ganhar 2 pontos se tiverem pelo menos uma carta de cevada (moleira) no seu reino.
  3. Casebre (Hexenhaus / Cottage) – esta é a terceira localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de poção (Bruxa). Primeiro executa-se a habilidade especial desta localização (tabuleta) que é retirar uma carta da Enfermaria (oitava carta do reino) e colocá-la novamente na sua respetiva posição sem executar a sua habilidade. Em seguida ganha-se 2 pontos por cada carta de cevada (Moleira) e/ou barril (Cervejeiro) e/ou poção (Bruxa) presente no seu reino. Por exemplo, um jogador com uma carta de cada tipo mencionado ganha 6 pontos.
  4. Torre Vigia (Wachturm / Guardhouse) – esta é a quarta localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de escudo (Guarda). Nesta localização ganha-se 2 pontos por cada carta de escudo (Guarda) e/ou espada (Cavaleiro) e/ou talheres (Taberneiro) presente no seu reino.
  5. Caserna (Kaserne / Barracks) – esta é a quinta localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de espada (cavaleiro). Primeiro executa-se a habilidade especial desta localização (tabuleta) que é comparar o número de cartas de guarda de todos os adversários com o número de cartas de cavaleiro que o jogador ativo tem. Todos os jogadores que tiverem menos cartas de guarda que o número de cartas de cavaleiro do jogador ativo, têm de colocar a sua carta de cidadão, que esteja mais à esquerda no seu reino, na Enfermaria, virada com o verde/vermelho virado para cima. Em seguida ganham-se 3 pontos por cada carta de Cavaleiro presente no seu reino.
  6. Taberna (Taverne / Inn) – esta é a sexta localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de talheres (taberneiro). Nesta localização ganha-se 4 pontos por cada carta de talheres (taberneiro) presente. Depois todos os jogadores (incluindo o jogador ativo) podem ganhar 3 pontos se tiverem pelo menos uma carta de barril (cervejeiro) no seu reino.
  7. Castelo (Schloss / Castle) – esta é a sétima localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de chave (nobre). Nesta localização ganha-se 5 pontos mais 1 meeple por cada carta de chave (nobre) presente.
  8. Enfermaria (Lazarett / Infirmary) – esta é a oitava localização e aqui colocam-se as cartas “feridas” pela ação dos cavaleiros adversários viradas com a dorso verde/vermelho para cima. No fim do jogo cada carta que ali estiver vale -1 ponto.

24796244_10156041195865555_7466988395888927792_n

As localizações da face B são as seguintes:

  1. Moinho (Mühle / Mill) – esta é a primeira localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de cevada (moleira). Nesta localização ganha-se 2 pontos por cada carta de moleira presente. Depois todos os jogadores (incluindo o jogador ativo) podem ganhar 3 pontos se tiverem pelo menos uma carta de poção (bruxa) no seu reino.
  2. Cervejaria (Brauerei / Brewery) – esta é a segunda localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de barril (cervejeiro). Nesta localização ganha-se 1 meeple por cada carta de cevada (moleira) e/ou barril (cervejeiro) presente. Depois todos os jogadores (incluindo o jogador ativo) podem ganhar 10 pontos se tiverem pelo menos uma carta de talheres (taberneiro) e uma carta de chave (nobre) no seu reino.
  3. Casebre (Hexenhaus / Cottage) – esta é a terceira localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de poção (bruxa). Primeiro executa-se a habilidade especial desta localização (tabuleta) que é retirar uma carta da Enfermaria (oitava carta do reino) e colocá-la novamente na sua respetiva posição sem executar a sua habilidade. Em seguida ganha-se 3 pontos por cada carta de poção (Bruxa) presente no seu reino.
  4. Torre Vigia (Wachturm / Guardhouse) – esta é a quarta localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de escudo (Guarda). Nesta localização ganha-se 2 pontos por cada carta de barril (Cervejeiro) e/ou poção (Bruxa) e/ou escudo (Guarda) presente no seu reino. Depois todos os jogadores (incluindo o jogador ativo) podem ganhar 3 pontos se tiverem pelo menos uma carta de talheres (Taberneiro) no seu reino.
  5. Caserna (Kaserne / Barracks) – esta é a quinta localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de espada (cavaleiro). Primeiro executa-se a habilidade especial desta localização (tabuleta) que é comparar o número de cartas de guarda de todos os adversários com o número de cartas de cavaleiro que o jogador ativo tem. Todos os jogadores que tiverem menos cartas de guarda que o número de cartas de cavaleiro do jogador ativo, têm de colocar a sua carta de cidadão, que esteja mais à esquerda no seu reino, na Enfermaria, virada com o verde/vermelho virado para cima. Em seguida ganham-se 3 pontos por cada carta de espada (Cavaleiro) e/ou talheres (Taberneiro) e/ou chave (Nobre) presente no seu reino.
  6. Taberna (Taverne / Inn) – esta é a sexta localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de talheres (taberneiro). Nesta localização o jogador conta o número de cartas onde tenha mais cartas alocadas no seu reino e multiplica esse número por 2. Cada carta de taberneiro valerá esses pontos. Por exemplo um jogador que tenha 4 cartas alocadas no Moinho (localização onde tem mais cartas), fará 4×2=8 pontos por cada carta de taberneiro, se tiver duas cartas de taberneiro ganhará 8 pontos por cada uma delas, portanto 16 pontos.
  7. Castelo (Schloss / Castle) – esta é a sétima localização e aqui alocam-se todas as cartas com símbolo de chave (nobre). Primeiro os jogadores podem trocar até 5 vezes 1 ponto por 1 meeple ou vice-versa. Depois ganha-se 4 pontos por cada carta de chave (nobre) e/ou serpente (Enfermeira) presente no seu reino.
  8. Enfermaria (Lazarett / Infirmary) – esta é a oitava localização e aqui colocam-se as cartas “feridas” pela ação dos cavaleiros adversários viradas com a dorso verde/vermelho para cima. No fim do jogo cada carta que ali estiver vale -2 pontos.

Antes de terminar o seu turno, o jogador ativo ajusta a linha de cartas de forma a colocar mais uma carta, na sexta posição (junto ao baralho). Todos os trabalhadores que o jogador tenha conquistado e que estejam ao lado da sua carta de trabalhador, são colocados na reserva a troco de uma ficha de 1 ponto por cada meeple devolvido.

O jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio.

24774866_10156041195585555_7874867956533265818_n

⇒ Fim do jogo 

Quando todos os jogadores tiverem 12 cartas o jogo termina e faz-se a pontuação final:

  1. Enfermaria: Por cada cidadão na enfermaria o jogador perde 1 ponto (2 pontos se estiver a jogador com a face B). Em seguida retiram-se essas cartas do jogo.
  2. Variedade: Contam-se todas as localizações do reino onde exista pelo menos 1 carta alocada (7 no máximo), esse número é multiplicado por si mesmo e ganham-se esses pontos.
  3. Maioria: Em cada uma das 7 localizações verifica-se quem tem a maioria (entre todos os jogadores) e ganha-se os pontos respetivos dessa localização (valor no canto inferior direito da carta). Em caso de empate, todos os empatados ganham os pontos da carta.

Depois de somados os pontos positivos e retirados os negativos, comparam-se as pontuações e ganham quem tiver mais pontos!

Avaliação:

Majesty tem aquilo a que posso designar de grande eficácia lúdica: tempo curto para setup e explicação; ações curtas e simples que permitem uma fluidez incrível; material de excelente qualidade, em particular os discos de pontos, a lembrar os discos de poker (à semelhança de Splendor do mesmo autor).

A rejogabilidade é excelente, a variante da face B das cartas de reino, dá-lhe uma variabilidade incrível a cada nova partida. Um sucesso dentro dos euros familiares, capaz de congregar à mesa jogadores mais casuais com jogadores regulares. A sorte tem alguma influência nas partidas, mas não é um aspeto desestabilizador.

Majesty é um jogo de colocação de cartas, familiar, com regras muito fáceis, não sendo preciso passar muito tempo à procura das regras. Aliás, o livro de regras está muito bem escrito e ilustrado, fator que nos facilita imenso o primeiro contacto com as regras. As possibilidades de planificar um caminho estratégico são variadas e mais ou menos controláveis.

Destaque final para a caixa e para a perceção que os encaixes interiores foram feito a contar com expansões! Venham elas!

Um jogo simples, bonito, acessível e que ninguém deveria deixar de experimentar pois criar vício!

Ligações:

Site da Hans im Glück → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Resumo em português  AQUI

Comprar:

JogoEu Store  AQUI

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. 2017/12/20 15:22

    Boa review 😀

    • abruk permalink*
      2017/12/20 15:23

      Obrigado Fábio. Já experimentaste este?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: